1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

ligar fax atraves do pc!!! é possivel????

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por markinhux, 29 de Outubro de 2007. (Respostas: 7; Visualizações: 3619)

1. markinhux

markinhux Power Member

boas, eu andei a pesquisar e nao encontrei nada que me ajudasse...o problema e o seguinte comprei uma impressora hp 5110( em segunda mão velhinha mas inda tem que se lhe diga xD) e tenho a minha net atraves do router que tenho na sala já que nao tenho tomada de telefone no quarto e como tenho a multifunçoes no quarto nao vou correr a casa com fios so pa ligar o fax por isso queria encontrar uma solução mais pratica tal como utilizar o fax atraves do pc. isso e possivel??se sim como fazer?? :wow:

agradecia muito qualquer ajuda e desculpem se ha outro post igual mas a procura nao e facil porque a palavra fax so tem 3 letras e para a procura e preciso no minimo 4 letras desculpem:'(

obrigado pela atenção

2. NINJA1200

NINJA1200 [email protected] Member

Para usares o FAX que está embutido na impressora, tens obrigatoriamente de ligar um cabo do telefone à impressora. Podias também era usar um modem dial-up interno que por ventura tivesses ligado no PC, mas seja como for precisavas de ter um cabo ligado ao computador.

Por outro lado existem serviços (pagos) que te reencaminham FAXs para o teu e-mail, por exemplo.

3. markinhux

markinhux Power Member

eu ligei um cabo telefonico á impressora e agora keria ligar ao pc e possivel?em vez de ligar a tomada telfonica que fica na sala?

desde ja obrigado pela ajuda

4. NINJA1200

NINJA1200 [email protected] Member

Pelo que estou a perceber tens a impressora perto do router, e por sua vez tens o PC lá longe num dos teus quartos. Querias então conseguir usar esse fax (impressora) através do teu PC.
    Sim seria possível, mas para isso a impressora teria de ter placa de rede de forma a que a conseguisses ligar por cabo ao router directamente. De outra forma não estou a ver que seja possível, pelo menos da maneira como penso que as coisas aí estejam montadas.

5. markinhux

markinhux Power Member

esta tudo correcto que disseste so apenas que a impressora e o pc esta no meu quarto e o router na sala

muito obrigado por tentares ajudar

6. __Miguel_

__Miguel_ Power Member

Bem, a ver se consigo ajudar neste tópico.

Antes de mais peço desculpa, não sei se percebi bem a configuração que tens. Pelo que percebi, não tens fichas telefónicas no quarto, onde está o PC e a multifunções, mas querias, ainda assim, ter FAX e poder imprimir ao mesmo tempo.

Bem, se acertei na configuração, e dependendo de como quiseres enviar faxes (ou de como a multifunções te deixar mandar...), tenho boas e más notícias para ti.

A maneira mais simples de não ter demasiados cabos a correr pela casa nesta configuração é utilizando um servidor de impressão de rede (existem vários tipos, tanto para portas LPT como USB, para rede cablada ou sem fios, com preços a partir dos €35~€40), onde ligas a multifunções, que fica perto do router (para haver muito menos fios de rede e telefone a passar).

Com esta configuração, qualquer pessoa na rede pode imprimir sem ser preciso ligar nenhum PC. O problema maior é que, dependendo do servidor de impressão e dos drivers da multifunções, podes ter ou não acesso às funções de fax através dos PCs da rede. Se o fax for visto como uma impressora pelo sistema operativo, provavelmente podes conseguir que o servidor de impressão também deixe enviar faxes a partir dos PCs (receber duvido seriamente, quer pela configuração normal da multifunções, que imprime os faxes recebidos, quer pela própria arquitectura dos servidores de impressão, que funcionam tendencialmente apenas num sentido).

Espero que ajude. Qualquer dúvida/esclarecimento, avisa.

Cumps.

