1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ligação entre 2 routers com problemas de acessos

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Synosys, 2 de Julho de 2007. (Respostas: 6; Visualizações: 810)

1. Boas...

Tenho configurado cá em casa uma rede wireless com um modem/router Aolynk DR814Q v2 e um router Belkin F5D7230-4 6000.
    Tenho um PC ligado ao Aolynk por cabo e um portatil ligado ao Belkin via wireless.
    Tenho net em ambos a funcionar as mil maravilhas, mas no PC só consigo aceder à pagina do Aolynk e não à do Belkin, no entanto do portatil consigo aceder à do Aolynk e à do Belkin.
    Consigo pingar do portatil ao PC mas ao contrario ja não...
    Ja experimentei ligar outro portatil por cabo ao Belkin e pinga o portatil via wireless e o PC e novamente o PC não pinga nenhum deles:s

Antes tinha o PC ligado ao Belkin por cabo e conseguia aceder ás paginas de ambos e pingava ambos so que não conseguia abrir as portas no Aolynk que dava erro.

Eu queria manter o Aolynk como router assim como o Belkin.

As configs são:

Modem/Router Aolynk DR814Q v2:

- IP Adress:192.168.2.1
    - Subnet: 255.255.255.0
    - DHCP: desligado
    - Conexão: PPPoE com as configs da clix
    - Firewall: desactivada
    - NAT: activo

Router Belkin F5D7230-4 6000
    :

- IP Adress:192.168.1.1
    - DHCP: desligado
    - Conexão: Static IP
    - WAN IP: 192.168.2.2
    - Gateway: 192.168.2.1
    - DNS: Tinha 192.168.2.1 mas as paginas demoravam muito carregar e por vezes dava erro. Fazendo refresh é que ia lá. Agora o DNS é o do clix.
    - Firewall: desactivada
    - NAT: activo

PC:

- IP adress: 192.168.2.3
    - Gateway: 192.168.2.1
    - DNS: 192.168.2.1

PORTATIL:

- IP adress: 192.168.1.2
    - Gateway: 192.168.1.1
    - DNS: 192.168.1.1

Ja desliguei as firewall de ambos os computadores e nada.

Alguem sabe o que podera ser? Supostamente deveria conseguir pingar ou não?

Agradeço desde ja o tempo perdido a ler este post lol

Abraço

Última edição: 2 de Julho de 2007
  2. whee_man

whee_man Power Member

O problema de pingar do lado do aolynk é q todos os pc's ligados ao belkin estao por detras da Nat deste
    Tens de alterar algumas coisas pra conseguir aceder do aolynk pra o belkin.

Opçao 1:
    Mudas a gama de ip's do belkin para a mesma do aolynk e ligas o cabo de rede ao uma das portas de rede do belkin (sem ser a porta wan) ficando tudo na mesma rede

Opçao 2:
    Adicionas as rotas em cada um dos routers (n sei se da nesses modelos)
    Aolink-> destino 192.168.1.0 netmask 255.255.255.0 gw 192.168.2.1
    Belkin-> destino 192.168.2.0 netmask 255.255.255.0 gw 192.168.1.1

Cumps

Última edição: 2 de Julho de 2007
  3. Obrigado pela resposta;)

Pois tive a ver e só o aolynk suporta rotas estaticas:/
    Visto eu conseguir pingar do lado do belkin, só criando uma rota no aolynk para o belkin não vai funcionar?

Ja tentei mas este router tem uns parametros que não sei bem que opções por:

Supostamente o interface seria iplan certo??mas da este erro webserver:Add route failed ( invalid interface ).
    Bem se não houver volta a dar vou para a 1ª opção!

Obrigado mais uma vez.
    Abraço

4. whee_man

whee_man Power Member

Eu nunca utilizei esse router, no meu basta meter o destino, a mascara e o gateway.
    Experimenta com 'none', ou com outras opçoes e muda o ip q estas a introduzir pra 192.168.1.0, visto q é este o ip do belkin!!

5. Nada feito...com none ou iplan da o erro anterior e com ipwan fico na mesma sem acesso a gama 192.168.1.x:confused:

So mais uma questão relacionada com a 1ª opção, com essa configuração é como se tivesse um router de 6 portas certo?e a rede wireless fica a funcionar a mesma?

Abraço

6. whee_man

whee_man Power Member

Ligando desse modo o belkin fica apenas a fazer de switch e ap, continuando a funcionar tudo, quer o q ligues por cabo ou wireless.

cumps

7. Ok obrigadao!!!;)

Abraço

Partilhar esta Página