Ligação Wireless VS. Ethernet

cuto

What is folding?
Boas caros amigos,

Tenho um asus wl-520g e placa asus wl-138ge, a partilhar net e pc's.

A questão que levanto (e não deve ser nova) é a perda de velocidade da ligação à net usando o router wireless. Para tanto testei a velocidade em http://speedmeter.fccn.pt/ usando o router e fiz o mesmo teste ligando o modem cabo via ethernet (tudo num só PC).

Resultado com ligação tvtel a 6 mbits:
Router a 2 metros do PC.

Wireless: Largura de banda útil: 4.36 Mbps

Etehernet:
Largura de banda útil: 7.56 Mbps

Ora, estando o router apenas a servir de AP à net, acho brutal a perda de velocidade. Tb. acho brutal ter contratado 6 mbits e ter quase 8 (que se confirmam em FTP).

Assim, seria interessante que postassem os vossos resultados, afim de se retirarem conclusões sobre as várias marcas.

Cumps.
 
Para tanto testei a velocidade em http://speedmeter.fccn.pt/ usando o router e fiz o mesmo teste ligando o modem cabo via ethernet (tudo num só PC).
Bem aqui fiquei um pouco confuso. Primeiro parece que ligaste o pc sempre ao router (uma vez por wi-fi outra por cabo), mas depois por isto que disseste parece que outra vez já ligaste o modem ao pc. Mas pronto, partindo do principio que sempre tiveste ligado ao router, um teste so por cada forma de ligacao, é pouco. tinhas que fazer uns 3 por cada e ai fazer uma média. Mesmo por wi-fi, 11mbps eram sufucientes para usar net sem limites. Mas a 2m deves ter mais que esses 11mbps, apesar de por vezes existirem, por exemplo, telemoveis por perto que fazem baixar essa velocidade...
 
Pois, talvez soe confuso...esclarecendo:

1º Teste via wi-fi (modem cabo ligado ao router) - a ligação dá a 54 Mbits embora a velocidade da net desça brutalmente.

2º- Teste com o cable modem ligado via ethernet directamente ao pc.

Era isto que, no fundo queria ver discutido.

Obgrigado
 
Quando quiseres fazeres testes do genero para poder compares resultados de varias configurações não convem ser com setup´s diferentes... Assim tas a recolher resultados errados.

O que deves fazer é ligar o modem ao router e depois ligares-te ao router por cabo e por wireless, e assim corres os testes para as duas ligações.

Só assim é que consegues ter uns resultados correctos, e como o amg_tech disse, e muito bem, convém correr varios teste na mesma configuração e depois fazer a média. Isto para evitar que certos factores alheios ao teste não influenciem muito os resultados.
 
Quando quiseres fazeres testes do genero para poder compares resultados de varias configurações não convem ser com setup´s diferentes... Assim tas a recolher resultados errados.

O que deves fazer é ligar o modem ao router e depois ligares-te ao router por cabo e por wireless, e assim corres os testes para as duas ligações.

Só assim é que consegues ter uns resultados correctos, e como o amg_tech disse, e muito bem, convém correr varios teste na mesma configuração e depois fazer a média. Isto para evitar que certos factores alheios ao teste não influenciem muito os resultados.

Ora bem,

Fiz exactamente como indicavas e (como suspeitava) o resultado é exactamente o mesmo. Ou seja, é indiferente ligar wired ao router ou ao pc. O desempenho mantém-se óptimo. A perda acontece só quando ligo via wi-fi.

De qq modo foi importante a dica, pois assim tenho a certeza que em modo wired o router tá óptimo....a questão qto. à perda via wi-fi mantém-se e posso assegurar que os testes têm sido variados incluindo ligação a FTP Privados e Newsgroups. Digamos que perco metade da largura de banda.


Cumps.
 
É normal haver perdas com a ligação Wi-Fi. Além de que os 55 MBits muitas vezes ser banhada e a velocidade real ser muito mais baixa, ainda tens os protocolos de segurança que te retiram largura de banda no tráfego, sendo mais visível essencialmente nos downloads a grande velocidade

Os Helpdesk's dos ISP's estão instruidos a perguntar aos utilizadores se utilizam wireless mesmo por causa disso e eu comprovei essas perdas com os meus equipamentos em casa
 
Eu nem ao lado do router consigo mais de 10mbit com wireless... Por ligação de rede ethernet consigo 14mbit de acesso à net. (Velocidades de transferencia para ligação 16mbit adsl)

Sempre que quiseres usar a linha ao maximo convem ligar o cabo de rede, visto que como ja alguem aqui disse muitas vezes os 54mbit dos routers são banhada. Principalmente nos routers que o consumidor doméstico tem bolsa para comprar!

