Ligação à terra?

Savage

Power Member
Boas a todos.
Tenho aqui um pequeno problema... Tenho uma tomada com ligação à terra, mas desconfio que a ligação deve estar mal feita (ou interrompida algures), porque tenho um aparelho lá ligado que por vezes dá choque!!!8o
A minha questão é: Há alguma maneira (simples de preferência) de verificar se a ligação à terra da dita tomada está mesmo a ligar à terra?:(

Obrigado.:)
 
Existem várias maneiras: a melhor: se tiveres um multimetro mede a voltagem entre a fase e o perno de terra, se la aparecer 220/230 entao tens terra senao nepia n tens terra, outro metodo: mas este depende do diferencial que tens em casa: faz um curto-circuito entre o perno de terra e o borne de neutro, se disparar o diferencial tens terra senao disparar podes n ter terra como podes ter o diferencial lixado.
Mas o melhor: chama o electricista e ele que faça o teste com o aparelho de resistencia de isolamento, este n falha.
 
Obrigado pela resposta!
Eu tenho um multimetro, (este)->
Mas sou um bocado noob nestas cenas...
Para começar podias dizer em que posição é que tenho que por o botão do multimetro?
E em quais dos 3 pernes é que ligo os 2 fios para efectuar a medição?
mede a voltagem entre a fase e o perno de terra
Ou seja, enfiar um dos fios do multimetro dentro do buraco da tomada, e encostar o outro no perne da terra?É isso?
Já agora, há maneira de com o multimetro mediar a "intensidade" da descarga que o aparelho dá?
A descarga é fraquinha (sente-se só um formigueiro quando lá se encosta a mão). O aparelho em questão é a unidade externa de um ar-condicionado.

Muito obrigado pela ajuda.:)
 
Mete os 600V~ rodas uma posição para a direita, e meteres um no buraco da fase e o outro no gancho da terra
senão souberes qual é experimentas nos2 : um vai dar zero e o outro tem de dar 230V, se derem os 2 0V bye bye ligação à terra

Metes o borne preto na ficha COM e o outro no borne V/ohm/mA
o da esquerda só serve mede correntes superiores a 200mA, nunca meças uma tensão com o borne da esquerda senão fazes curto e estragas o mutli (provavelmente)

Penso que esse multimetro não dê para correntes alternadas


Cumprimentos
 
Última edição:
Obrigado pelas dicas.:)
Já agora:
Penso que esse multimetro não dê para correntes alternadas
Quer isso dizer exactamente o que? Que o Multimetro pode queimar quando eu o enfiar na tomada?
Não se vê muito bem na foto, mas do lado esquerdo tenho um "V" com um ~ por baixo de - . Será isso?:Sad_anim:
Sorry, mas sou mesmo noob...:sad:

Edit: Já agora aproveito para dizer que dado o meu grau elevado de noobice na matéria, não é minha intenção brincar com isto. Só quero saber se o problema é na tomada (para chamar um electricista) ou se é do AC (para chamar o indíviduo que o montou... Ou outro qualquer caso ele já não esteja em actividade).

Obrigado.
 
Última edição:
Corrente da tomada é alternada, (simbolo ~) o que não me parece que a possas medir porque a divisória das correntes, a verde com o A só tem la __ /... ou seja só mede pulsos e corrente contínua

sim de facto no borne tens lá 600V ~/__ , daí se conclui que esse borne mede tensões até 600V contínuos ou alternos e em baixo correntes até 200mA (contínuas)


Espremendo isto tudo: correntes da tomada esquece...


Cumprimentos
 
Jorge Candeias disse:
Corrente da tomada é alternada, (simbolo ~) o que não me parece que a possas medir porque a divisória das correntes, a verde com o A só tem la __ /... ou seja só mede pulsos e corrente contínua

sim de facto no borne tens lá 600V ~/__ , daí se conclui que esse borne mede tensões até 600V contínuos ou alternos e em baixo correntes até 200mA (contínuas)


Espremendo isto tudo: correntes da tomada esquece...


