Ligar dois PC's em Wireless

Hugo_m

Membro
Antes de mais bom natal a todos e bom ano novo. :D

Criei este topic para me puderem esclarecer certas dúvidas que tenho sobre redes domesticas.

Nunca fiz nenhuma ligação deste género e tb nunca trabalhei com router's e coisas parecidas logo o meu conhecimento nesta materia e nulo.

Sem mais rodeios vamos ao que interessa. Ora bem, agora pela altura do natal vou adquirir um pc novo, no entanto o que possuo actualmente vai ficar a ser utilizado na mesma. O que queria era arranjar uma forma de poder partilhar ficheiros e internet entre ambos os pcs.

Eu gostava de saber é que material existe que me permita fazer a ligação entre os pcs e como? Por exemplo se existe alguma especie de adaptador usb que me permita ligar ao pc que tenho agora e depois ligar o router ao futuro pc ligando o router ao tal adaptador...talves esteja uma pouco confuso mas se for necessario posso fazer um esquema no paint ou photoshop para me exprimir melhor hehe...

Outra coisa que queria perguntar era o seguinte. O meu modem é o Icedata 500 da Sapo, ou seja, ja está muito desactualizado, devo substituir por um melhor (ethernet) ou dá para ligar a net utilizando o tal router que comprarei para partilhar a net sem ser necessario um modem?

Como vêm tenho muitas duvidas e qualquer esclarecimento é bem vindo, sinceramente isto de ligar dois desktops em casa não é pêra doce lol.

Thanks in advance ;)
 
Boas Hugo...
Assim muito resumidamente aqui vai

1º - Um router faz o que queres.Partilhas ficheiros e Internet entre os dois pcs!

2º - Pensa em adquirir um modem que tenha ligação Ethernet para o ligares ao router.

3º - Relativamente aos adaptadores USB é uma boa opção para partilhares ficheiros entres dois pcs mas não Internet.

Alguma duvida é só dizeres, ajudo-te a esclarecer no que puder.

Cumps
 
Oi j0rg obrigado pelas dicas, eu tenho andado a pensar em adquirir este kit:

http://www.*****.com/pt/pt/316243/art/d-link/kit-wifi-54-mb-dsl-924-mo.html

Pensei que fosse uma boa opção e o preço considero-o bom visto que inclui router e adaptador...

É mesmo necessário adquirir um modem e um router ou dá na mesma para ligar à net com um modem/router?

Não pretendo um router muito caro, apenas que dê para partilhar net e ficheiros, mesmo com a norma G penso que fico bem servido na mesma, acho que não trás muitas vantagens já adquirir equipamento de norma N.

Eu não percebo muito disto (como ja se deve ter notado hehe) o que aconcelhas em vez de um adaptador usb para poder partilhar net?

Assim falando num orçamento de no máximo uns 100€ ou pouco mais, que "kit" me indicariam tendo em conta que não quero um material topo de gama, um simples conjunto que dê para ligar dois desktops para partilhar net e ficheiros dá bem, não é necessario porta usb no router e coisas do género.

Mais uma vez muito obrigado por teres ajudado nesta escolha muito importante e pela atenção ;) , estava a ver que a minha thread não ía ter nenhuma resposta :D

Fica bem
 
Última edição:
Oi j0rg obrigado pelas dicas, eu tenho andado a pensar em adquirir este kit:

http://www.*****.com/pt/pt/316243/art/d-link/kit-wifi-54-mb-dsl-924-mo.html

Pensei que fosse uma boa opção e o preço considero-o bom visto que inclui router e adaptador...

É mesmo necessário adquirir um modem e um router ou dá na mesma para ligar à net com um modem/router?

Não pretendo um router muito caro, apenas que dê para partilhar net e ficheiros, mesmo com a norma G penso que fico bem servido na mesma, acho que não trás muitas vantagens já adquirir equipamento de norma N.

Eu não percebo muito disto (como ja se deve ter notado hehe) o que aconcelhas em vez de um adaptador usb para poder partilhar net?

Assim falando num orçamento de no máximo uns 100€ ou pouco mais, que "kit" me indicariam tendo em conta que não quero um material topo de gama, um simples conjunto que dê para ligar dois desktops para partilhar net e ficheiros dá bem, não é necessario porta usb no router e coisas do género.

Mais uma vez muito obrigado por teres ajudado nesta escolha muito importante e pela atenção ;) , estava a ver que a minha thread não ía ter nenhuma resposta :D

Fica bem

Bem visto que não queres um equipamento topo de gama, penso que com esse modem/router ficas bem servido e irá dar para fazer aquilo que queres sem problemas apesar de este equipamento normalmente ser um pouco mais caro de que comprares só um router e atenção que os portes da ***** não são nada baratos...

Agora ou compras o modem/router, ou então caso queiras comprar só um router ai aconselho-te a adquirir um modem por Ethernet e esqueces ligações dessas por USB só dão problemas.

Relativamente as normas, não vale apena ires para a N, a G serve muito bem..Primeiro porque esta tecnologia ainda está bastante cara, depois é os equipamentos que temos em casa que a maioria só suporta a B/G, logo ai tinhas que comprar novas placas ou pens USB para te suportar a nova norma N, não é viável!!

Cumps
 
basta um router com modem (agora com wireless ou não é contigo), se são 2 desktop, tens simplesmente de os colocar na mesma rede, ou seja dar-lhes o mesmo nome de rede (em definições de rede), partilhar os ficheiros que pretendes (propriedades ->partilha de ficheiros), e basicamente tá feito.

ou seja
tomada -->router |<---> pc1
|<---> pc2

A linksys tem kits muito bons e o preço tendo em conta qualidade/preço a meu ver é muito bom.
 
Back
Topo