Ligação hdmi-dvi

matutolas1974

Power Member
boas

tenho uma box com dvr thomson da cabovisão e está ligada a um plasma LG mas que não tem nenhuma entrada hdmi,mas tem dvi e por isso ontem comprei um cabo hdmi-dvi mais um cabo rca mas quando ligo a box tem imagem mas não dá som,tentei ligar de maneiras diferentes no plasma mas continuou na mesma.
será alguma configuração que terei de fazer ou poderá ser o cabo que não está em condições.

como poderei tambem testar as ligações do plasma para ver se não está nada queimado.

agradeço a vossa ajuda e abraço a todos
 
boas

tenho uma box com dvr thomson da cabovisão e está ligada a um plasma LG mas que não tem nenhuma entrada hdmi,mas tem dvi e por isso ontem comprei um cabo hdmi-dvi mais um cabo rca mas quando ligo a box tem imagem mas não dá som,tentei ligar de maneiras diferentes no plasma mas continuou na mesma.
será alguma configuração que terei de fazer ou poderá ser o cabo que não está em condições.

como poderei tambem testar as ligações do plasma para ver se não está nada queimado.

agradeço a vossa ajuda e abraço a todos


O DVI não leva audio. Tens de usar outro cabo para audio.
 
O DVI não leva audio. Tens de usar outro cabo para audio.
boas

mas se reparares eu menciono isso dizendo que liguei um cabo rca.

com o cabo hdmi-dvi está tudo vem porque dá imagem o problema é com o rca que não passa som,e eu não sei se será problema do cabo,das saidas da tv ou descodificador,ou alguma opção que tenha de escolher.

ajuda precisa-se
 
boas

tenho uma box com dvr thomson da cabovisão e está ligada a um plasma LG mas que não tem nenhuma entrada hdmi,mas tem dvi e por isso ontem comprei um cabo hdmi-dvi mais um cabo rca mas quando ligo a box tem imagem mas não dá som,tentei ligar de maneiras diferentes no plasma mas continuou na mesma.
será alguma configuração que terei de fazer ou poderá ser o cabo que não está em condições.

como poderei tambem testar as ligações do plasma para ver se não está nada queimado.

agradeço a vossa ajuda e abraço a todos

Tens de procurar saber se a box tem a saída de som RCA a funcionar quando tens a ligação HDMI.

Há boxes que quando o cabo HDMI está ligado, desligam todas as outras saídas (áudio e vídeo).

Se a saída áudio da box estiver a funcionar, tenta ver no manual da TV qual a ligação apropriada para o som, quando usado em conjunção com entrada vídeo DVI.
 
Tens de procurar saber se a box tem a saída de som RCA a funcionar quando tens a ligação HDMI.

Há boxes que quando o cabo HDMI está ligado, desligam todas as outras saídas (áudio e vídeo).

Se a saída áudio da box estiver a funcionar, tenta ver no manual da TV qual a ligação apropriada para o som, quando usado em conjunção com entrada vídeo DVI.
boas

se for assim foi deitar dinheiro fora com os cabos,a box é uma thomson da cabovisão com disco de 160 gb alguem sabe se ela poderá fazer isso quando se liga o cabo hdmi-dvi?

obrigado pela atenção
 
Como já foi dito, a ficha DVI (lado da TV) não leva audio.

O cabo HDMI->DVI, como disseste, tem duas ficahs RCA, que servem para teres acesso ao audio que não vai para o DVI.

Provavelmente é difícil teres audio na TV, porque se ligares os RCA numa ficha (que na realidade são 3 fichas RCA: vermelho/branco para audio e amarelo para vídeo) vais ter audio na TV mas ela vai procurar o vídeo no tal RCA amarelo que não está ligado.

Se tiveres alguma entrada que seja "simultânea" com o DVI (um par de RCA vermelho/branco que esteja perto do DVI e não ao tal RCA amarelo), liga aí.

De qq modo, podes ir tentando as fichas todas. Ligas a caixa da cabovisão, e enquanto estiver a dar qq coisa num canal, vais ligando os RCA onde puderes a ver se dá alguma coisa. ATENÇÃO: Existem 3 fichas RCA (Vermelho/Verde/Azul), não ligues aí, essa é a entrada de vídeo Composto (cada imagem é constituida pela combinação de 3 imagens, uma de cada cor V/V/A).


A alternativa óbvia é ligares os RCA a um sistema de som dedicado (tipo home cinema, ou uma aparelhagem que tenhas por aí, desde que tenha entradas para isso).
 
Como já foi dito, a ficha DVI (lado da TV) não leva audio.

O cabo HDMI->DVI, como disseste, tem duas ficahs RCA, que servem para teres acesso ao audio que não vai para o DVI.

Provavelmente é difícil teres audio na TV, porque se ligares os RCA numa ficha (que na realidade são 3 fichas RCA: vermelho/branco para audio e amarelo para vídeo) vais ter audio na TV mas ela vai procurar o vídeo no tal RCA amarelo que não está ligado.

Se tiveres alguma entrada que seja "simultânea" com o DVI (um par de RCA vermelho/branco que esteja perto do DVI e não ao tal RCA amarelo), liga aí.

