Ligação de fan.

goaman

Power Member
Boas.

É o seguinte então. Tenho um P4 a 3.2, board asus... e ultimamente as ventoinhas desta tralha toda começaram a fazer um barulho irritante... o serem de origem, e ja terem mais de 2 anos, fez com que passasse numa loja aqui ao pé e comprasse um Zalman (7500-cu) para o CPU, e uma Atic fan 8 para o chassi. Segundo o funcionário, iria notar diferenças tremendas em termos de ruido e de temperaturas.

Fui para casa e meti mão á obra. O meu conhecimento em termos de hardware é extremamente basico, mas la consegui montar o cooler no CPU e a fan no chassi.

O problema começou então nas ligações, e perdoem-me se não utilizar os nomes correctos a partir daqui.

A fan do chassi antiga, estava ligada a board numa ligação com 3 espigões. A do CPU estava numa ligação ao lado da anterior, mas com 4 espigões. Aconteçe que a Zalman, vem com uma ligação de 3 espigões... sobrou a fan do chassi de 3 tambem... que não posso ligar ao de 4 da board.

Arranquei o PC e deu um erro de CPU fan... fiz F1 e la deu. Tudo bacano... regulação de ventoinha bacana... etc.

Precisava agora de saber onde posso ligar a fan do chassi, uma vez que não encontro mais nenhuma ligação disponivel (nem na fonte)...

Cada vez que ligo o pc... da sempre o tal erro de cpu fan... ja andei pela bios... mas nada...


Obrigado mais uma vez pelos replys.
 
Última edição:
Acrescento apenas que corri o ASUS PROBE, e la deu erro na CPU fan e na chassi fan (esta e normal, uma vez que esta desligada). O erro da cpu fan, sera de não estar ligada na tal ligação de 4 espigões??

tnks!
 
Última edição:
na bios
logo no sitio onde esta a data e hora< deves ter algo como "halt on" e depois varias opções "all errors" "no errors" algo do genero

desactiva a opção deves conseguir ultrapassar esse problema
 
O stock cooler vem com um conector de 4 pinos. No entanto não há problema nenhum em ligares o zalman (3 pinos) nessa mesma ligação. Não tenhas receio - ligas o cooler na entrada cpu_fan.

A outra fan ligas numa entrada que diga "system_fan" ou "sys_fan" ou qq coisa do género:-D.

Cumps
 
Fui dar mais uma espreitadela na bios, e encontrei la uma opção para desligar o detector da fan do cpu. Esse erro deixou de aparecer... Falta so mesmo saber onde raio vou ligar a do chassi...
 
O stock cooler vem com um conector de 4 pinos. No entanto não há problema nenhum em ligares o zalman (3 pinos) nessa mesma ligação. Não tenhas receio - ligas o cooler na entrada cpu_fan.

A outra fan ligas numa entrada que diga "system_fan" ou "sys_fan" ou qq coisa do género:-D.

Cumps

Vou tentar, obrigado.
 
Bem... excelente! Tentei meter o de 3 pinos na ligação de 4 e deu, liguei, fui a bios e voltei a ligar aquilo para detectar a CPU fan, e ja não da erro nenhum, alem da fan do chassi ja estar a funcionar. Que silencio OMG!!!

Quando abri o ASUS PROB, ele ja me da a velocidade da fan do CPU, mas continua a dar erro na fan do chassi. Provavelmente não sera nada de mais, uma vez que ela esta a funcionar...

Obrigado a todos pela rapidez!
 
É possível continuar a dar erro se a fan que tens para o chassi não tiver sensor de velocidade. Normalmente as fans mais baratas não o têm. Logo funcionará bem mas a speed no Probe dá sempre 0 rmp's.
 
É possível continuar a dar erro se a fan que tens para o chassi não tiver sensor de velocidade. Normalmente as fans mais baratas não o têm. Logo funcionará bem mas a speed no Probe dá sempre 0 rmp's.
acrescento só que o sensor é o fio amarelo, se a tua fan não o tiver não detecta as rpms.Cumps
 
Back
Topo