1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ligação modem/router a um switch

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Eagle_one, 10 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 21; Visualizações: 6381)

1. Eagle_one

Eagle_one Banido

Boa tarde, não sei se este sítio é o ideal para postar o tópico, mas é o seguinte, eu tenho um modem/router com 2 portas ethernet e queria ligar uma dessas portas a um switch que tenho de 8 portas, que cabo devo usar para ligar o modem/router ao switch? Será um crossover ou um cabo normal de rede rj45? Porque é o seguinte através do modem/router eu ligo a um switch, e os computadores que estão ligados ao switch têm internet! Alguém sabe me responder á minha dúvida? Obrigado

2. ppaulo

ppaulo Power Member

As boas práticas de redes, dizem que ligar um router a um switch, terá que se utilizar um cabo crossover. No entanto, se o equipamento for recente, provavelmente um cabo straight through deverá funcionar.

3. Eagle_one

Eagle_one Banido

Continuação

OK, obrigado pela dica! Então o que vou usar é um cabo crossover ligado a uma porta do modem/router a uma porta do switch, e depois os pc's que estão ligados ao switch, têm internet, certo?

4. M.cnf

M.cnf Power Member

Sim, desde que o router tenha os serviços de DHCP e NAT activos e que as máquinas recebam definições de TCP/IP automáticamente, não precisas de fazer mais nada.

Cumps

5. boot

boot Power Member

Isso so acontece quando os switch que não têm porta de uplink.
    Mas hoje em dia quase todos equipamentos têm Auto-MDIX, que fazem isso automaticamente.

Última edição: 11 de Fevereiro de 2009
  6. Eagle_one

Eagle_one Banido

Continuação

Ok, já resolvi o problema, obrigado!

7. Noeljunior

Noeljunior I fold therefore I AM

Agora que falam nisso...
    Eu estou na mesma situação sendo que o meu modem que tem servidor DHCP só tem uma porta logo os 5 PCs ligados por cabo cá em casa estejam todos ligados ao switch.

1. Não posso ter as configurações automáticas no IP de cada PC caso contrário todos vão querer ficar com o IP externo e há conflitos de IPs.
    2. Por outro lado se meto neles todos ips fixos, quando a ligação ADSL reinicia, deixo de ter net. Das duas uma: ou deixo um PC sempre ligado com as configurações automáticas para os outros ficarem com net; ou quando o modem reinicia temporáriamente mudo o IP de um dos PCs para automático para ter net neles todos.

O modem em questão é um D-Link DSL302T (do antigo kit da netcabo).
    Outro problema é que o bitcomet não detecta a "listen port" se o IP não estiver automático. No entanto não existe qualquer tipo de firewall no modem.

Há alguma maneira de eu poder por todos com ips fixos e ficar com net? Ou excluir o IP externo quando o DHCP escolhe um IP...

8. crommix

crommix Banido

Ao ver o teu problema fico com receio do que está para vir... quero criar uma rede exactamente como essa 5 PC´s ligados a um modem por um switch... esses conflitos de ligalções IP pode ter a ver com o modem em questão? um router podia alterar a situação ou era igual? Para mim um router é um modem com switch incluido...

9. Noeljunior

Eles são todos switchs. As capacidades de cada um é que tornam uns fazer uma coisa e outros outras coisas.

Um router, tal como pensas, é um switch com uma serie de configurações. Um switch apenas pacotes entre portas. Ora vai a porta 1 para a 2 ora da 2 para a 3, etc. Um router é um software e a função dele é distribuir pacotes. Um router diz para onde é que vai cada coisa. Um switch intrepreta isso e executa.

Mas aqui a questão é outra: o problema é ter um bom servidor DHCP. Servidor esse que nunca partilhe o IP externo na rede nem partilhe os DNS fornecidos pela WAN. A ideia é o router criar um gateway, servidor DNS e IP para que passas aceder a ele sempre com o mesmo "nome" na rede.
    Isto tudo para te dizer que sim: um router em condições funcionará sem problemas. O problema é que ou o DSL302-T tem bug ou não foi de todo preparado para ter mais que um computador a partilhar a mesma net directamente.
    No entanto o Sagem da Sapo, que não uso por ter sinal mais fraco e mais quebras, não tem qualquer problema nessa tarefa.

Regra geral: se o modem que queres tem servidor DHCP vai funcionar. Certifica-te que o switch tem pelo menos uma porta uplink ou se não tem prepara-te para um cabo cruzado.

10. ticoo-pt

ticoo-pt Power Member

Boas.

