1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ligação remota Internet a um pc de uma rede privada

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por infinity, 9 de Julho de 2007. (Respostas: 7; Visualizações: 2326)

1. infinity

infinity Power Member

Viva,

Estive a ver alguns topicos aqui no forum sobre ligação ao ambiente de trabalho remota e gostei bastante do ultraVNC.

Consigo ligar-me perfeitamente dentro de uma rede local.

No entanto, estou c a seguinte duvida.

Aqui na empresa temos uma rede de 15 computadores, um deles é o meu q uso no trabalho. Gostaria de a partir de casa aceder remotamente ao meu pc de trabalho!

Isto aqui tem um servidor q faz a partilha da net p todos os pcs.

Como faço isto? É possivel?

Será q tenho de usar VPNs??

Alguém sabe como colocar o windows 2003server a aceitar ligações VPN?

Abraços!

Última edição: 9 de Julho de 2007
  2. b1t dA3m0n

b1t dA3m0n Power Member

Boas,

hoje em dia tens duas hipoteses: VPN ou Remote Assistance atravez de HTTPS (SSL).

Mais seguro é sem duvida VPN, mas tambem mais dispendioso e trabalhoso. Mas para ser de facto mais seguro, essa tarefa deve ser executada por hardware dedicado, JAMAIS pelo proprio servidor central!

Uma solucao VPN com hardware dedicado como por ex. fortigate, watchguard, cisco VPN, nokia etc... ronda os 600 € - 1500 € (mas há mais caros :-D). Uma solucao alternativa, tambem viavel e segura - desde que configurada por maos sabedoras - é uma linux box, de preferencia com uma distro dedicada a seguranca ou mesmo de router c/ funcionalidade VPN como por exemplo Astaro, Smoothwall entre outras.

Já no que diz respeito a solucoes de acesso directo atravez da internet, estas actualmente proliferam e é já quase impossivel conhece-las todas. O principio de funcionamento é bastante simples:
    O utilizador regista-se num desses servicos ao criar uma conta de utilizador. Depois instala-se um software (geralmente poucos kilobytes de tamanho) no computador a ser acedido atravez da internet e este por sua vez regista-se nesse servico de internet sempre que ligado e online.
    Atravez daí, pode-se aceder a esse computador a partir de qualquer browser, bastando para isso autorizar-se devidamente.

Um exemplo que eu proprio já testei (e tem inclusive uma versao gratis) é o logmein (www.logmein.com).

Mas como já disse, nao há garantia de funcionamento. Alem do mais, em ambientes empresariais - principalmente no sector das grandes empresas - este tipo de aplicacoes é geralmente proibido e está na maior parte das vezes bloqueado.

3. infinity

infinity Power Member

Viva,

Mas os proprios windows ja n têm maneiras próprias de criar VPNs??
    N será necessário comprar nenhum software, pois nao?!?!

Em relação à segurança... porque dizes q n convém estar no servidor e ter o seu proprio hardware?

Obrigado pelos esclarecimentos.

Cumps!

4. Bluestrattos

Bluestrattos Power Member

Tenho o mesmo problema que tu, mas quando estou em casa e quero aceder ao computador aqui na empresa para eventualmente limar algumas arestas num ou outro porjecto, uso o logmein.com. é gratuito, leve e exige muito pouco ou nada. A ligação é por https. Por um simples browser consegues aceder à maquina sem problemas.

5. b1t dA3m0n

b1t dA3m0n Power Member

Sim, o Windows de facto já contem o software necessario para operar como VPN "terminator".

Quando digo que nao é a forma mais segura de practicar VPN nao me refiro ao facto de isto poder ou nao ser feito com Windows (apesar de isto tambem ser um factor de inseguranca pois num servidor de windows correm muitos mais processos do que numa box dedicada) mas sim ao factor de nao ser considerada boa practica, expor o servidor que contem toda a informacao critica de uma empresa directamente "na linha da frente".

A ideia consiste no facto de que se um agressor conseguir comprometer o sistema responsavel pelo VPN, nao terá automaticamente acesso aos dados "de mao beijada".

Com a linha de productos "Small Business" é mesmo isto que a Microsoft sugere fazer, mas seguro seguro nao é.

Tudo isto nao passam de "best practices" porque funcionar funciona tudo.

6. infinity

infinity Power Member

Obrigado a todos pela ajuda!!

Vou testar e ver se encontro a melhor solução dentro destas duas opções!!

Depois deixo cá o meu feedback :)

Abraços!

7. infinity

infinity Power Member

tive a testar o logmein...

Aquilo da para transferir ficheiros na versão free?
    Aquilo fica bastante lento... é normal?

Desde ja o meu obrigado!

Cumps!

8. Bluestrattos

Bluestrattos Power Member

Na versão free não. O facto de estar lento é porque se calhar o upload de um dos lados é fraquinho. isso normalmente ajusta a cor/resolução de acordo com a velocidade da linha. Com tudo no máximo fica bastante lento mas raramente faço isso só quando preciso mesmo de ver as cores correctas. Tudo isso é passível de ser configurado.

Quando não é nada por aí além o simples preto e branco serve perfeitamente

Partilhar esta Página