Ligar AP a rede Wireless pública grátis

meira78

Power Member
Na minha freguesia disponho de uma rede wireless municipal que disponibiliza o sinal de rede wireless mediante o registo de dados e a consequente introdução de username e password no portal de acesso da página web do sistema.

O sinal é disponibilizado livremente e forma gratuita através de um AP ligado a uma antena omnidireccional de cobertura abrangente com linha de vista até cerca de 3 km (testado com um PC Portátil com linha de vista com a antena).

No entanto e para distâncias mais curtas e sem linha de vista com o AP não é possível aceder à net.

O que pretendemos é colocar mais um AP numa zona com linha de vista com o Ap principal de forma a efectuar a repetição do sinal para o PC.

segundo a informação que me deram é necessário que esse AP secundário que pretendo adquirir tenha a função de REPETIDOR de forma a repetir o sinal que é disponibilizado pelo AP principal para o PC, fazendo o AP secundário a função de repetição.

Procurei por várias lojas online, físicas e pedi conselhos e ouvi respostas totalmente contraditórias. Uns referem que para fazer isto não é necessário o AP ter a função de REPETIDOR e outros recomendam essa função.

Em que é que ficamos?

Desde que exista um AP principal (como existe ligado a uma antena omnidireccional), será possível ligar vários APs sucessivos, mesmo que esses não tenham a função de REPETIDOR para que vários PCs possam receber o sinal destes Aps sucessivos?

Será fácil configurar este último AP, mesmo para um leigo em informática, bastando apenas configurar essa função de AP através do link de configuração do router, uma vez que não é possível ligar por cabo ao AP principal para configurar o segundo, pois este tem uma antena omni ligada a ele e encontra-se colocado numa altura elevada de uma habitação pública?

Obrigado pela vossa ajuda.

Agradecia a vossa urgência.
 
Tens 2 maneiras de repetir o sinal...

Ou por REPETIDOR : Routers ou AP com Repetiçao de um sinal original, ou seja o router original nao precisa de nada, basta estar a emitir o sinal

Ou WDS : Routers ou AP, que nao tem uma norma espesifica de repetiçao, mas em que ambos os dispositivos tem de estar emparelhados(com MAC Adress em ambos) para repetirem o sinal ou expandir. Ambos os dispositivos tem de ter esta norma activada.
 
Back
Topo