Ligar duas portas USB em série

Epah não sei mas ligar duas fontes em paralelo costuma libertar uma coisa que elas lá têm escondidas que é fumo :P

cumpzz


LOL. Ás vezes acontece a coisa correr mal. :002:

Mas olha que por exemplo nesse cabo é um dos casos em que a alimentção é feita em paralelo vinda de 2 fontes idênticas (seja, 2 portas USB).

Pega no cabo e num multímetro e vê as ligações que estão estabelecidas.

Se por exemplo necessitares de uma alimentção de 1,5v mas com corrente superior á que uma só pilha é capaz de fornecer, podes ligar as pilhas todas em paralelo, que manténs a tensão nos 1,5v e a corrente total fornecida pelas fontes (as pilhas) é o somatório das correntes que cada pilha for capaz de fornecer. Isto é básico.
O que não é lá muito bom é ligar em paralelo fontes com tensões diferentes pois estás a provocar quedas de tensão entre elas. :p

Abraço
 
Pois o problema é mesmo esse, se a tensão não for bem igual. Se calhar em vazio é mas depois uma pode baixar mais do que outra com o aumento da resistência. Mas isto já sou eu a inventar lolol
Mas mesmo com isso funcionando direitinho não me agradaria fazer projectos com as minhas usb :D

Mas já agora, nesse teu exemplo de aumentar a corrente, se tivesse uma resistência em paralelo ia aumentar a corrente na resistência?? É que se aumentasse a lei de ohm ia dar mal lol

cumpzz
 
É pá... já me mandaram aqui bocas sobre ter nascido ensinado...

A minha escolaridade ou experiência de vida não é para aqui chamada, mas se nem depois de mostrar um simples cabo que se vende aos pontapés pelo planeta fora, que mete 2 portas USB em paralelo, ainda duvidam do que digo, porque têm preguiça de fazer o que propus e que é obvio, que é pegar num multímetro e verificarem as ligações, e não me venham com desculpas que um multímetro para isso custa menos que um pack de Super-bock e quem aparece aqui com pretensões de saber algo sobre electricidade até já devia ter um, só me resta responder como alguns profs sabiamente me responderam por vezes:
"Vai para casa estudar e falas comigo na próxima aula"
Por isso recomendo o estudo de "associação de fontes". Sejam associações série ou paralelo de fontes de tensão ou corrente.

Mas eu como até sou um bocado burro e não aprendo porque continuo a tentar ser um gajo que ajuda, e porque sei que os livros podem ser mais caros que multímetros, vê lá a figura 3.21 deste PDF e o que lá diz sobre a associação de fontes de tensão em paralelo:

http://www.eletrica.ufpr.br/thelma/Capitulo3.pdf

Abraço

PS: E já agora, para terem acesso ao cabo não vale apena se calhar comprar um disco externo autoalimentado. Vejam lá se algum amigo, familiar ou vizinho tem isso, ou se o tipo da loja de informática da esquina é um tipo porreiro e vos deixa aceder a um só para fazerem a verificação das ligações. Ou perguntem-lhe que pode ser que ele saiba. LOL
 
Última edição:
Primeiro, não mandei bocas nenhumas!
Segundo os meus profs sempre me disseram para não ligar, citado como por exemplo um dos muitos erros graves que se deres num testes reprovas nem que tenhas media de 19!
Apenas disse que se uma "amouchasse" diferentemente de outra (pois poderiam ter tensões iguais em vazio mas variar diferentemente com o aumento da resistência) poderia a coisa não correr muito bem! E medir com o multímetro nas portas é medir a tensão em vazio.

Ah, e eu em momento algum disse que percebia ou sabia, apenas escrevi dúvidas.

Mas pronto, não posto aqui mais,

cumpzz
 
A boca a que me referi não foi mandada por ti, nem eu eu disse que havia sido.

Em relação ao que dizes que os teus profs dizem, ou dizes que dizem...
Está nos livros.

Tento explicar ou expor a minha ideia de forma que me parece acessível e compreensível. Dei 2 exemplos práticos, o do cabo USB e o das pilhas. Pelo menos 1 deles deves ter condições de expriementar com poucos recursos, sendo que o multímetro dava jeito, mas podes sempre comprar um par de pilhas e ligá-las em paralelo e ficar á espera que rebentem.
Como a cada intervenção questionas o que tenho estado a querer mostrar de forma simples e prática, apresentei-te um PDF disponíbilizado por uma universidade onde está corroborado o que tenho tentado dizer, embora já um bocado aborrecido, admito.