Cumprimentos
Então, o que é que me pode acontecer se enfiar o multimetro na tomada?
Fico lá agarrado?
Fico sem multimetro?
Ou simplesmente não acontece nada, e não obtenho valor nenhum?
Desculpa lá ser chato.:sad:
Muito obrigado.:)
 
Ja viste todas as extensoes ate ao aparelho tem os pernos que fazem ligaçao a terra?
Nao faças como eu que liguei uma tripla sem terra, e o Computador parecia a maquina de choques....
Faz uma coisa, um bocado arcaica, liga a estrutura metalica, desse aparelho a um cabo de cobre comprido, e depois a outra ponta, espeta na terra. Se nao continuar a dar choques, é porque a ligaçao a terra, nao ta bem feita.
 
A ti não acontece nada, ao multimetro depende...
Metes isso nos 600V~, borne preto no COM, vermelho no da direita, encostas um deles na terra e enfias o outro num buraco qualquer:

agora ou aparece 0V ou aparece 230V
tiras o borne do buraco e metes no outro e dixas o outro borne encostado à terra

Se antes mediste 230 e agora 0 tá OK
0 antes ... 230 agora tb tá OK
230 antes ... 230 agora acho que é impossivel
0 antes ... 0 agora -> não tens terra

sabes a diferença entre tensão e corrente?


Cumprimentos
 
Jorge Candeias disse:
sabes a diferença entre tensão e corrente?
Sinceramente não.:sad:
Mas acho que também não preciso.

Jorge Candeias disse:
Metes isso nos 600V~, borne preto no COM, vermelho no da direita, encostas um deles na terra e enfias o outro num buraco qualquer:

agora ou aparece 0V ou aparece 230V
tiras o borne do buraco e metes no outro e dixas o outro borne encostado à terra

Se antes mediste 230 e agora 0 tá OK
0 antes ... 230 agora tb tá OK
230 antes ... 230 agora acho que é impossivel
0 antes ... 0 agora -> não tens terra
Isto é tudo o que preciso de saber!:)
Muito obrigado!

@ Gonç@lo: Eu moro no ultimo andar de um prédio, ia ser dificil depois espetar isso na terra para ver se funciona, e o aparelho está a ligar directamente na tomada, não tem extensões. Mas obrigado na mesma pela dica.:)
 
Última edição:
Savage disse:
Sinceramente não.:sad:
Mas acho que também não preciso.

Sabias que a diferença de potencial (voltagem) se mede em paralelo e a intensidade da corrente (ou amperagem) se mede em série?

Diferença de potencial - variação do potencial eléctrico entre dois pontos.

Intensidade - têm a ver com o número de cargas (electrões) que passam por unidade de tempo.

O que aconteceria se colocasses o multímetro em série na tomada? Bem, fazias curto-circuito na mesma! Não ficas agarrado porque o material do multímetro tem uma grande resistência, e o multímetro deve queimar antes e ganhar resistência. Mas o disjuntor deve saltar :p
 
Já agora, para não abrir outra thread, gostaria de saber que soluções podem ser adoptadas para instalar a linha terra numa instalação electrica de um apartamento (mto antigo) que não a tem?

Precisava de por um PC a bulir 24/7h num apartamento antigo e verifiquei que não tem linha terra na instalação...como faço?

Thanx pela ajuda

P.S.- isto poderá ser uma solução?

Gonç@lo disse:
Faz uma coisa, um bocado arcaica, liga a estrutura metalica, desse aparelho a um cabo de cobre comprido, e depois a outra ponta, espeta na terra. Se nao continuar a dar choques, é porque a ligaçao a terra
 
Última edição:
Pseudo disse:
Já agora, para não abrir outra thread, gostaria de saber que soluções podem ser adoptadas para instalar a linha terra numa instalação electrica de um apartamento (mto antigo) que não a tem?

Procurei no Google "improvisar ligação terra", e veio isto:

http://paginas.terra.com.br/arte/sarmentocampos/Artigo_Martim.htm

Onde pode ler-se:

g) Terra é uma ligação com o solo através de uma haste ou algo como encanamento de material condutor de eletricidade e estes devem estar numa altura abaixo da altura da antena. Também podemos improvisar um terra com um fio, chapa ou outro corpo desde que esteja sempre abaixo da antena (chamado plano terra ou terra artificial).

