Ligação página HTML a base dados Access

pclsilva

Membro
Boas, preciso de uns esclarecimentos e ajudas de como ligar uma página em html a uma base dados em Access alojada num servidor.

O que pretendo concretamente é colocar a base dados num servidor e aceder-lhe através de uma página html. Quem aceder à base poderá escrever e consultar.

Quais os programas necessários e qual o processo mais simples de a construir e fazer as ligações? Convém ser simples pois não pesco nada de ligações e pouco mais percebo de construção de páginas. :lol:

Se houvesse um programa que fizesse uma cópia exacta dos formulários da base de dados, convertendo-o para html seria o ideal. :D

Obrigado
 
Para fazeres isso tens de criar um script para aceder à base de dados e fazer o display dos resultados em html. Ou seja, necessitas de uma linguagem "server side" do tipo ASP/ASP.NET para o teu caso especifico.

Para além disso tens de configurar no ODBC a base de dados access.

Saudações
 
Para fazeres isso tens de criar um script para aceder à base de dados e fazer o display dos resultados em html. Ou seja, necessitas de uma linguagem "server side" do tipo ASP/ASP.NET para o teu caso especifico.

Para além disso tens de configurar no ODBC a base de dados access.

Saudações

Podem me indicar os programas e os passos a seguir para o conseguir....

Neste momento o projecto está assim:

- Base dados em access (pronta);
- página html para lhe aceder (por fazer).

Obrigado
 
Os passos são simples para quem tem os conhecimentos base e estão no texto da minha primeira resposta.

- Configurar a base de dados no ODBC
- Criar um script para aceder à base de dados e sacar de lá os dados que necessitas

Presumo que tens um alojamento contratado, correcto? Alojamento Windows.

Saudações
 
Não é assim tão simples. Se não conheces nada de servidor, não vai ser fácil...
Tens de ter uma base de dados de preferencia em mysql, e usar uma linguagem de servidor para a conexão ao mesmo.
Podes usar ASP, ASPX, PHP, etc. Para ti aconcelho o php, é mais simples e vas ter mais informação na net.

Pesquisa por algo de php iniciante e vai percebendo como funciona a linguagem, so depois podes fazer o acesso á base de dados.

Outro concelho é usares uma aplicação que faça isso automáticamente (que escreva o código por ti), o dreamweaver é um exemplo disso

Cumps
 
Os passos são simples para quem tem os conhecimentos base e estão no texto da minha primeira resposta.

- Configurar a base de dados no ODBC
- Criar um script para aceder à base de dados e sacar de lá os dados que necessitas

Presumo que tens um alojamento contratado, correcto? Alojamento Windows.

Saudações

Boas Santos, os meus conhecimentos de Access são muito básicos.... sei criar tabelas, consultas, formulários, relatórios e relacionar tabelas, quanto ao alojamento e respectivas ligações, quer a servidores quer de formulários html à base, sou um zero. :D

Eu reparei que o Access permite converter a base em SQL, só que pede-me logo o servidor SQL e eu ainda não o tenho.... soponho que é o servidor onde a base vai ficar alojada....

Como posso fazer um teste sem indicar o servidor final?

Outro concelho é usares uma aplicação que faça isso automáticamente (que escreva o código por ti), o dreamweaver é um exemplo disso

Cumps

Boas David, eu tinha pensado nesse programa, a minha dúvida é se permite fazer uma cópia exacta ou quase, de forma a conter as propriedades do que tenho em Access, nomeadamente a campos que têm listagens para escolha dos dados a escrever.... por exemplo, tenho um campo em que a listagem mostra várias opções (texto) só que escreve na tabela números. Exemplo: ao escolher a opção x (texto) escreve na tabela o valor 1, se escolher a opção y escreve o valor 3.

O ideal seria um programa de fazer formulários que fosse buscar à minha base o formulário e criasse uma cópia em html.... mas desconheço que exista esse programa.

Obrigado pelas Vossas explicações
 
Programação tens que fazer tu (asp, php, etc), Markup é que há muitos programas que te ajudam (xhtml, css), podes é procurar scripts já feitos para aceder à base de dados e te guiares por aí.
 
Back
Topo