Ligar duas portas USB em série

«R34P3R»

Portugal@Home Member
Esquema:


esquemausb2xc4ql3.png


A tensão oferecida por uma porta é de ~5V, colocando duas portas em série como o esquema sugere, passamos a oferecer a fan ~10V.

Tentei com duas pilhas de 9V (total 18V) e a fan quase que voou!
Ter a fan ligada por USB será um desafio? Alguém já tentou?





cumpzZz
 
Isso o quê?

Isto: "Isso seria válido com fontes independepentes em série." ??

Fontes independentes são pilhas, por exemplo. Por isso é que conseguiste 18V juntando duas pilhas.

Com dois transformadores também funciona.
 
uma espécie de explicação rápida...

o +5V de uma fixa é igual a todas as outras.

se ligares um positivo qualquer com um negativo qualquer = PUMMM


Fazer fontes separadas... mais vale comprar um transformador de 12V...

Abraço
 
Isso o quê?

Isto: "Isso seria válido com fontes independepentes em série." ??

Fontes independentes são pilhas, por exemplo. Por isso é que conseguiste 18V juntando duas pilhas.

Com dois transformadores também funciona.


Estou a falar disto:
WindWalker disse:
Mas a proveninência dos +5V de cada porta USB deve ser a mesma, logo é fazer um curto-circuito ao alimentador das portas USB.


@AcidDagger: Estou a falar em juntar a tensão de duas portas USB de modo a ter 10V para uma FAN.





cumpzZz
 
Não vos vou massacrar mais com as minhas dúvidas de noob:D Eu já entendi porque não dá;)

Era óptimo conseguir arranjar uma maneira de o fazer, e há, só que ainda não tenho as "skills" para isso.



Obrigado pela Paciência




cumpzZz
 
pera é capz de dar sim... agora tou a lembrar... um amigo meu tem um disco externo e aquilo tras duas fichas USB num so cabo... uma é para os dados e para 5V e o segundo é para lhe dar mais 5V... ligado correctamente é capaz de DAR! ;)
 
pera é capz de dar sim... agora tou a lembrar... um amigo meu tem um disco externo e aquilo tras duas fichas USB num so cabo... uma é para os dados e para 5V e o segundo é para lhe dar mais 5V... ligado correctamente é capaz de DAR! ;)

Ya... as fichas USB estão é ligadas em paralelo... não é em série.

Abraço
 
eu tenho um disco desses...

a segunda ficha serve para ligar em paralelo e ter mas Amperes para o disco... mas mesmo assim continuas a ter so 5V...

por exemplo o meu so arranca se tiver as 2 portas ligadas, depois de arrancar posso desligar uma que ele continua na boa...

Abraço
 
então como ficamos, é possivel ter uma voltagem de 10 volts apartir de portas usb(sejam elas quantas forem)????

NÃO!

Pensei que tinha ficado claro que não se podem estabelecer ligações em série de portas USB pois com isso provoca-se um curto circuito entre os 5v da alimentação e a massa.

O que se pode fazer é ligações em paralelo, e que como quem precebe o mínimo de electricidade sabe, isso não aumenta a tensão, mas sim a capacidade de consumo de corrente através das portas USB no presente caso.

Abraço
 
Certo mas desde que não seja ligar duas USBs em série... isso que estás a falar chama-se conversor DC-DC e com ele podes subir/descer/inverter a tensão de entrada, com rendimentos muito bons (nalgumas situações ultrapassa os 90%)


Cumps
 
@Mortymore, ligar as duas fontes em paralelo?? isso também não me parece uma boa ideia. . .

em série também não sei bem, por causa das massas. . .

de qualquer modo, em não arriscaria ligar as usb do meu pc de qualquer modo ;)

btw, alguem sabe de um site que explique como programar comandos de garagem, é que eu já me esqueci e um deles deve ter-se "desprogramado " -.-'

cumpzz
 
Última edição:
@Mortymore, ligar as duas fontes em paralelo?? isso também não me parece uma boa ideia. . .


Então explica aqui á malta que tipo de ligação é estabelecida com os cabos USB de duas entradas que se usam nos discos externos auto-alimentados, deste tipo:

Cab-USB-YBlack.jpg


Abraço

PS: E já agora também deve ser possível ligar 2 USB em série se forem de portáteis diferentes e ambos alimentados pelas respectivas baterias, pois dessa forma as massas são virtuais e flutuantes em relação uma á outra. (atenção que o mesmo poderá não suceder com eles ligados ao sector). Se for para andar a inventar eu também sei, mas parece-me que se pretendem respostas objectivas á questão colocada, e não dar voltas ao texto.
 
Última edição:
Back
Topo