ligações em paralelo (DC), Amperagem incorrecta?

PEDRO MIGUEL

Power Member
Boas
Aproveitando uma daquelas bombinhas de encher pneus (12 V) que se leva na mala do carro, para ligar á tomada de isqueiro, procurei fazer uma adaptação caseira para encher pneus da bike.

sabendo que a bomba consome á roda dos 5 A, até arranjar coisa melhor usei 3 transformadores de 12V ligados em paralelo (2+2+1.5 A), resultado: motor trabalhando engasgado, e a leitura do multímetro: 1.4A....

Supostamente não deveria ter uma corrente de 5 A na bomba? o que se estará passando?

gracias
 
Última edição:
não apenas irias somar as correntes se ligasses em serie...
assim vais continuar a ter algo entre 1.5 e 2Ah
estas a medir 1.4 porque os valores que vêm de referencia são valores ideais... ou Max.
 
no caso de teres duas baterias ligadas em serie somas as tensões e as correntes
por exemplo 12V 2Ah em serie com 12V 2Ah é igual a 24V 4Ah
se for em paralelo iras ficar com 12V 2Ah.
 
não apenas irias somar as correntes se ligasses em serie...
no caso de teres duas baterias ligadas em serie somas as tensões e as correntes
Errado.


Associação de geradores em série: tensão na carga = soma das tensões de cada gerador (- soma das ri) e corrente resultante da associação é comum a todos os geradores.

Associação de geradores em paralelo: tensão na carga = tensão individual dos geradores (- ri total da associação) e corrente resultante é = soma das correntes de cada gerador.

@PEDRO MIGUEL
Geralmente associam-se geradores com as mesmas características, principalmente em paralelo, porque neste caso se existirem geradores diferentes o gerador menor vai atuar como recetor. Logo é normal que estejas a medir 1.4A, quando tens um gerador associado com output de 1.5A.
 
Errado.


Associação de geradores em série: tensão na carga = soma das tensões de cada gerador (- soma das ri) e corrente resultante da associação é comum a todos os geradores.

Associação de geradores em paralelo: tensão na carga = tensão individual dos geradores (- ri total da associação) e corrente resultante é = soma das correntes de cada gerador.

@PEDRO MIGUEL
Geralmente associam-se geradores com as mesmas características, principalmente em paralelo, porque neste caso se existirem geradores diferentes o gerador menor vai atuar como recetor. Logo é normal que estejas a medir 1.4A, quando tens um gerador associado com output de 1.5A.
Bom, agora removi o transformador de 1.5A ficaram apenas o de 2 e o de 2.5A.

O trabalhar do motor melhorou (mais forte), mas o multimetro não estabilizou os valores (permanentemente alternando vários valores entre 0 a 1A). Porque terá acontecido isso?
 
Se continuas a ter dois transformadores de diferentes output max associados em paralelo, e a carga capaz de consumir o max que cada um deles debita, vai dar sempre barraca. O transformador menor vai "consumir" potência do transformador maior.
 
Se continuas a ter dois transformadores de diferentes output max associados em paralelo, e a carga capaz de consumir o max que cada um deles debita, vai dar sempre barraca. O transformador menor vai "consumir" potência do transformador maior.
Sim, mas enquanto não arranjar melhor vai dando para o gasto. O motor já debita ar suficiente com os 2A (intensidade do menor), só não entendi foi o comportamento confuso do multímetro na medição....
 
Ah (ampere-hora) é unidade de capacidade (usado para baterias), não de corrente (A - ampere, sem o 'h').

Ligar "transformadores" em paralelo não é boa ideia. Uma melhor ideia é pegar numa fonte de PC, ligá-la curto-circuitando o pino verde (PS_ON) do conector ATX a um dois pinos pretos (Ground) e usar um conector molex ou EPS (alimentação do processador) para ir buscar os 5A. Qualquer fonte barata ou mesmo muito velha deverá conseguir fornecer até 100-150W sem problemas na saída de 12V.
 
