Discussão Ligação de Internet - Casa Grande

TomasSNH

Membro
Boa Tarde,

Antes de mais, peço desculpa se algures aqui no Fórum já falaram sobre isto mas este é extenso e eu não consegui encontrar a informação que procuro de forma objetiva. Assim sendo, resolvi criar este tópico de forma a conseguir ajuda nalgumas dúvidas que tenho e que outras pessoas possam ter.

SITUAÇÃO: Atualmente sou cliente NOS mas dentro de muito poucos dias irei alterar para a operadora MEO que até já tem data de instalação marcada. Nestes últimos 2 anos resignei-me um pouco à fraca qualidade de Wi-Fi que tinha em grande parte da casa por esta ter um tamanho considerável e três andares. Com este novo contrato, aumentei a velocidade de Download para 500mbps e o Router é o novo FiberGateaway. Pelo menos estas mudanças penso que irão melhorar a fraca velocidade de Net e o fraco alcance mas o grande problema prende-se com a minha cave. O Router da MEO vai ser colocado no Hall de Entrada porque também tem de fornecer as outras divisões da casa e não consigo levar uma ligação por cabo até à cave.

PROBLEMA COM A CAVE: Neste momento, ando a fazer umas alterações à minha cave para criar um pequeno Home Cinema, já comprei uma televisão nova (Ligada a uma Box da MEO), ando à procura de uma boa Soundbar mas a grande dificuldade prende-se com a Internet. Visto ser uma SmartTV, seria importante fazer chegar-lhe uma ligação Ethernet e mesmo para o resto da sala seria interessante melhorar o sinal Wi-Fi que até à data têm sido bastante fraco. Já procurei várias soluções, e as mais faladas nesta área são a do Repetidor de Sinal (Que não me permite uma ligação Ethernet e receio que não aumente de forma considerável o sinal) e a Powerline (Que sendo obrigatório em casas como a minha, tenho um quadro elétrico dedicado as tomadas da cave e já li que por causa disso a Powerline perde grande parte da sua utilidade). (AINDA NÃO TESTEI NENHUMAS DESTAS DUAS SOLUÇÕES).

Este tópico era para saber se alguém já teve este tipo de problema e se existe alguma solução dentro das minhas "limitações" para fazer chegar com qualidade Internet à minha SmartTV da cave e aumentar o sinal Wi-Fi da mesma, embora a prioridade seja a Televisão.
Se alguém tiver alguma sugestão era uma ajuda enorme, porque já fiz muita pesquisa e começo a achar que não existe uma solução de qualidade.

Obrigado
 
A sugestão é simples: arranja maneira de passar o cabo. Nem que tenhas de chamar alguém. A longo prazo, é a solução que mais te compensa, a mais barata, e que te dá menos problemas.
 
A sugestão é simples: arranja maneira de passar o cabo. Nem que tenhas de chamar alguém. A longo prazo, é a solução que mais te compensa, a mais barata, e que te dá menos problemas.
A mais barata ? Qual outra solução poderia ser mais cara ? No meu caso, isso implicaria um furo no chão do Hall até à Cave a atravessar uma boa quantidade de Betão o que implicaria já ter de falar com um engenheiro inclusive.
 
A mais barata ? Qual outra solução poderia ser mais cara ? No meu caso, isso implicaria um furo no chão do Hall até à Cave a atravessar uma boa quantidade de Betão o que implicaria já ter de falar com um engenheiro inclusive.
Se o Hall e a cave estão sobrepostos provavelmente essa será mesmo a melhor solução e mais barata. Cada caso é um caso mas dificilmente um furo com meia dúzia de milímetros implica chamar a engenharia... Podes tentar passar por tubagem já existente que ligue as duas zonas.

Se vais ter uma box do MEO aí vais ter que resolver o problema desde logo para a box.

Alternativas o plc desde que colocados na mesma fase em princípio funcionará, sendo certo que disjuntores e afins pelo caminho podem ter impacto na qualidade.

Há repetidores wireless com saida para Ethernet, mas se o wireless que te chega é mau é capaz de não servir de grande coisa.
 
Efetivamente a melhor solução é por cabo.
Depois até podes colocar lá na cave um segundo router, onde poderão ligar com ou sem fios os equipamentos que desejas... Por exemplo a TV, um computador fixo, o mesmo portáteis telemóveis tablets e afins.
Por acaso tens lá na cave alguma tomada de telecomunicações nomeadamente de telefone???
Ou sinal de TV??

Se sim eventualmente pode-se aproveitar essa tubagem existente dentro da parede para passar para lá um cabo de rede, e ficas lá com uma ligação com fios e aproveita que como o router da meo tem as quatro portas de gigabyte.
 
