Ligar Fan por USB ?????

pode nao ser...

eu fiz uma cena dessas para um portatil dum colega... deixou de aquecer tanto...
cumps
É bem capaz.
Ontem apanhei um susto a conta de ligar fans.
Liguei a um Molex mas os cabos encostaram!8|Lá foi o Pc abaixo

Tenho de arranjar uma fonte COBAIA:002:E com menos potência :'(


EDIT-Lembrei agora!
Tenho aqui uma fan que os cabos vinham trocados de origem! Vê se não é o teu caso....
Tenta Trocar os fios
Vermelho-Preto
Preto-Vermelho
 
Última edição:
EDIT-Lembrei agora!
Tenho aqui uma fan que os cabos vinham trocados de origem! Vê se não é o teu caso....
Tenta Trocar os fios
Vermelho-Preto
Preto-Vermelho

Cuidado com essas experiências de trocar as ligações á alimentação. Se a ventoínha vinha com um cabo mal orientado devem reclamá-lo, mas já não podem reclamar um PC que queimem com brincadeiras dessas.
Depois, uma ventoinha que vinha com cabos invertidos, também devia ser de boa qualidade... :004:

Se querem ver se os cabos estão correctamente montados, usem uma pilha de 9v, enconstando brevemente os condutores aos bornes, para ver a ventoinha roda ou não.

E já agora, cuidado também com os curto-circuitos :P

Abraço
 
Obrigado pedro_ferreira por iniciares esta thread.

Estou também a pensar converter uma fan (NoiseBlocker S1) ao USB do portatil.

A minha pergunta é: irei eu forçar a motherboard ao extrair 5v (durante horas) para esta fan e correr o risco de poder danificar alguma coisa?

Caracteristicas da FAN (NoiceBlocker S1).
Voltage (V) - 12 (13~5)
Current (A) - 0.07
Power (W) - 0.96
Speed (RPM) - 1500 (+/-10%)
Airflow (CFM) - 22

(sim é uma fan de muito baixo rendimento)
Cumps.
 
é o seguinte o que podes fazer é comprar um alternador de corrente, vaiz a uma lojinha de componentes eletronicos e comprar um conversor 5v->12v, nada mais facil... e aípodes aplicar 2 a 3 fans pois alems de alterar a voltagem tambem possui um condensador de amperagem que dê para essas duas ou tres fans... se não liga a um hub, pois o hubs tem essas cenas.. (nao me refiro aos alternadores de corrente mas aos condensadores)

Nada mais fácil chico!!
 
é o seguinte o que podes fazer é comprar um alternador de corrente, vaiz a uma lojinha de componentes eletronicos e comprar um conversor 5v->12v, nada mais facil... e aípodes aplicar 2 a 3 fans pois alems de alterar a voltagem tambem possui um condensador de amperagem que dê para essas duas ou tres fans... se não liga a um hub, pois o hubs tem essas cenas.. (nao me refiro aos alternadores de corrente mas aos condensadores)

Nada mais fácil chico!!

se foxe assim era bom...
Uma porta usb nao te da muita corrent. Para fazer isso tinhas k ligar pelo menos a 2...

Cumps
 
A minha pergunta é: irei eu forçar a motherboard ao extrair 5v (durante horas) para esta fan e correr o risco de poder danificar alguma coisa?

Caracteristicas da FAN (NoiceBlocker S1).
Voltage (V) - 12 (13~5)
Current (A) - 0.07
Power (W) - 0.96
Speed (RPM) - 1500 (+/-10%)
Airflow (CFM) - 22

(sim é uma fan de muito baixo rendimento)
Cumps.

Em relação a isto, alguém me esclarece se uma ventoinha pode ser considerada como uma resistência de valor fixo?

Porque se for:
12V/0,07A = 171Ohm ('resistência' equivalente à ventoinha)

Corrente @ 5V = 5/171 = 0,029A

Como uma porta USB fornece até 450mA, salvo erro, então não deve haver problema.
 
