Ligar Disco Externo a intranet e internet ??

Colly

Power Member
Boas,

Gostaria de ter alguma ajuda em como ligar um disco externo USB a uma rede interna e conseguir ter acesso ao mesmo através da internet.
Tenho uma rede com 1 router da ZON onde estão ligados 5 computadores e 2 impressoras. Tenho um disco USB ligado a uma Iomega Wireless Data Station que por sua vez liga ao router por cabo (o router não tem entrada USB). Os computadores têm acesso ao disco, às impressoras e à internet.
A minha questão é o que fazer para que alguém numa rede diferente consiga ter acesso ao disco através de um browser.
Gostaria de uma solução simples de implementar e que tenha o mínimo de segurança. Não estou interessado em soluções tipo Google Drive ou afins.

Deixo algumas questões adicionais:

1-É possível que o disco seja acedido externamente só ligado ao router? Sem computador associado?
2-Já tenho um domínio de internet, é possível criar um subdomínio que me encaminhe directamente para o disco através de login?

Obrigado e cumprimentos.
 
Boas

A solução passa por criar uma vpn.
Tens duas opções ou poes um pc a fazer de servidor de vpn, ou compras um router que suporte vpn. Os drytek são bons e mesmo os modelos baratos suportam no mínimo duas vpn's.
 
Obrigado pela resposta.
É possível criar uma VPN de forma fácil ou é algo que requeira alguém com conhecimentos avançados de redes? Basta googlar?
Presumo que o router da ZON não tenha essa possibilidade de VPN, certo?
 
Back
Topo