Última edição:
Bem vindo à realidade do Wi-Fi, garantias se sinal em toda a casa todos os vendedores dão, mas nenhum operadora garante. Arranja maneira de passar um cabo ethernet para a cave, e liga aí um novo access point. Ou fazes furos, ou se ja tiveres um cabo de TV ou telefone, tenta fazer puxada e substitui o cabo por um de ethernet, é sem dúvida a melhor solução para o teu problema
 
Como já referido se tiveres tomada de telefone contrata um electricista para substituir os cabos de telefone por cabo ethernet que suporta a velocidade contratada. Power lines e sistemas baseados em WiFi não garantem toda a velocidade, no caso da powerline muito dificilmente passas os 100mbits.

Tens de criar uma ligação por cabo ethernet entre onde colocas o Fibergateway e o(s) ponto(s) onde queres ter sinal com um router WiFi ou mesmo um switch.
 
A mais barata ? Qual outra solução poderia ser mais cara ? No meu caso, isso implicaria um furo no chão do Hall até à Cave a atravessar uma boa quantidade de Betão o que implicaria já ter de falar com um engenheiro inclusive.
A mais barata a longo prazo. Aparelhos avariam-se, tornam-se desatualizados.
Cabos são cabos, e uma vez passados, é fácil substituí-los.
 
Se tiveres um router com antena, experimenta colocar uma, ou uma delas na horizontal (invés do normal na vertical) e vê se melhora o sinal de wifi. Cumps
 
Boas Malta, antes de mais quero agradecer a todos os que deram sugestões e que me tentaram ajudar... efetivamente o problema já está resolvido e era fácil de resolver. Como alguns disseram os técnicos da operadora trouxeram um cabo diretamente do Router para ligar à Box da MEO na cave, só tive de comprar um Switch e tenho agora várias saídas de Internet diretamente do Router
Após este problema solucionado surgiu outro... Há pouco tempo comprei uma SmartTV LG para colocar na cave e esta era uma das razões de querer uma ligação forte na cave. Neste momento tenho a TV (que sei que está limitada a 100mbps por cabo) ligada ao Switch e mesmo assim as velocidades que obtenho não andam perto dos 100 mas sim a volta dos 40’s. Já liguei o meu computador ao Switch e consigo ter os 500mbps contratualizados com a MEO o que significa que é algo com a TV.
Alguém já teve este problema e sabe como posso solucioná-lo?
 
Boas Malta, antes de mais quero agradecer a todos os que deram sugestões e que me tentaram ajudar... efetivamente o problema já está resolvido e era fácil de resolver. Como alguns disseram os técnicos da operadora trouxeram um cabo diretamente do Router para ligar à Box da MEO na cave, só tive de comprar um Switch e tenho agora várias saídas de Internet diretamente do Router
Após este problema solucionado surgiu outro... Há pouco tempo comprei uma SmartTV LG para colocar na cave e esta era uma das razões de querer uma ligação forte na cave. Neste momento tenho a TV (que sei que está limitada a 100mbps por cabo) ligada ao Switch e mesmo assim as velocidades que obtenho não andam perto dos 100 mas sim a volta dos 40’s. Já liguei o meu computador ao Switch e consigo ter os 500mbps contratualizados com a MEO o que significa que é algo com a TV.
Alguém já teve este problema e sabe como posso solucioná-lo?

https://forum.zwame.pt/threads/tv-lg-ethernet.1061533/

Cumps
 
Eu tenho um problema parecido ao relatado no primeiro post deste topico. A minha questão é: devo chamar alguem da NOS (a minha operadora) para ver se me leva o cabo do router la de cima ate a cave (acho que tenho tudo ligado por calha, nao ha de ser dificil) ou isto é um serviço que devo contratar à parte que a NOS nao faz? ser eu a fazer ta fora de questao porque nao sei mas tencionava que viesse alguem me ajudar a montar isto nem que tenha de comprar algo tipo switches para o efeito (tava a pensar ter a box num sitio central da casa e enviar cabos ethernet para pontos estrategicos da casa onde aproveitaria para melhorar o wifi, ligando os pods ou simplesmente metendo o cabo no dispositivo que queira tipo smart tv. alguem conhece um tecnico que faça isto na zona da amora? Obrigado
 