Porque o mais provável é teres (estares a ter) interações indesejadas entre os "transformadores"/fontes de alimentação. Por exemplo, se uma fonte tiver electrónica para regular a saída a 12.4V e outra a 12.2V, em teoria pode haver uma corrente elevada a "sair" da primeira fonte e a "entrar" para a segunda, em vez de ir tudo para o motor da bomba.

Resumindo, como essas fontes/transformadores não são exatamente iguais nem foram desenhadas para ligação em paralelo, só deve ser usada uma fonte, no máximo, uma vez que os fluxos de corrente serão imprevisíveis, pelo que na saída não se terá necessariamente 2+2+1.5=5.5A disponíveis. Aliás, tu próprio verificaste isso: ao retirar uma das fontes, o motor até ficou a trabalhar melhor.

O transformador menor vai "consumir" potência do transformador maior.
Não necessariamente.
 
Última edição:
Porque o mais provável é teres (estares a ter) interações indesejadas entre os "transformadores"/fontes de alimentação. Por exemplo, se uma fonte tiver electrónica para regular a saída a 12.4V e outra a 12.2V, em teoria pode haver uma corrente elevada a "sair" da primeira fonte e a "entrar" para a segunda, em vez de ir tudo para o motor da bomba.

Resumindo, como essas fontes/transformadores não são exatamente iguais nem foram desenhadas para ligação em paralelo, só deve ser usada uma fonte, no máximo, uma vez que os fluxos de corrente serão imprevisíveis, pelo que na saída não se terá necessariamente 2+2+1.5=5.5A disponíveis. Aliás, tu próprio verificaste isso: ao retirar uma das fontes, o motor até ficou a trabalhar melhor.


Não necessariamente.

Muito bem,

Vamos lá agora ao que nos revela a experiência da coisa:

De facto com os 3 carregadores, ficou claro que o mais fraco estava sugando energia dos mais fortes. Depois de o retirar melhorou o rendimento do motor.

No entanto, com o de 2.5 + o de 2.0 a "conversa" já é outra...
ou seja, posso desligar qualquer um dos 2 alternadamente, que o motor ressente-se de imediato...

conclusão: parece que com as 2 fontes ligeiramente diferentes, ou invés das 3, se consegue aumentar a amperagem fornecida. Não como inicialmente esperado mas, qualquer coisa já é ganho :001:
 
Se quisermos entrar em detalhes matematicamente dá para perceber o porquê de com 2 transformadores trabalhar melhor do que com 1 ou 3.

Assumindo que a carga nominal do motor são os 60W:
transformador de 2.5A = 30W;
transformador de 2.5A + 2A = 48.6W;
transformador de 2.5A + 2A + 1.5A = 43.2W.

Atenção isto é matematicamente, fisicamente a energia perde-se a vencer as f.c.e.m. e não costuma ser muito saudável para os motores trabalharem nestas associações paralelas com geradores diferentes.
 
transformador de 2.5A + 2A = 48.6W;
transformador de 2.5A + 2A + 1.5A = 43.2W.
Não percebi estas duas contas...

não costuma ser muito saudável para os motores trabalharem nestas associações paralelas com geradores diferentes.
não faz mal, quando pifar...pifou. Até gosto mais do trabalhar dele agora. Com mais carga debita rápidamente muito ar (bom para pneu de carro, não tão bom para bicicleta/patinete), e nunca pára quieto no chão....
 
Não podes fazer U x I direto, tens de descontar as perdas em f.c.e.m, dividir por Ic, subtrair ao U e só depois podes calcular P.
Isso não é o equivalente a considerar um rendimento X% ? ....de qualquer maneira, antes de fazer a associação eu medi a voltagem dos 2 transformadores e ambos deram superior a 12V....um até deu quase 13.
 
Não, o motor em si há-de ter um rendimento determinado pelas suas características elétricas e mecânicas, mas nos transformadores o rendimento é praticamente 100%.

Como já te disse o problema da "queda de potência" deve-se à associação de transformadores diferentes, em que o menor fica a funcionar como recetor.
 
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