1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ligar canais de 12V da fonte de alimentação em paralelo.

Discussão em 'Electrónica' iniciada por Lancaster, 5 de Agosto de 2009. (Respostas: 10; Visualizações: 4437)

1. Lancaster

Lancaster To fold or to FOLD?

Ora boas..

Preciso de alimentar um carregador de baterias ( um EOS 0610i DUO2 [PDF], é para carregar baterias de Lítio para helicópteros/aviões RC ), e preciso de uma fonte de alimentação para o gajo que me deite cá para fora entre os 12V~15V e que suporte uma corrente de 30A aproximadamente ( quanto mais melhor )...

Estive a ver fontes de alimentação de electrónica mas tudo o que vi era demasiado caro ( algumas até mais caras que o próprio carregador... )

Então pensei numa fonte de alimentação de PC, é barata, super eficiente e aguenta com tudo..

Vi por exemplo a: LCPower Scorpio 480w, tem 2 canais de 12V com 18A cada.. se os ligar em paralelo fico com 12V com 36A... o que era perfeito para o carregador..

Só me falta saber é se posso ligar os dois canais de 12V em paralelo sem trazer problemas...

Sei que não consigo debitar os 15V...mas os 12 já chegam para as baterias que tenho...

Claro que se os gurus de electrónica daqui encontrarem uma fonte de alimentação de bancada barata com estas características era melhor ainda porque escusava de andar a "inventar"...

Gracias e hasta all [[]]

2. Lancaster

Boas...

30A é demasiada fruta... isso sim... quando vi os "requirements" para a fonte de alimentação até me deu uma coisa má...

No meu caso não vou usar ao máximo o carregador, porque as baterias não aguentam carregamentos superiores a 2,2Amperes... ( outros modelos maiores de baterias é que suportam cargam superiores )..

Portanto no máximo dos máximos vou usar 4,4Amperes ( dá para carregar duas baterias ao mesmo tempo ) no total... queria era já ficar com algo que me desse para o futuro... mas como as fontes de alimentação para PC até estão baratas..

Mas de resto posso ligar os canais em paralelo certo?

Gracias [[]]

3. WindWalker

WindWalker Power Member

Curiosidade: quais são a tensão (V) e a capacidade (Ah) nominais dessas baterias? Quantas são as baterias? Como estão conectadas (associação série/paralelo)?

4. ruben-moniz

ruben-moniz I fold therefore I AM

eu faço isso para carregar as minhas baterrias, comprei uma psu aqui no forum e ligo o meu caregador as linhas de 12 volts, nao existe problema, agora eu uso 3-4 amperes, (btw belo carregador que tens ai) quantas cells vais carregar ao mesmo tempo e a que amperes ? se forres carregar só 2 batterias de 4000mah 3cell nao precissas de 30 amperes, logo podes ligar à tua fonte, esse carregador so vai pushar os 30A se meteres umas quantas baterrias a carregar ao mesmo tempo a 1C ou mais.

Explica melhor a tua situaçao.

e ja agora que aviao/heli tens ?:D

PS: ja vi que so vais usar 4 amperes, entao a fonte aguenta perfeitamente se tem 18 amperes mesmo que a efficiencia do carregador seja muito baixo nunca vai puxar 18 amperes

Última edição: 6 de Agosto de 2009
  5. Lancaster

Boas..

São umas 11,1V 2200mAh 3S 20C ( 25C em pico ).. ou seja tem 3 células em série... os 20C é a capacidade de descarga em modo contínuo que no caso destas são 44A ( 2,2A X 20C )...

Pelo que dei pelo carregador espero que a eficiência do gajo seja bem alta... que o gajo não foi barato...

E btw, pergunto-te já, tiveste que por alguma resistência na linha dos 5V para simular carga? Ou não precisaste?

Os 30 amperes é só mesmo no futuro, com estas baterias não me arrisco a carregar a mais de 1C se calhar nem vou chegar a tanto... era mesmo era para ficar preparado para o futuro em questões de fonte...

Actualmente tenho um Belt-CP ( heli pois claro ) ( http://diariodevoo.mundodotio.com, as minhas experiências até agora )...

Mas estou a equacionar a compra de um T-Rex 500/600 eléctrico ( daqui a uns meses ), e este já precisa de umas baterias à homem... 22.2V 6S de 4000mAh ( dependendo da configuração ), aqui é que o consumo já sobe e de que maneira, e se comprar umas baterias da Hyperion que dão para carregar a 2C/3C e mais... aí esgoto logo a fonte..

Por isso é que ando com esta guerra toda com a fonte de alimentação para o carregador..

Queria ver se ficava já prevenido...

Gracias e hasta all [[]]

6. ruben-moniz

Boas, nao percebi o que querias perguntar, claro que tambem nao percebo muito disso, o que eu faço para a fonte ligar é meter um cabo em U a ligar 2 pinos, podes ver aqui como fazer.

eu tenho um carregador da multiplex e tenho 4 baterias de 11.1v 4000mah e carrego-as uma de cada vez com a minha fonte ou entao ligo o carregador mesmo na fonte do meu pc e fico a jogar e a tomar "conta" das baterias ao mesmo tempo, o carregador só puxa a volta de 4amperes e nunca deu problemas.

cumps

7. Lancaster

Boas..

Em algumas fontes, é necessário por uma resistência nos 5V para simular carga, senão ela não te debita os 12V... devolve bastante menos... ( isto segundo o que li há uns tempos atrás... )... Não sei se ainda é válido ou não..

E tu o que é que voas?

E essas de 4000mAh upa upa...

Gracias e hasta all [[]]

8. ruben-moniz

Essa parte da resistencia nos 5v nunca tinha ouvido por isso nao te sei responder.
    Tenho um wild hawk e um trainer que tinha um motor 7.5cc que converti para electrico e que leva 4S2P um total de 8 baterias, eu estava para comprar o blade 400, mas decidi ir para avioes.

9. Lancaster

Boas a todos..

Já consegui resolver o meu problema..

Falei com um rádio-amadorista ( será que é este o termo ) que também tem a panca pelos heli's..

E ele recomendou-me umas lojas espanholas..

Encomendei ontem uma fonte de alimentação com 45A de pico regulável de 5V a 16V por 89€ + portes...

Comparado com os preços de cá...é um espectáculo..

Hasta all e obrigado [[]]

10. WindWalker

WindWalker Power Member

Qual é a loja?

11. Lancaster

Partilhar esta Página