O que tens estado a defender, "se uma das fontes amouchar", é especulação porque desde logo se for considerado o presuposto das fontes de tensão terem que ser iguais, não há absolutamente razão alguma que não seja uma avaria de uma delas, para que se comportem de forma diferente. Portanto meu caro, se uma porta UBS se vai abaixo distintamente das restantes, não tens que te preocupar com as avarias que possas provocar porque isso só aconteceria se o controlador USB já estivesse avariado logo á partida.

Mas pronto... acho que não vale apena estarmo-nos a chatear por causa disso. Eu sei o que sei e tu lá saberás o que sabes.

Abraço
 
Para que se possa ver, estive a realizar uma experiência simples com pilhas LR03 (AAA) alcalinas novas, e um motor DC como carga.

1) Uma só pilha de 1.5v tipo AAA, sem carga apresenta 1.585v
O multímetro da esquerda mede a tensão, o da direita a corrente.

powerpar11my4.jpg


2) Com uma só pilha quando se coloca o motor como carga a funcionar livremente, o consumo de corrente apresentado é 11.98mA e percebe-se que a pilha não está muito folgada a fornecer a energia necessária ao motor pois o nível de tensão aos seus terminais baixa para 1.492v

powerpar12re1.jpg


3) Ainda só com 1 pilha, quando se trava o motor, a fonte é obrigada a fornecer até ao limite das suas capacidades a corrente exigida pela carga, mas que por incapacidade vai por sua vez provocar um abaixamento do nível de tensão. Com o motor travado temos então uma corrente exigida á pilha de 47.1mA e o seu nível de tensão baixa drasticamente para 1.192v
A diminuição do nível de tensão da fonte á medida que o limite de corrente exigida à fonte é ultrapassado também ocorre em fontes DC de laboratório com limitação de corrente.

powerpar13hr0.jpg


4) Agora passamos para uma fonte constituida por 3 pilhas ligadas em paralelo, que sem carga apresenta uma tensão de 1.582v

powerpar31iv0.jpg


5) Com o motor como carga a corrente consumida é de 12.27mA e a tensão baixa insignificantemente para 1.573v. Note-se que em relação à fonte constituida apenas com 1 pilha, esta apresenta valores um pouco acima, quer de corrente, quer de tensão. Naturalmente como com 3 pilhas em paralelo se consegue fornecer mais corrente á carga, o nível de tensão não baixando tanto, tem que implicar também um nível de corrente mais elevado, pois estamos usar em ambos os casos a mesma carga, por isso a resistência no caso apresentado é uma constante.

powerpar32qe9.jpg


6) Para finalizar, o motor foi travado exigindo uma corrente superior á fonte que corrspondeu de forma consideravelmente superior à fonte constituída apenas por 1 pilha, já que foi capaz de fornecer á carga 61.5mA e a tensão na fonte mal baixou, situando-se nos 1.554v o que significa que está a ser capaz de entregar á carga toda a corrente que ela da fonte exige.

powerpar33nh6.jpg


Espero que isto tenha ajudado a clarificar um pouco as coisas, e a perceber que tendo o cuidado de usar fontes com caracterísiticas idênticas (não se devem usar pilhas com um nível de carga diferente, nem mesmo quando colocadas em série), não só é praticável colocálas em paralelo, como há circuntâncias em que tal se justifica.

Acresce dizer que existem fontes de laboratório capazes de funcionar em modo paralelo

http://www.powerbox.com.au/pdf/3000.pdf
Aqui tens um PDF com fontes de alimentação de laboratório, onde entre os modos de funcionamento podes encontrar o modo paralelo. Estas fontes são tipicamente fontes duplas que quando funcionam no modo paralelo o ajuste de tensão é feito com tracking e actua simultaneamente sobre as 2 saídas. O resultado disto é que a corrente máxima disponível duplica pois recorre-se ás 2 fontes internas em simultâneo. Nenhuma das fontes que tenho tem esta capacidade e por isso não o posso mostrar em acção.

Abraço

PS: http://www.leiritronica.pt/electronica/product_info.php?cPath=186_190&products_id=9121
 
Última edição:
Back
Topo