1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ligar 3 computadores em rede

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por RAMPAGE, 30 de Setembro de 2006. (Respostas: 6; Visualizações: 2980)

1. RAMPAGE

RAMPAGE Power Member

Boas

Tenho uma grande necessidade de construir uma rede em casa, mas tenho muitas dúvidas tanto na configuração de hardware como de software.

Eu tenho:
    3 computadores
    1 Impressora Laser
    1 ligação á internet Tvtel (com o modem Terayon ta-102), ligado a um computador por porta de rede.
    1 Surecom EP-4504AX (Cable/DSL Gateway Router Plus 4-port switch)

As minhas dúvidas realcionam-se se sou obrigado a ter um servidor e nesse caso o servidor terá que ter 2 placas de rede.

Também não compreendo o Router, pois têm 6 entradas a 1ª diz WAN, as 4 seguintes têm números e a última diz uplink.

Já agora se souberem de um bom tutorial, tanto neste site como noutros digam algo.

2. eXcept

eXcept Power Member

Simples

Ligas o modem à porta WAN do Router, e todos os outros computadores a 3 das 4 portas restantes do router. Com esta configuração não precisas de ter qualquer PC ligado para os outros terem net.

3. vitor_daniel

vitor_daniel Power Member

boas

Se usares um router não precisas de de servidor (qualquer pc poderá aceder à internet independentemente de os outros estrarem ou não ligados).

Para pores a rede a funcionar apenas tens de ligar os pcs ao router via ethernet ou wireless (caso o router tenha wireless) e ligar o router a internet (caso tenha modem imbutido) ou a um modem ethernet.
    Por fim basta configurar o router e os pcs.

Fica bem

4. RAMPAGE

RAMPAGE Power Member

Antes de tudo obrigado pelas informações, Já tenho a rede a funcionar e foi mais fácil do que parecia, inclusive nas configurações por software, mas ...

Um dos computadores quando faz a pesquisa por servidores para o source, faz com que os outros computadores falhem na ligação da internet.

Será isto devido a não ter configurado o Router, é que não estou a utilizar nenhum programa de configuração do router, pois não o encontrei ou não sei aceder a esse programa.

Se souberem o que se passa digam.

obrigado

5. vitor_daniel

boas

Para configurar o router basta introduzir o ip do mesmo no browser (os router que andam por aí são configurados por html). Dá uma vista de olhos no manual por causa da password e para saberes o ip dele.
    Quanto aos pcs falharem a conexão quando tens o source a procura de servidores poderá ser devido a ele estar a usar uma grande parte da largura de banda fazendo o resto dar timeouts.

Diz qual é a velocidade da tua ligação.

fica bem

6. RAMPAGE

RAMPAGE Power Member

Bem já acedi ao router via internet, mas andei lá ás voltas e não encontrei o que queria.

Eu tenho a ideia que é possível adequar velocidades a cada computador da rede, por exemplo:

Comp1: 1,5Mb
    Comp2: 1,0Mb
    Comp3: 500KB

Assim mesmo que um computador procure ficar com toda a banda para si, este sistema não deixaria.

Uso Tvtel 3MB

Obrigado

7. vitor_daniel

Pessoalmente nunca ouvi falar disso. No entanto alguns routers trazem um sistema de QOS que permite prioritizar o tráfego de determinado protocolo em determinada porta.

Também dá é para escolheres a velocidade a que a wireless irá funcionar, mas esta opção é para todos os pcs em simultâneo .

Partilhar esta Página