Ligação ventoinha a USB

6600LIVE!

Power Member
Boas

Tenho uma PlayStation2 e ao desmontar para limpar lixei a ligação da ventoinha de refirgeração. Acontece que ta tudo impecavel mas sem a ventoinha tenho receio que a PS2 nao funcione bem, e acabe por aquecer de mais. Ja tentei soldar la no sitio e tudo isso mas nao consigo resolver o assunto. Pensei em comprar uma board nova à minha PS2. So que a board custa 55€ e eu so precisava de resolver uma simples ligação!?!!! Nao queria comprar tudo novo so por causa disso.

Será que algum de voces, tecnicos de eletronica, me podiam ajudar a resolver isto? Ja pensei no seguinte: a ventoinha tem 2 fios de ligação. Nao haverá maneira de atraves de um cabo USB, ligar a ventoinha por USB, as USB's frontais da PS2? O USB tem 4 ligaçoes, a ventoinha tem 2. Alem disso, nao percebo nada de voltagem nem nada de eletronica.

Alguem me ajuda, por favor?


PS- Sei, no entanto, que experimentei por em contacto duas pilhas AAA à ventoinha e ela rodava ligeiramente. Nao sei se o suficionete para refrigerar. Eu ate nao me importava que fosse um sistema a pilhas(LOL), sempre era melhor que quase comprar uma PS2 nova por causa de uma ligação estragada.. :S
 
Última edição:
Só podes ligar a ventoinha por usb, se a ventoinha suportar 5Volts, porque a ligação usb só consegue fornecer 5V.
 
tenta enviar fotos da situação... e se consegues com duas pilhas AAA exprimenta com uma de 9V

cumps..
 
Tira foto ah ps2 aberta, eu nem faço ideia do que tens lá dentro. Isso é uma slim ou das antigas? tu deves ter algures um pino na zona da fonte de alimentação que com sorte dá-te os 12V. A partir do usb consegues 5V mas pode ser pouco.

Não consegues soldar msm a ventoinha no sito onde estava antes?
 
É a PS2 FAT.

Logo que possa ponho aqui a foto dela aberta...

Quanto ao soldar onde estava: Eu tenho aqui um PDF com o mapa dos circuitos e o problema e que a fan tava ligada a um conectorzito branco que eu feito padeiro arranquei sem querer. COnslusao, eu nem esotu sequer a ver a continuidade do caminho dessas ligaçoes..~

Mas se desse para ligar a fotne tb n era ma ideia, embora eu n sei se onde estava tinha regulaçao por temperatura senao.. Alem disso tentei ligar a um sitio da fonte e a fan queimou com um "BUM!!", ja vou ter de mandar vir outra... Mas custam 5€, se me ajudassem a montar eram uns herois xD
 
podes comprar uma fan-usb ;)


E achas que nao ha risco de aquecer muito? E que nunca dava para a por no sitio certo, visto que a original tem uns encaixes especificos..

Quanto ao ligar a um transformador: Epah, eu n percebo nada de electronica, acho que isso era muito complicado para mim.. xD

Ate ja pus a hipotese de comprar uma PS2 nova, mas ainda sao quase 30conts, e eu tou a juntar para uma ps3 xD
 
Quanto ao ligar a um transformador: Epah, eu n percebo nada de electronica, acho que isso era muito complicado para mim.. xD

Está a ver aqueles transformadores (baratos nos chineses) de tensão variável? É simples, "destróis" a ponta do carregador e soldas cada fio da fan a cada fio do transformador.

Caso ainda não saibas a tensão a que a fan funciona, experimenta com pilhas, como óbvio começa por pilhas de 1.5v e vai adicionando mais pilhas em série e logo ves a que tensão funciona aquilo.

cumps
 
Pessoal, a fan pifou comprei nova. Esta ja diz: 7V ...

Experimentei 3 pilhas AA e nao arranca, mas com um toque ja funciona. So que 3 ou 4 pilhas AA sao grandes e tenho receio que se gastem depressa.

Sabem se ha pilhas com mais capacidade? E onde arranjo aquelas encaixes para pilhar de maneira a poder ter uma maneira mais facil de tirar e por a pilha. E que soldar directamente na pilha nao tem muito interesse... nem sei se é possivel xD :lol:
 
Pessoal, a fan pifou comprei nova. Esta ja diz: 7V ...

Experimentei 3 pilhas AA e nao arranca, mas com um toque ja funciona. So que 3 ou 4 pilhas AA sao grandes e tenho receio que se gastem depressa.

Sabem se ha pilhas com mais capacidade? E onde arranjo aquelas encaixes para pilhar de maneira a poder ter uma maneira mais facil de tirar e por a pilha. E que soldar directamente na pilha nao tem muito interesse... nem sei se é possivel xD :lol:
Estás a ver ,ás vezes encontras uma cena,onde se põe pilhas(Normalmente 2XAA),ainda ontem tive com um na mão,uma ligas lá a ventoinha e trocas as pilhas quando necessário.
Depois postofoto.
 
Vou usar uma pilha 9V, daquelas rectangulares, mas nao sei onde arranjar aquela ligaçãozita que encaixa na pilha e liga à fan :S
 
Xi.. comprei uma pilha 9V e isto quase levanta voo!!!!

Nao ha perigo, de a fans er 7v e eu ligar 9v? La barulho faz ela... :S

Que e que faço, pessoal?
 
Ok, ok, STOP! Andas a proceder mal desde o início, na minha pouco humilde opinião.
Até já fritaste a fan original, pelo que percebi. Não tive nenhuma PS2 até agora (por isso sou um traumatizado por PC), mas isso não pode ser uma fan muito grande.... Apontava para uma de 50 mm. Ok, compraste uma de 7V, deve dar se for razoavelmente boa mas a 9V vais-lhe tirar vida útil, gastas demasiada energia, as pilhas tão caras, causam poluição e, mesmo recarregáveis, vão dar trabalhinho.
O que deves fazer é: comprar (como já foi dito pelo CesarLuc) um daqueles transformadores dos chinocas (sem querer ofender o pessoal com icterícia) que se ligam à tomada e te dão nas pontas a diferença de potencial que tu quiseres, normalmente entre 0 e 12 V (têm uma rodinha que regula isso). Ligas as pontas à fan e ficas com ela a 7V e, caso ainda aqueça um pouco, podes dar-lhe controladamente mais "sumo". É uma solução simples e eficaz e não precisas de comprar uma mobo nova ou uma PS2.
Também acho que era uma boa ideia a do kanguru que dizia para se puxar um pinozito da fonte da PS2 mas, pode ser mais arriscado e complicado, caso seja possível (ainda não investiguei o interior da PS2, não te posso confirmar).
Pensa bem nisso, acho que pilhas não é boa solução....
 
lol, a fan com USB nem gira muito devagar, 5v's chega perfeitamente, aliás, até em passiva chegava, porque a de origem não anda nada, tenho aqui uma fan dessas pa vender, visto que a minha ps2 anda a dar as ultimas em termos do laser....
 
Back
Topo