Ou seja arranjas uma chapa de metal e arranjas fio de cobre, ligas os fios de cobre a essa chapa, que deve estar debaixo da terra(? este ponto também não percebo),. Falta saber se a casa tem jardim :p
 
Se for so para um pc e tiveres possibilidade espeta um pequeno ferro na terra e liga-o á tomada chega perfeitamente para fazer a descarga, se for num apartamento e n tiveres possibilidade de ir á terra existem uns truques para fazer terra, um muito bom é apanhares um pilar da estrutura do predio escavares um pouco nele ate encontrares o metal do dito pilar e liga-lo á tomada, ficas com uma terra impecavel.
 
WindWalker disse:
Sabias que a diferença de potencial (voltagem) se mede em paralelo e a intensidade da corrente (ou amperagem) se mede em série?

Diferença de potencial - variação do potencial eléctrico entre dois pontos.

Intensidade - têm a ver com o número de cargas (electrões) que passam por unidade de tempo.

O que aconteceria se colocasses o multímetro em série na tomada? Bem, fazias curto-circuito na mesma! Não ficas agarrado porque o material do multímetro tem uma grande resistência, e o multímetro deve queimar antes e ganhar resistência. Mas o disjuntor deve saltar :p

Não, não sabia.:(
Já agora, como é que se liga o multimetro em série na tomada? Metendo os 2 fios do multimetro nos dois buracos da tomada? Só uma curiosidade, para ter a certeza que nunca o faço!:x2:
Obrigado!:)
 
bandalho_zune disse:
Se for so para um pc e tiveres possibilidade espeta um pequeno ferro na terra e liga-o á tomada chega perfeitamente para fazer a descarga, se for num apartamento e n tiveres possibilidade de ir á terra existem uns truques para fazer terra, um muito bom é apanhares um pilar da estrutura do predio escavares um pouco nele ate encontrares o metal do dito pilar e liga-lo á tomada, ficas com uma terra impecavel.

Já desconfiave que isto ia acabar por vir alguém falar em ligar aos ferros de um pilar... Ok, fica aqui umas dicas:
Sabem que quando "escavam" um pilar estão a retirar resistência à estrutura?
Sabem que o aço do pilar à vista enferruja, e consequentemente aumenta de volume "lascando" mais e máis betão do pilar?
Sabem que passar correntes electricas por pilares também diminui a resistência do pilar?

Pois é... Qualquer dia ainda acontece qualquer coisa e depois a culpa é do gajo que projectou o edifício... :)

Agora a sério, pode haver muitas soluções, mas essa não... A melhor é mesmo meteres um fio de cobre do perno da tomada até a um ferro ou chapa enterrada.
 
Já agora: quando mede a tensão na tomada estás a fazê-lo em paralelo e em circuito aberto, por isso NÃO PASSA CORRENTE NENHUMA pelo multímetro enquanto medes os 230V

Savage disse:
Já agora, como é que se liga o multimetro em série na tomada? Metendo os 2 fios do multimetro nos dois buracos da tomada? Só uma curiosidade, para ter a certeza que nunca o faço!:x2:
Obrigado!:)

Desde que não esteja posto para a intensidade (letra A) de certeza que não tens problemas

O ~ significa corrente alternada e o outro símbolo (traço contínuo e tracejado por baixo) significa corrente contínua.

O teu não mede intensidades de correntes alternadas (A~), mas posto para medir intensidade da corrente contínua e ligando-o à tomada é bem capaz de fazer o curto-circuito.
 
Última edição:
ec99031 disse:
Já desconfiave que isto ia acabar por vir alguém falar em ligar aos ferros de um pilar... Ok, fica aqui umas dicas:
Sabem que quando "escavam" um pilar estão a retirar resistência à estrutura?
Sabem que o aço do pilar à vista enferruja, e consequentemente aumenta de volume "lascando" mais e máis betão do pilar?
Sabem que passar correntes electricas por pilares também diminui a resistência do pilar?

Pois é... Qualquer dia ainda acontece qualquer coisa e depois a culpa é do gajo que projectou o edifício... :)

Agora a sério, pode haver muitas soluções, mas essa não... A melhor é mesmo meteres um fio de cobre do perno da tomada até a um ferro ou chapa enterrada.

Eu não estou a dizer para partir o pilar todo, apenas o necessario para ligar o fio e quanto ao resto deixa que te diga é um procedimento aconselhado por engenheiros da DGE principalmente para telecomunicações (ITED), e se leres o novo regulamento prevê este tipo de ligações.
 
Back
Topo