Tambem pode estar relacionado com a protecção utilizada, eu uso WPA-PSK mas como nunca testei com outra ou sem nenhuma não posso garantir.
 
Tenho exactamente o mesmo problema.
Um router asus wl-520g. O adaptador wireless que uso é um asus wl-167g (54mbps).

O PC ligado ao router por cabo (wired) consigo transferencias na ordem dos 1.4-1.5Mbits! Com PC ligado ao router por wireless desce para metade... 590-650Kbps!
Estranho não?

Contactei a asus e depois de varios mails trocados eles disseram para eu levar o router à loja onde comprei para ser enviado para eles (asus). Chegou à uns dias. Enviaram-me um novo! Só agora tive oportunidade de o ligar e configurar e está tudo na mesma! Acontece exactamente o mesmo!!! Já experimentei com outros adaptadores wireless e tudo igual! Decididamente, este router não é grande "espingarda"!!! Não aconselho mesmo! (acho que é a 1º coisa da asus que não aconcelho:))

Já não sei o que faça... mesmo sem nenhum tipo de protecção acontece isto!

Alguém tem mais alguma sugestão?

Thnxs!
 
Tenho exactamente o mesmo problema.
Um router asus wl-520g. O adaptador wireless que uso é um asus wl-167g (54mbps).

O PC ligado ao router por cabo (wired) consigo transferencias na ordem dos 1.4-1.5Mbits! Com PC ligado ao router por wireless desce para metade... 590-650Kbps!
Estranho não?

Contactei a asus e depois de varios mails trocados eles disseram para eu levar o router à loja onde comprei para ser enviado para eles (asus). Chegou à uns dias. Enviaram-me um novo! Só agora tive oportunidade de o ligar e configurar e está tudo na mesma! Acontece exactamente o mesmo!!! Já experimentei com outros adaptadores wireless e tudo igual! Decididamente, este router não é grande "espingarda"!!! Não aconselho mesmo! (acho que é a 1º coisa da asus que não aconcelho:))

Já não sei o que faça... mesmo sem nenhum tipo de protecção acontece isto!

Alguém tem mais alguma sugestão?

Thnxs!

Pois, foi exactamente por isso que lancei este post: saber que routers perdem menos velocidade. Que se perca alguma largura de banda concordo, agora metade é demais. Acho mm que é banhada deste router.
 
Nas opcções do router tentem fixar a velocidade das ligações na norma G (54 Mbps) e voltem a fazer os testes...

Assim todos os aparelhos Wi-Fi ficam ligados ao router sempre a 54 Mbps mesmo que não necessitem dessa largura de banda, eu tenho essa opcção activada e isto funca bem...

P.S: Atenção que se tiverem dispositivos de norma B (11 Mbps) esses não se vão conseguir ligar, assim fixem na norma B...
 
Nas opcções do router tentem fixar a velocidade das ligações na norma G (54 Mbps) e voltem a fazer os testes...

Assim todos os aparelhos Wi-Fi ficam ligados ao router sempre a 54 Mbps mesmo que não necessitem dessa largura de banda, eu tenho essa opcção activada e isto funca bem...

P.S: Atenção que se tiverem dispositivos de norma B (11 Mbps) esses não se vão conseguir ligar, assim fixem na norma B...

Fyer_rp: o meu está sempre na norma G e o sinal tá semprea a 100 % e a 54 Mbits. No entanto, a perda em relação ao acesso internet é aquele que postei. Quanto à velocidade da rede, ou seja transferência de files entre pc's, essa não me preocupa, pois é bastante boa, embora não atinga os 54 Mbits.
 
Então tas a querer dizer que ligado ao router a 54 Mbps não consegues atingir a mesma velocidade que por cabo para um link ADSL de 6 Mbps.... Para esta ligação 11 Mbps deviam dar na boa e ainda sobrava largura de banda no link Wi-Fi...

Isso é tudo muito estranho nem que os 54 Mbps fossem divididos em 25 Mbps para download e 25 Mbps para upload mais meia duzia por causa do protocola Wi-Fi (protecções, correcção de erros, etc) ainda ficavas com mais de 12 Mbps para comunicações ( que é o dobro da tua ligação ADSL), logo não devia haver uma perda tão significativa...

Claro que o que eu disse acima não deve ser levado em conta, foi só um exemplo muito afastado da realidade, e serve apenas para ver que, mesmo neste caso hipotetico devias conseguir atingir os 6 Mbps na boa.

P.S: Tenta arranjar outro router e volta a fazer os mesmos teste. Eu quando arranjar tempo tb vou fazer o mesmo e depois posto os resultados... Agora fiquei curioso...
 
Última edição:
Back
Topo