Já liguei a fan, tá tudo a funcionar 5*.
A fan não se ouve, e o computador não liga nunca a ventoinha interna nem sequer para correr jogos.
Isto mudou a minha vida, não podia estar mais feliz.
 
Viva

Já fiz essa ligação de uma FAN através de USB. No meu caso o cabo tinha 4 fios, apenas liguei o Preto ao preto e o vermelho ao ver melho, os restantes ficaram soltos. Inverti os fios Preto-Vermelho e Vermelho-Preto e o resultado foi a inversão do movimento da FAN.

Também ja experimentei com lâmpadas e outras cenas banais e nao tive problema. Lembro de encostar os fios sem querer e não aconteceu nda ao PC a não ser a FAN ter parado...

Espero ter ajudado com a minha experiência.

Cumprimentos
 
Mas a realidade é que é assim.....

E por isso é que é tão bom!!!

De uma USB com alternador, consegues 12v......

Cumps
mas com alternador tens k fazer contas...
a corrente k vai ser uzada!
a corrente disipada!

ao fim disso tens k ligar a mais do que uma porta USB!
logo os portaeis em media trazem 3 fixas USB... duas ficam logo ocupadas...

tb posso tar errado!

hasta cumps
 
é o seguinte, com um alternador, apenas necessitas de uma porta de USB a fornecer 5v para passar pelo alternador e sair a 12v... No entanto, eu andei a investigar e pode ligar as duas ventoinhas na boa a so uma porta, que ela trabalham ambas a 5v.. pois o que importa é a amperagem de gasto da fan... e dificilmente as duas juntas ultrapassam o valor da USB...

Funciona da mesma forma que aqueles para os carros, so que lá é de 12v para 220v....

Cumps
 
é o seguinte, com um alternador, apenas necessitas de uma porta de USB a fornecer 5v para passar pelo alternador e sair a 12v... No entanto, eu andei a investigar e pode ligar as duas ventoinhas na boa a so uma porta, que ela trabalham ambas a 5v.. pois o que importa é a amperagem de gasto da fan... e dificilmente as duas juntas ultrapassam o valor da USB...

Funciona da mesma forma que aqueles para os carros, so que lá é de 12v para 220v....

Cumps

pois mas no caso dos carros tu gastas uma carrada de amperes de 12V para so teres alguns W nos 220V!
numa porta usb vai acontecer igual.
vais gastar uma carrada de corrente para depois so ter um cadinho... agora falta saber a corrente que o alternador necessita

cumps
 
Espera!!! Mas tamos a falar de 5v par 12v, é pouco mais que o dobro!! Nessa perspectiva é absurdo comparar com uma conversão de 12v para 220v!!!

Não tens dificuldade nenhuma!!! Alias se ligares as duas fan directamente ao mesma USB trabalham ambas a 5v....

Cumps
 
Mas a realidade é que é assim.....

E por isso é que é tão bom!!!

De uma USB com alternador, consegues 12v......

Cumps



LOL, alternador? ao menos sabes o que é isso? vai ao Google e vê se aprendes alguma coisa....

o que ele estava a tentar dizer era transformador! sim, é esse o nome dado ao aparelho que reduz ou aumenta uma determinada tensão de acordo com uns calculos matemáticos todos malucos que te dizem que não é muito boa ideia ligares fans a uma USB através desse sistema... quer dizer, não mata as USB mas tambem não as torna mais saudaveis... precisas mesmo de 12v na Fan???

qual é a função dela (fan)?

do género, se vires que não precisas de grandes RPM's podes ligar uma ou até mais fan's por USB que não há crise nenhuma, vais é ter uma performance da fan muito reduzida...

se no entanto precisares de mais algum esforço pela fan (RPM's mais altas) pensa em comprares uma fan de 5V, poupa-te uma carga de trabalhos e as ligações são feitas normalmente ao USB como já foi explicado...

edit: lembrei-me agora que podes também extrair 5v da PS2, Serie ou paralela...
 
Última edição:
Back
Topo