Ligar e desligar o PC Remotamente

betovem

Membro
Boas
Alguem sabe se existe alguma forma de se poder ligar um Pc por rede externa.
Tipo eu estou no trabalho, e necessito de Ligar o Pc de casa.
Já li que existe algo a dizer que existem placas de rede que dão para fazer isso, mas não faço ideia como funciona.
Tanto pode ser em Windows como Linux.
Agradeço qualquer ajuda.

Cumps
 
É possível desde que:

- O S.O. ao encerrar consiga manter a placa de rede ligada (windows e linux dá sem problema, após configuração)

- A BIOS consiga ligar o pc através de sinal (magic packet) na placa de rede

- Tenhas um serviço tipo no-ip para teres um domínio que aponte constantemente para o ip externo do teu router de casa, de preferência suportado por este, caso contrario terás provavelmente de ter um pc sempre ligado só para esse serviço


Para veres se a BIOS suporta o wake on lan é ver no separador de power management (pode variar entre BIOS a designação) por Power On by pci devices, Resume by LAN ou wake on lan.

O pc a acordar tem de estar ligado ao router por cabo de rede para o wake on lan funcionar.

Depois dependendo do S.O. é dizer-lhe para manter a placa de rede ligada quando encerrar. Quanto ao router tens de abrir as portas UDP 7 e/ou 9 e convem colocar o MAC address da placa de rede do pc que queres acordar estaticamente na lista ARP do router, porque com o pc desligado umas horas o router pode tirar de lá o registo e depois não consegue fazer a conversão MAC -> IP local.

Convem também notar que, pelo que fui notando no meu caso, se o pc em questão ficar sem net e depois regressar, continuas a conseguir acorda-lo remotamente, mas se faltar a luz, mesmo que esta regresse, não da para acorda-lo remotamente (alguns dão). O ideal para estes casos ou é uma UPS com bateria (se tiveres) ou então na BIOS também no separador power management, selecionar algo como power on AC back, para ligar o pc apos falha de energia. Ou seja, se faltar a luz , assim que regressar acorda o pc.

Para desligar o pc a opção depende do proposito para o qual queres o pc ligado remotamente, podes instalar nesse pc um server de ssh se não queres acesso grafico, ou outras soluções como RealVNC para acesso grafico remoto. Depende dos objectivos, mas através de ambos consegues desligar o pc e muito mais.


Para ligar o pc, arranjas um programa (http://www.depicus.com/wake-on-lan/wake-on-lan-gui.aspx ou wakeonlan em linux) ou site (http://wakeonlan.me/), das-lhe o MAC address do pc, o dominio que aponta para o ip externo do router e a porta (por defeito é a UDP 9) e ele envia um magic packet que vai acordar o teu pc em casa.
 
Obrigado pela resposta, tenho o router ZonHub da Zon, e pelo que dizes tenho de abrir uma porta UDP, tambem tenho uma conta DNS e ai tenho uma duvida, se basta apontar para o IP do PC.
Cumps
 
a conta DNS estará a monitorizar o teu ip externo, o ip externo do router. Dentro da tua rede deves também ter o pc em questão com ip fixo dentro da rede.
 
Back
Topo