De qq modo, podes ir tentando as fichas todas. Ligas a caixa da cabovisão, e enquanto estiver a dar qq coisa num canal, vais ligando os RCA onde puderes a ver se dá alguma coisa. ATENÇÃO: Existem 3 fichas RCA (Vermelho/Verde/Azul), não ligues aí, essa é a entrada de vídeo Composto (cada imagem é constituida pela combinação de 3 imagens, uma de cada cor V/V/A).


A alternativa óbvia é ligares os RCA a um sistema de som dedicado (tipo home cinema, ou uma aparelhagem que tenhas por aí, desde que tenha entradas para isso).
boas

eu liguei mesmo numas saidas que a tv tem que são da cor branca e vermelha e tem 2 stereo e 2 mono mas nem ficam ao lado da dvi,ficam mais junto da que diz super video.
ao lado da saida dvi não tem nenhumas entradas rca,isto está mais complicado do que eu pensava......
 
boas

eu liguei mesmo numas saidas que a tv tem que são da cor branca e vermelha e tem 2 stereo e 2 mono mas nem ficam ao lado da dvi,ficam mais junto da que diz super video.
ao lado da saida dvi não tem nenhumas entradas rca,isto está mais complicado do que eu pensava......

Eu quase que apostava que a box quando tem a saída HDMI a funcionar desliga automaticamente as outras saídas. As boxes do MEO são assim.

--EDIT
Pelo menos as mais antigas SA de 80GB são assim
 
Última edição:
boas

problema resolvido,cabos devolvidos e dinheiro restituido.

obrigado pela ajuda de todos.

abraço

Podes sempre tentar uma ligação por Componentes. É uma ligação boa, e se a tua TV tiver essas entradas e a box saída por componentes aconselhava-te a tentares.

Sempre é melhor que Composite ou Scart (na minha opinião)
 
Pois... Saída Components (3 cabos, Vermelho/Verde/Azul) é o melhor que consegues fazer sem ser HDMI ou DVI. E fica anos luz à frente do Scart/Composite/S-Video... andei a pesquisar isso quando comprei o LCD e precisei de ligar o leitor DVD. Com Scart dava imagem muito má (o cabo era aceitável), mudei para Components e ficou logo outra coisa.
 
Última edição:
boas

ontem veio a minha casa o tecnico da cabovisão trocar a velha box kaon por uma thomson e questionei-o sobre a ligação hdmi-dvi e contei-lhe o sucedido e ele explicou-me que tenho de alterar uma definição na propria box que tambem tenho de efectuar mesmo que seja uma ligação hdmi-hdmi.

a minha duvida é só a seguinte será que vale a pena estar a gastar dinheiro num cabo hdmi-dvi mais os cabos rca,e depois não noto melhoria nenhuma a nivel de imagem para a ficha scart?

agradecia a opinião de alguem entendido na matéria ou que tenha tambem este tipo de ligação.

A ligação é para um plasma da LG de 107 cm.

abraço a todos
 
Última edição:
Acho que o melhor é postares uma foto da traseira do televisor, ou procurar no manual algo sobre DVI + som, para antes de mais saber se é possível teres som dessa forma.
 
Atenção que algumas boxes poderão não transmitir conteúdos HD por SCART.

O que quero dizer é que, por exemplo, no MEO, se tiveres uma ligação por SCART a box automaticamente faz o "scale down" do canal HD para SD, o que quer dizer que não vês em HD, mas sim em SD.

Além disso, tanto quanto sei, as boxes do MEO nem sequer te deixam configurar a 720p ou 1080i se tiveres uma ligação por SCART.

Posso estar enganado, mas acho que é isto que acontece. Portanto, isto poderá acontecer também com outras boxes (Cabovisão, Zon, SmarTV, etc).
 
Atenção que algumas boxes poderão não transmitir conteúdos HD por SCART.

O que quero dizer é que, por exemplo, no MEO, se tiveres uma ligação por SCART a box automaticamente faz o "scale down" do canal HD para SD, o que quer dizer que não vês em HD, mas sim em SD.

Além disso, tanto quanto sei, as boxes do MEO nem sequer te deixam configurar a 720p ou 1080i se tiveres uma ligação por SCART.

Posso estar enganado, mas acho que é isto que acontece. Portanto, isto poderá acontecer também com outras boxes (Cabovisão, Zon, SmarTV, etc).

Scart não transporta HD.

Cumps
 
Scart não transporta HD.

Cumps

Pois, foi o que eu disse.

Lool, o que disseste foi o seguinte

Atenção que algumas boxes poderão não transmitir conteúdos HD por SCART.

A verdade é que nenhuma Box pode alguma vez transportar HD. Mas também só agora é que percebi o que queres dizer. O que querias dizer que alguma fazem o scale down enquanto que outras boxes não fazem isso nem transmitem imagem nenhuma...
Peço desculpa pelo mal entendido.

Cumps
 
A verdade é que nenhuma Box pode alguma vez transportar HD. Mas também só agora é que percebi o que queres dizer. O que querias dizer que alguma fazem o scale down enquanto que outras boxes não fazem isso nem transmitem imagem nenhuma...
Peço desculpa pelo mal entendido.

Cumps

Não há problema :)
 
Back
Topo