1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Está disponível o Comparador ZWAME em versão beta.
    Mais informações.
    Remover anúncio

Ligar 2 discos reconhcendo como um só...

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por banid0, 29 de Agosto de 2002. (Respostas: 13; Visualizações: 879)

1. banid0

banid0 Power Member

Bem acho que isto e conhecido como RAID...

O que fazer? O que é necessário? Quantos €€€ pa isso?

Aceitam-se sugestões :001: :001: :001: :001: :001:

2. jfbbms

jfbbms Power Member

Raid0, podes comprar isso como uma placa pci ou ja estando incorporado numa board... dinheiro para uma pci anda a volta dos 10/11 contos tipo promisse tx2 .

Mas tb se um disco falhar nao aproveitas nada....

3. banid0

banid0 Power Member

não aproveito os dados ou o disco que ficou bom??? se for os dados kaguei pa isso...lolol!

10 cts...podia ser mais baratito...essa plaka da pa kto?4 diskos?

bla bla bla :001: :001: :001: :001: :001:

4. jfbbms

jfbbms Power Member

5. SpEeDyGoNzAlEs

SpEeDyGoNzAlEs Power Member

Se te estás a lixar para os dados não vejo porque precises de RAID... Para a velocidade? O dinheiro que irias investir mais valia comprares um só disco ......

Enfim ...

6. timber

timber Zwame Advisor

bem aqui se ve mais uma vantagem do linux alias do UNIX em geral sobre o windows.

7. ZoMmMm

ZoMmMm Power Member

banid0: Um amigo meu comprou uma placa dessa k lhe custou á volta dos 6/7 contos.

Tenho uma dúvida, ñ sei bem como trablha o RAID... tenho dois diskos, um 40GB e outro de 20GB, tenho a Epox8k3a+, se ligar os dois diskos ao IDE3, o PC vai reconhecer um disko de 60 GB ?

Istu trás alguma vantagem ? Velocidade ? :rolleyes:

8. WarLock

WarLock Power Member

podes fazer por software ... o nt ou o 2000 fazem isso na boa ...

convem e teres mais discos 1 disco para o sistema

depois se tiveres mais 2 podes fazer um stripe set com eles (raid0)

sem comprar placas adicionais ... tb fazes raid 5

9. banid0

banid0 Power Member

Se te estás a lixar para os dados não vejo porque precises de RAID... Para a velocidade? O dinheiro que irias investir mais valia comprares um só disco ......

Enfim ...
    -----------------
    O disco seria pa dados temporarios...(edicao de video)

Quanto ao que diseram que vantagens trazia...tens um disco maior...por ex um maxtor 160gb saum 100cts e dois WD 100gb saum 100 cts na mesma...so por isso :P :P :P

edicao de video o ppl precisa de MONTES de espaco >(

15gb por h (a falar por baixo , depende da resolucao)

bla bla
    ---------
    podes fazer por software ... o nt ou o 2000 fazem isso na boa ...

convem e teres mais discos 1 disco para o sistema

depois se tiveres mais 2 podes fazer um stripe set com eles (raid0)

sem comprar placas adicionais ... tb fazes raid 5

N percebi NADA

-------

PS: Sou novo aqui no forum : como e ke vcs metem akela sena "n sei kem posted this"...e ke se ve melhor.

bla bla again

10. SpEeDyGoNzAlEs

Essa unidade monetária já não está em vigor...

15 GigaBytes por hora? Vais trabalhar com resoluções (duas vezes) superiores à resolução de DVD's? ...

11. SpEeDyGoNzAlEs

Por debaixo de cada post, do lado direito, tens dois botões, Edit e Quote.

O Edit serve para editares o TEU post, caso detectas algum erro (Eu já detectei bastantes eheh), e o quote serve para fazer isso que queres :)

12. banid0

banid0 Power Member

ok ok n e 100 cts é 500€ ...

kto a resolucao e precisamente a de dvd
    so ke lembrate rapaz -> DVD = MPEG2 ou seja e um formato com compressao...

pa capturares video...ou tens ganda makina que te encoda em mpeg 2 em realtime...o ke e dificil tem k ser mmo um processador dos mais recentes (por ex P4 >2.5ghz)

ou então capturas com um codec mais rapido pa n perders frames...que é o caso do MJPEG...so que n tem kuase nenhuma compressao...5MB/s a 720x576 25Fps.. embora seja de qualidade superior ao DVD mas isso e outra historia
    END!!!

PS: quanto ao edit ja tinha usado...alias usei agra mmo pa por este PS:-D :-D :-D
    em relacao ao quote n fikei muito convencido pk n konsegui kupiar tudo :003:

kaga... NEXT!

13. kazuza

kazuza Power Member

Hey people! Só bacoradas...
    É assim:
    RAID tem vários modos. Os mais actuais são 0,1 e 5.
    RAID 0 é o que se usa quando se pretende maior performance (stripping), pois os dados são "divididos" e escritos ao mesmo tempo em discos rígidos físicos diferentes. Se um avaria, perdem-se os dados todos.Convém serem discos de igual geometria (iguais).Somam-se as capacidades dos 2 discos.
    RAID 1 é o tipo de RAID quando se quer uma tolerância de falhas mínima (mirroring), de modo a que se um falhar, o outro contém todos os dados.Têm que ser de igual geometria (iguais).Capacidade total igual ao tamanho de um dos 2 discos.
    RAID 5 Aliás, o mais seguro de todos.
    São 3 discos, os quais guardam 1/3 de informação de cada um dos outro 2 discos. Se um disco avaria, os outros reconstroem a informação do disco perdido quando for inserido um novo volume (HotSwap é um espectáculo!).Têm que ser exactamente iguais. Capacidade total =1/3 da soma das capacidades individuais de cada 1 dos 3 discos.

Combinações: Exemplo RAID 0+1, ou RAID10
    2 RAID 1 a fazer stripping (RAID 0).
    Espero que tenha esclarecido algumas coisas.
    Conselho: NAda de RAIDs onboard ou PROMISEs. visto esse hardware necessitar de software para funcionar (não são sistemas RAID por puro hardware!)
    Só estarão a tirar recursos à máquina!
    Optem por uma baratucha ADAPTEC ATA RAID 1200A.
    É a que eu tenho e é uma maravilha!

14. nagger

nagger Power Member

No tomshardware tem um bom guia sobre discos IDE, sistemas RAID, etc.

Partilhar esta Página