1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ligação ventoinha 2pin-->3pin

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por noznika01, 22 de Agosto de 2007. (Respostas: 12; Visualizações: 784)

1. noznika01

noznika01 Power Member

Tenho para aqui uma ventoinha com um ficha fêmea de 2 pins (1 fio vermelho 12v + 1 fio preto).

Dúvida: posso ligar aos conectores da motherboard com 3 pins, respeitando a polaridade?

2. luxboy

luxboy Power Member

sim podes.. o 3pin é para ler a velocidade..

3. apoc

apoc Power Member

poder podes uma vez q o terceiro fio é só do sensor de rpm ... mas não o aconselho ...

liga directamente a uma molex ...

4. _Fighter_

_Fighter_ Power Member

Eu tenho o problema oposto:
    tenho uma fan de 120 na minha fonte que estou prestes a mudar para uma com leds. Só que a fan que está na fonte é de dois pins e as fans de modding são de 3 pins.
    Se um dos pins é apenas para ler a velocidade, penso que poderei apenas ligar os outros dois que fica tudo OK.
    Qual é o pin que lê a velocidade?

Cumps

5. apoc

apoc Power Member

normalmente o amarelo .... mas é facil ver se tiveres uma fonte extra ou uma bateria de 12V ..

6. luxboy

luxboy Power Member

ate com uma pilha d 9V da pa ver.. normalmente é o amarelo.. deves apenas ligar o vermelho e preto..

7. apoc

apoc Power Member

depende da voltagem minima de arranque ... ja tive fan's q so arrancavam aos 11 .. depende ..

8. luxboy

luxboy Power Member

pois mas e mto raro.. pk senao n seriam uteis visto k n podem ser controladas

9. apoc

apoc Power Member

qd são de qualidade ... normalmente 6 chegam em alguns casos apenas 5 ...

mas não desviando do topico ...

10. _Fighter_

_Fighter_ Power Member

thks. entretanto hoje fui à aqua e comprei isto:

Portanto tá resolvido.

Obrigado pela ajuda pessoal.

Cumps

11. luxboy

luxboy Power Member

nem era necessario isso.. isso apenas fara de extensao.. lol pk a parte onde ligas a tua fan continua a ter os 3pin.. a outra ponta ek so tem 2..

12. _Fighter_

_Fighter_ Power Member

Acredita que para aquilo que gastei nessa peça, valeu a pena, lol.

Cumps

13. noznika01

noznika01 Power Member

p/ ligar a uma molex teria de remover a ficha da ventoinha, soldar os fios da mesma aos cabos da molex,... não compensa.

porque é que não aconselhas?

Partilhar esta Página