1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ligação página HTML a base dados Access

Discussão em 'Web Development' iniciada por pclsilva, 6 de Outubro de 2008. (Respostas: 7; Visualizações: 2732)

1. Boas, preciso de uns esclarecimentos e ajudas de como ligar uma página em html a uma base dados em Access alojada num servidor.

O que pretendo concretamente é colocar a base dados num servidor e aceder-lhe através de uma página html. Quem aceder à base poderá escrever e consultar.

Quais os programas necessários e qual o processo mais simples de a construir e fazer as ligações? Convém ser simples pois não pesco nada de ligações e pouco mais percebo de construção de páginas. :lol:

Se houvesse um programa que fizesse uma cópia exacta dos formulários da base de dados, convertendo-o para html seria o ideal. :D

Obrigado

2. Santo38

Santo38 Power Member

Para fazeres isso tens de criar um script para aceder à base de dados e fazer o display dos resultados em html. Ou seja, necessitas de uma linguagem "server side" do tipo ASP/ASP.NET para o teu caso especifico.

Para além disso tens de configurar no ODBC a base de dados access.

Saudações

3. Podem me indicar os programas e os passos a seguir para o conseguir....

Neste momento o projecto está assim:

- Base dados em access (pronta);
    - página html para lhe aceder (por fazer).

Obrigado

4. Santo38

Santo38 Power Member

Os passos são simples para quem tem os conhecimentos base e estão no texto da minha primeira resposta.

- Configurar a base de dados no ODBC
    - Criar um script para aceder à base de dados e sacar de lá os dados que necessitas

Presumo que tens um alojamento contratado, correcto? Alojamento Windows.

Saudações

5. davidprod

davidprod Power Member

Não é assim tão simples. Se não conheces nada de servidor, não vai ser fácil...
    Tens de ter uma base de dados de preferencia em mysql, e usar uma linguagem de servidor para a conexão ao mesmo.
    Podes usar ASP, ASPX, PHP, etc. Para ti aconcelho o php, é mais simples e vas ter mais informação na net.

Pesquisa por algo de php iniciante e vai percebendo como funciona a linguagem, so depois podes fazer o acesso á base de dados.

Outro concelho é usares uma aplicação que faça isso automáticamente (que escreva o código por ti), o dreamweaver é um exemplo disso

Cumps

6. Santo38

Santo38 Power Member

David: Ele tem uma base de dados Access e não mysql.

7. Boas Santos, os meus conhecimentos de Access são muito básicos.... sei criar tabelas, consultas, formulários, relatórios e relacionar tabelas, quanto ao alojamento e respectivas ligações, quer a servidores quer de formulários html à base, sou um zero. :D

Eu reparei que o Access permite converter a base em SQL, só que pede-me logo o servidor SQL e eu ainda não o tenho.... soponho que é o servidor onde a base vai ficar alojada....

Como posso fazer um teste sem indicar o servidor final?

Boas David, eu tinha pensado nesse programa, a minha dúvida é se permite fazer uma cópia exacta ou quase, de forma a conter as propriedades do que tenho em Access, nomeadamente a campos que têm listagens para escolha dos dados a escrever.... por exemplo, tenho um campo em que a listagem mostra várias opções (texto) só que escreve na tabela números. Exemplo: ao escolher a opção x (texto) escreve na tabela o valor 1, se escolher a opção y escreve o valor 3.

O ideal seria um programa de fazer formulários que fosse buscar à minha base o formulário e criasse uma cópia em html.... mas desconheço que exista esse programa.

Obrigado pelas Vossas explicações

8. anjo2

anjo2 Power Member

Programação tens que fazer tu (asp, php, etc), Markup é que há muitos programas que te ajudam (xhtml, css), podes é procurar scripts já feitos para aceder à base de dados e te guiares por aí.

Partilhar esta Página