Aproveitando o tópico, tenho SAPO Fibra com o Thomson TG784 que está ligado a um computador por cabo de rede. Queria ligar uma impressora ao router, para evitar estar a puxar outro cabo de rede, pensei em adquirir um switch que ligaria ao cabo que já existe, e desse switch sairia um cabo para o pc e outro para a impressora. A minha dúvida agora é a seguinte: o switch repartirá os 100 Mb por todas as portas, certo? Isto é, se o switch tiver 4 portas e eu tivesse 4 computadores lá ligados, cada computador ficaria com 25Mb. É assim?

Obrigado.

11. Ozzy_PT

Ozzy_PT Power Member

Não largues a droga não :joker:

O Switch são como as portas LAN dos Routers, aliás o conjunto das portas LAN de um Router formam 1 Switch 8|, logo como deves já ter percebido disponibiliza os 100Mb por porta, sendo os 100Mb geridos consoante os pedidos de cada computador e não divididos de forma matemática pelas 4 portas/PCs.

12. ticoo-pt

ticoo-pt Power Member

OK, o meu exemplo também foi um pouco infeliz, e acho que não expliquei bem a minha dúvida...

Basicamente é isto, o switch tem 4 portas, cada uma de 100 Mb, mas está ligado ao router por uma porta de 100Mb.
    Estando os 4 computadores com tráfego simultaneamente, qual é a velocidade máxima com que os 4 computadores acedem a outros pc's ligados directamente ao router? 4 X 100 Mbps = 400 Mbps? O switch está ligado ao router por uma porta de 100Mbps, e não consigo perceber como é que "4 X 100 Mbps = 400 Mbps" passam por uma porta de 100 Mbps.

E agora acabei de me confundir ainda mais. lol

Última edição: 29 de Junho de 2010
  13. monteiro-ribas

monteiro-ribas Suspenso

não largues a droga não xD

vais ter sempre 100 em cada porta no total de 100.... as 4 portas funcionam como um cabo directo ao modem

a velocidade vai ter sempre este limite máximo e a velocidade em cada pc vai sempre depender do que estas a fazer nos outros

Imagina que tas a sacar a 60 % da velocidade num pc... os outros só vão poder utilizar os 40% restantes

14. Noeljunior

E só podes fazer isso se esse modem tiver capacidades de router. Caso contrário não vais conseguir... Mas, numa altura desta, quase de certeza que dá.

15. ticoo-pt

ticoo-pt Power Member

OK era isso que me estava a fazer confusão.

Então não vou ter 100 Mbps em cada porta mas 100 Mbps a dividir por todas. Era isso que estava a perguntar da primeira vez...

Mas então imaginamos que tenho um pc a sacar a 100 Mbps, e entretanto ligo outros 3 pc's que vão sacar qq coisa a outros computadores que estão ligados directamente router. Como é que isto é gerido? Porque é que não fica 100/4 = 25 para cada um?

16. ticoo-pt

ticoo-pt Power Member

Eu não vou fazer isso de ligar 4 pc's ao switch e 3 ao router, vou apenas ligar uma impressora e um pc ao switch, mas surgiram-me estas questões todas na minha cabeça... lol
    Obrigado pelos vossos esclarecimentos. :)

17. Noeljunior

Se vais ligar um PC e uma impressora a um switch e este, por sua vez, vai ligar ao router porque queres saber o resto? Posso garantir-te que a impressora não vai sacar nada por ti e não te vai ocupar largura de banda lol

Estás a confundir tudo ou explicas-te muito mal.

Tens 4 pc ligados a um router: qual é a dificuldade de perceber que qualquer um pode sacar o que tiver disponivel? Se queres levar isto para contas tão certas funciona assim:
    Sejam A, B, C e D os 4 computadores.

Velocidade máxima de A = 100 - Velocidade_actual de B - Velocidade_actual de C - Velocidade_actual de D
    ...

Percebeste? Não é 100/4 porque se eu tiver um telefone que ocupa alguns kb de largura de banda nem eu nem qualquer outra pessoa no mundo está interessada em que esse telf ligado à rede possa usar 24 para usar no máximo 56kbps...

18. ticoo-pt

ticoo-pt Power Member

Porque queria perceber.

Também não sou assim tão burrinho que não soubesse isso... lol

Nenhuma.

Esqueçam a pergunta.
    Obrigado pelas info's.

Última edição: 30 de Junho de 2010
  19. Noeljunior

Ah, pensei que quisesses fazer diferente do que inicialmente falavas. Se era só para informação tá tudo bem lol

20. ticoo-pt

ticoo-pt Power Member

Claro que era só para ter informação. Óbvio que não me vou por aqui a inventar com a impressora e o pc.
    Mas não estou a conseguir expor a minha ideia em condições porque me baralhei todo, por isso não vale a pena estar para aqui a gastar tecla. lol

Partilhar esta Página