1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ligar fans de 3 pinos a controladores de 2

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por lordminimus, 3 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 11; Visualizações: 2651)

1. lordminimus

lordminimus Power Member

boas

este é o meu primeiro topico... hehe

entao é assim, eu tenho 1 controlador ja com algum tempo e tem femeas de 2 pinos para ligar às fans, mas agora à pouco tempo comprei uma fan mas tem 3 pinos (fio amarelo, vermelho e preto) e queria liga-la ao controlador...

Como faço?

tenho medo de inventar porque aqui à dias liguei uma fan velha ao controlador (descarnando o cabo preto e o vermelho.... antes da ficha molex, e o resultado foi o fio da fan levar um aquecimento que ate derreteu... hahahaha

2. Marco André

Marco André Power Member

Ou compras um adaptador ou então... A que voltagem queres ter a ventoinha? :cool:

3. lordminimus

lordminimus Power Member

boas

o problema é que nao existem adaptadores desses porque ja estou farto de procurar...

12V é o que diz na fan, mas gostava de a controlar nem que fosse com um interruptor....

4. MikeFR

MikeFR Power Member

Boas,

Existe a possibilidade de o fazeres com um potênciometro, que não é mais que uma resistencia variavel. Com jeito consegues fazer isso :P

Cumps

5. lordminimus

lordminimus Power Member

podes explicar como se faz isso detalhadamente?

6. MikeFR

MikeFR Power Member

Teria que fazer testes para te dizer correctamente, pois nunca testei. Mas pela lógica, seria cortar o fio dos 12v, ligar a resistencia e soldar ou ligar com um conector.

Cumps.

7. g_card

g_card Power Member

a fan tem 3 fios.... preto, vermelho e amarelo... o amarelo só serve para ver a rotação dela...

ficas com o vermelho e preto... ou seja o +12V (vermelho) e o ground (preto)

se tens um controlador de 2 fios fica resolvido... anulas o amarelo!

8. lordminimus

lordminimus Power Member

boas

entao como alimento a fan? o controlador nao alimenta porque é antigo.... esses 3 fios da fan teem que dar para a ligar à fonte e para a ligar ao controlador, nao sei como o fazer....

9. ThatsMe

ThatsMe [email protected] Member

Não podes liga-la a outro controlador?

10. lordminimus

lordminimus Power Member

para isso tenho que o comprar, o que nao me apetecia....

11. g_card

g_card Power Member

mete ai uma foto do controlador...

assim não da para te explicar tudo sem saber que controlador tens...

12. AlmaMater

AlmaMater Power Member

Não percebi essa da descarga ao descarnares o fio vermelho e o preto.... os fios amarelos das Fans servem apenas para indicar a rotação das mesmas aos controladores.. se deixares esse pino de fora não há stress.. ela deve funcionar!

Partilhar esta Página