1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ligar 2 HDD com 1 DVD e gravador

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por saulfarelo, 8 de Setembro de 2002. (Respostas: 11; Visualizações: 1172)

1. saulfarelo

saulfarelo Power Member

Ois pessoal. Gostaria que me explicassem sem possível qual a maneira + eficaz de ligar dois HDD , 1 DVD e 1 RW de modo a que consiga fazer cópias fiáveis?
    Já agora, devo ligar o dispositivo master em em que parte da ficha IDE? No extremo? ou no meio?
    Aceito sugestões também.

Obrigado pla atenção

2. kazuza

kazuza Power Member

Pessoalmente, e de modo a que possas obter a melhor performance, vais ter que optar por uma destas duas configurações:

Configuração 1: Para gravações "on-the-fly"

IDE1
    M: HD Sistema (onde está o Windows)
    S: DVD

IDE"
    M: CD-RW
    S: HD

Configuração 2: Para gravações a partir do disco

IDE1
    M: HD Sistema
    S: HD Cache (onde está a "data" que queres gravar)

IDE2
    M: CD-RW
    S: DVD

O master convém ser sempre colocado no extremo do cabo IDE, mas são os jumpers que redireccionam a configuração...

3. Moliko

Moliko Power Member

Isto é algo que hoje em dia já não é de todo muito importante uma vez que os novos RW têm todos tecnologia Burn-proof, Just Link, o k lhes kiserem xamar... :) . Alguns programas de gravação aconselham e bem a ter o leitor e o gravador em IDE's diferentes, permitindo assim uma transferência de dados mais bem controlada. Assim o melhor é ter o DVD com um HD e o RW com o outro HD. Bem o ideal hoje em dia é ter uma mobo com RAID. Os HD vão pras controladoras RAID e o DVD e o RW nos IDE normais. Mas sinceramente se o teu RW tiver burnproof atão é um tanto ao quanto indiferente esta organização de HD com o DVD, RW até pk às vezes acontece que os cabos IDE não tem comprimento pra ir de um disco até um cdrom...

Quanto à questão das posições no IDE, apesar de dizer que o do meio é pro SLAVE e o da ponta (que não a AZUL - se tivermos a falar de cabos ATA100) é pro MASTER... eu nunca tive problemas em trocar as posições desde que os jumpers tejam todos bem configurados, até pk isso obriga às vezes a torcer cabos e a deixar as coisas mto mal arrumadas

Axo k tá tudo... se não for bem assim corrigam-me sff que nã keru enganar ninguém ;p

4. kazuza

kazuza Power Member

Pois,só que de cada vez que o "burn proof" entra em acção, não te faz nada a não ser gravar em vazio nesse espaço e criar-te atalhos para um block mais à frente, ou seja, está-te a queimar espaço do CD!!!!

5. Tecnoboy

Tecnoboy Power Member

Normalmente este é sempre o melhor tipo de configuração que podes ter ! Usa este assim para performance e gravações on the fly ! ;)

6. saulfarelo

saulfarelo Power Member

Obrigado pelas dicas. Mas afinal, a extremidade do cabo IDE destina-se ao Master ou ao slave??

7. kazuza

kazuza Power Member

8. saulfarelo

saulfarelo Power Member

Estranho, pensei que no meio da IDE fosse melhor porque não é no meio da IDE o caminho mais curto para a transmissão de dados, logo melhor para o CDRW??

9. kazuza

kazuza Power Member

Não, porque todas as ligações que vão ao Master, também vão ao Slave. É a configuração dos jumpers que selecciona (e inverte) alguns cabos!

10. Marsupillami

Marsupillami Power Member

Hum, eu pessoalmente não concordo muito com esta estratégia. Normalmente uso no IDE1 o disco (só tenho 1), e no IDE2 o DVD e CD-RW, isto pq o disco normalemnte é UDMA66, UDMA100 ou UDMA133, enquanto o DVD e CD-RW quase de certeza que são UDMA33! Logo, se meteres um disco UDMA100 no memso canal que um CD-RW UDMA33, os disco passa a UDMA33! Pra mim rende mais o disco sozinho, pq gravo sempre Cd Original->Disco - Disco->Cd Virgem. Mas se fazes copias on the fly, então rende mais os gravadores em canais separados!

11. Tecnoboy

Tecnoboy Power Member

Nop, enganas-te, o disco continua a funcionar em UDMA 100 e o CD.ROM ou DVD em UDMA33 ou 66 consoante o protocolo que ele suportar...

12. fjabrantes

fjabrantes Power Member

colocaçao dos cabos e dispositivos

eu tenho 2 discos e cdrom e mais gravador
    sempre me disseram e o que ouço dizer, para colocar o gravador
    no ide2 em slave e em master o cdrom
    no ide1 os 2 discos.
    acho que e assim que se deve fazer.

Partilhar esta Página