Eu tenho um problema parecido ao relatado no primeiro post deste topico. A minha questão é: devo chamar alguem da NOS (a minha operadora) para ver se me leva o cabo do router la de cima ate a cave (acho que tenho tudo ligado por calha, nao ha de ser dificil) ou isto é um serviço que devo contratar à parte que a NOS nao faz? ser eu a fazer ta fora de questao porque nao sei mas tencionava que viesse alguem me ajudar a montar isto nem que tenha de comprar algo tipo switches para o efeito (tava a pensar ter a box num sitio central da casa e enviar cabos ethernet para pontos estrategicos da casa onde aproveitaria para melhorar o wifi, ligando os pods ou simplesmente metendo o cabo no dispositivo que queira tipo smart tv. alguem conhece um tecnico que faça isto na zona da amora? Obrigado
Por amor de Deus Não digas ao teu operador para ir fazer iss, senão fica-te um balúrdio...
Mínimo 40 euros a deslocação do técnico...
E depois se calhar não fica como tu queres...

Algum amigo teu com conhecimentos de informática que possa fazer isso ou algum conhecido de alguém??

cabo de rede podes tu comprar e meter pelas calhas...
Depois se não souberes fazer as pontas as ligações alguém que possa fazer... Ou cabo e pede para eles cravarem as pontas

primeiro que tudo é fazer um esquema de onde queres levar os cabos, tendo como ponto de partida o teu router... Ou melhor da tua operadora
 
Por amor de Deus Não digas ao teu operador para ir fazer iss, senão fica-te um balúrdio...
Mínimo 40 euros a deslocação do técnico...
E depois se calhar não fica como tu queres...

Algum amigo teu com conhecimentos de informática que possa fazer isso ou algum conhecido de alguém??

cabo de rede podes tu comprar e meter pelas calhas...
Depois se não souberes fazer as pontas as ligações alguém que possa fazer... Ou cabo e pede para eles cravarem as pontas

primeiro que tudo é fazer um esquema de onde queres levar os cabos, tendo como ponto de partida o teu router... Ou melhor da tua operadora

Sim tens razão, tou a tentar evitar chamar a NOS mas nao tá facil, ja contactei um gajo que nunca pode, e até ja fui eu verificar a situação a ver se faz sentido a minha ideia de passar cabos de rede.

Se alguem me puder ajudar, deixo aqui 2 fotos de 2 centrais de cabos coaxiais que tenho ca por casa. acham que as calhas têm espaço para um cabo de rede? nunca serei eu a fazer o serviço mas assim atalhava caminho para chamar algum eletricista tendo 90 % de certeza que é possivel.


imagens
 
Última edição:
Sim tens razão, tou a tentar evitar chamar a NOS mas nao tá facil, ja contactei um gajo que nunca pode, e até ja fui eu verificar a situação a ver se faz sentido a minha ideia de passar cabos de rede.

Se alguem me puder ajudar, deixo aqui 2 fotos de 2 centrais de cabos coaxiais que tenho ca por casa. acham que as calhas têm espaço para um cabo de rede? nunca serei eu a fazer o serviço mas assim atalhava caminho para chamar algum eletricista tendo 90 % de certeza que é possivel.


imagens
Dificil.... não impossivel....
Cat5 deve dar para passar... o tubo deve ser de 18.
De que zona es?
 
Ya era isso que tava a pensar, posso confirmar o diametro do tubo +-.

Seixal/Amora, Margem sul
[emoji107] eu não te posso dar nenhuma ajuda, aqui pelo Alentejo!!!
Não tens nenhuma guia, pois não?
Ou algum resto de cabo de rede, ou mesmo de TV, só para ver se assim dava para "enfiar" lá alguma coisa...
 
Bom dia amigos,

Tenho vodafone em casa, com smart router 2.0. O router está na sala, e o sinal da cozinha e nos quartos era um pouco fraco.

Comprei o DECO E4, e resolvi testar as velocidades que consigo através do wi-fi do router vodafone e deco e4 (na sala) e os valores que consigo no router vodafone são sempre superiores (quase duplicam) em relação ao DECO E4.

É normal? uma vez que estão os 2 lado a lado na sala?

Os firmwares estão atualizados.
 
Bom dia amigos,

Tenho vodafone em casa, com smart router 2.0. O router está na sala, e o sinal da cozinha e nos quartos era um pouco fraco.

Comprei o DECO E4, e resolvi testar as velocidades que consigo através do wi-fi do router vodafone e deco e4 (na sala) e os valores que consigo no router vodafone são sempre superiores (quase duplicam) em relação ao DECO E4.

É normal? uma vez que estão os 2 lado a lado na sala?

Os firmwares estão atualizados.
Os DECO E4 no máximo suportam 100mbps, na realidade terás uns 80/90mbps
 
Back
Topo