Miguel

7. markinhux

markinhux Power Member

se percebi bem mesmo com esse servidores de impressão e muito dificil conseguir receber faxs atrevés desse servidor. é isso?

e onde posso encontrar esse tipos de servidores?

desde já obrigado miguel pela ajuda

8. __Miguel_

__Miguel_ Power Member

Os servidores de impressão são feitos em primeiro lugar para receber os documentos a ser impressos através dos PCs da rede e reencaminhá-los para a impressora; em segundo lugar, e apenas residualmente, para permitir alguma comunicação bidireccional (que geralmente é necessária) dos drivers da impressora com os PCs da rede (para monitorização da tinta, e afins).

Dependendo do driver de impressão da impressora, poderá ser possível receber faxes. No entanto, isso é algo francamente improvável, já que, estando ligada ao servidor de impressão, que não tem capacidade para interpretar nada que venha da impressora, apenas re-encaminhá-lo - e se a multifunções receber um fax, o servidor de impressão não vai saber para onde o enviar... -, será difícil de conseguir fazer isto... Além disso, as multifunções geralmente estão preparadas para imprimir directamente os faxes que recebem, e não enviá-los para um PC...

E não esquecer que, ainda que fosse possível mandar faxes para um PC, era preciso ter um sempre ligado, e nesse caso mais valia fazer passar um cabo de telefone até perto do PC/multifunões, e resolvia-se o problema. Mais fácil e mais barato, por muito cabo de telefone que fosse preciso comprar... E como os PCs também podem ser servidores de impressão, mais um problema resolvido.

Em poucas palavras, a maneira mais fácil de receber (e enviar) faxes através de um PC (e através da rede também) é com um fax/modem normal e software para isso. Os sistemas de topo conseguem mesmo receber os faxes, transformá-los em PDFs e enviá-los por e-mail para o destinatário correcto.

Para ter impressão disponível em toda a rede, basta ter um PC com a impressora lá ligada e partilhada correctamente (incluindo configuração da firewall), se o PC for um que esteja sempre ligado (e que sirva para outras coisas - geralmente a impressão não é um trabalho demasiado pesado); ou então com o tal servidor de impressão de rede.

Os servidores de impressão podem arranjar-se em praticamente todas as lojas de informática. Às vezes as grandes superfícies podem não ter (se bem que eu não recomende comprar nada de informática em grandes superfícies... Salvo promoções pontuais, são invariavelmente careiros, têm pouca variedade e os funcionários muitas vezes sabem ainda menos de informática do que os clientes), mas já vi à venda mesmo nesses sítios. Há-os de todas as formas e feitios: desde os que transformam uma porta LPT de impressora directamente numa porta RJ-45 até aos multi-portas (para várias impressoras), passando pelos mais comuns compactos e com uma porta USB e outra RJ-45.

Geralmente (pelo menos nas lojas "de bairro") basta dizer a quem nos atender o que se quer fazer (eventualmente acrescentando "Disseram-me que faria falta um servidor de impressão de rede", ou algo do género, para avivar a memória do funcionário, se ele não sugerir desde logo) para mostrarem logo as hipóteses que há.

Agora, uma última nota sobre os servidores de impressão. Tal como os PCs, os servidores de impressão precisam de drivers para as impressoras. Só que, ao contrário dos PCs, é MUITO mais difícil "arranjar" drivers para servidores de impressão (porque são inerentemente diferentes dos PCs). Ou seja, pode haver impressoras não suportadas por determinado servidor de impressão, ou suportadas apenas parcialmente (do tipo deixar de ter acesso a algumas funções extra). Além disso, e isto é MUITO importante, há certos tipos de impressoras que NÃO funcionam em NENHUM servidor de impressão (que não seja um PC, claro). São as "win-printers", termo derivado de "winmodem", ou modem por software. Estas "win-printers" são impressoras que não têm CPU interno, e é o PC a que estão ligadas que diz tudo o que têm de fazer (literalmente). Win-printers conhecidas: todas as Lexmark (agora já sabem porque é que são tão baratas...), embora não sejam as únicas. As "win-printers", porque precisam de ser "guiadas" a todo o passo, não podem ser usadas em servidores de impressão, que não têm potência de CPU suficiente para gerir a impressão.

Ok, já me alonguei imenso. Sorry. Força do hábito, gosto de "dissecar" os assuntos.

Qualquer coisa, basta avisar.

Cumps.

Miguel

Partilhar esta Página