Ligação automática à rede e-U por 802.1x

jpps007

Power Member
Sempre que me quero ligar à e-U no meu MacBook liga-se por defeito a uma rede que não é a e-U. Sempre que ligo o portátil tenho de ir escolher a rede e-U ao utilitário de rede e aceitar sempre o certificado (que é irritante). Não existe modo de acelerar o processo? Por exemplo, no windows desde que a rede e-U esteja definida em 1º lugar liga-se automaticamente a ela. No linux tb facilmente se faz isso com wpasupplicant ou xsupplicant.
Será que com o automator se consegue simplificar o processo?
 
Existe, mas estás com azar que agora não posso explicar, pois vou sair de casa.
Mas fica já aqui a promessa que se não chegar a tempo de escrever hoje à noite, amanha antes do meio dia terás a tua resposta.
A não ser que alguém responda por mim primeiro :D
 
Para pores o certificado automaticamente a aceitar, tens de ir ao Keychain, depois ao X509Anchors e ao certificado do Instituto Superior Técnico. Clicas nele, e depois clicas no simbolo de info ("i"), no fundo da janela e abre-te outra.

Clica na seta que diz details pa fechar essa parte e ficas a ver as Trust Settings que deves por algo assim:
screenshot_34.jpg


O resto não sei, às vezes o portátil liga-se logo ao e-U, outras vezes tenho de ir ao Internet Connect.
 
Eu já tinha feito mais ou menos isso. No entanto resolvi colocar as autorizações como explicas-te, mas não deu resultado. Temo que o seja pelo facto de o certificado ser inválido (http://web.mac.com/jpaulo007/iWeb/Site/Library.html).
Mesmo assim não percebo segundo o que li no help o OSX utiliza um conjunto de políticas para validar os diferentes certificados: o X.509, SSL, S/MiME, etc dependendo do tipo de serviço e nós podemos alterar a politica que gere essa validação: para System Policy, Ask Permission, Never Trust e Always Trust. Parece-me que ao colocar Always trust que ele deveria confiar sempre e não se basear nessa politica para verificar se o certificado é válido ou não. Isto quereria dizer que se eu coloca-se Always Trust no "When using this certificate" ele iria confiar sempre nesse certifico independentemente do serviço para o qual ele fosse usado.
Já apagei a keychain login e criei uma nova com o mesmo nome com um nome diferente com as alterações que explicas-te e até agora nada.
Outra coisa engrançada é que habilitei uma vez a autenticação no login e agora tenho-a desabilitada e continua a pedir autenticação ver a 2ª imagem (http://web.mac.com/jpaulo007/iWeb/Site/Library.html).
 
Última edição:
Bem, estou atrasado mas estou aqui :-D
Eu utilizo a ligação 802.1X . Para isto basta abrir o internet connect e excolher "New 802.1X Connection", ao fazeres isto vai aparecer um simbolo igual ao da VPN, depois nas configurações basta colocares as configurções do teu acesso.
Se precisares mais de alguma coisa diz que eu meto imagens.
 
Isso já eu tenho feito. No teu caso qd logas no OSX ele liga-se automaticamente à rede e-U? O certificado da tua universidade/instituto é válido?
 
Eu já tinha feito mais ou menos isso. No entanto resolvi colocar as autorizações como explicas-te, mas não deu resultado. Temo que o seja pelo facto de o certificado ser inválido (http://web.mac.com/jpaulo007/iWeb/Site/Library.html).
Mesmo assim não percebo segundo o que li no help o OSX utiliza um conjunto de políticas para validar os diferentes certificados: o X.509, SSL, S/MiME, etc dependendo do tipo de serviço e nós podemos alterar a politica que gere essa validação: para System Policy, Ask Permission, Never Trust e Always Trust. Parece-me que ao colocar Always trust que ele deveria confiar sempre e não se basear nessa politica para verificar se o certificado é válido ou não. Isto quereria dizer que se eu coloca-se Always Trust no "When using this certificate" ele iria confiar sempre nesse certifico independentemente do serviço para o qual ele fosse usado.
Já apagei a keychain login e criei uma nova com o mesmo nome com um nome diferente com as alterações que explicas-te e até agora nada.
Outra coisa engrançada é que habilitei uma vez a autenticação no login e agora tenho-a desabilitada e continua a pedir autenticação ver a 2ª imagem (http://web.mac.com/jpaulo007/iWeb/Site/Library.html).
Não é nesse sítio. Vai ao spotlight e escreve Keychain e abre o primeiro k aparecer (com o simbolo dum chaveiro).

Aí é que mudas.

Mas isso cheira-me que é do certficado ter expirado, tenta ir ao site da faculdade e ver se não há um novo.

O do IST tá valido até 2012 :D
 
Sempre que me quero ligar à e-U no meu MacBook liga-se por defeito a uma rede que não é a e-U. Sempre que ligo o portátil tenho de ir escolher a rede e-U ao utilitário de rede e aceitar sempre o certificado (que é irritante). Não existe modo de acelerar o processo? Por exemplo, no windows desde que a rede e-U esteja definida em 1º lugar liga-se automaticamente a ela. No linux tb facilmente se faz isso com wpasupplicant ou xsupplicant.
Será que com o automator se consegue simplificar o processo?

Já experimentaste ir aqui e seleccionar "Join Prefered Networks"?
Depois é só clickar no + e adicionares a Rede que queres.
 
Bingo!! Problema quase resolvido, por uma instituição já faz o login automático, na outra ainda estou com problemas, mas devesse ao facto de ter Root CA já fora de validade...
Obrigado pela ajuda a todos. :-)

E sobre o meu 2º problema? Nem acredito que esteja a perguntar sobre uma coisa que à partida será mais que trivial mas é que até agora ainda descobri a solução. (Outra coisa engrançada é que habilitei uma vez a autenticação no login e agora tenho-a desabilitada e continua a pedir autenticação ver a 2ª imagem (http://web.mac.com/jpaulo007/iWeb/Site/Library.html).)

Cumprimentos a todos
 
Última edição:
Eu só fiz isso, o certificado já o tinha instalado desde o tempo em que fazia a ligação manual, já não me lembro o que fiz. Mas comigo está a funcionar fixe, basta chegar e ligar o portátil que fico logo ligado.
 
Back
Topo