1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ligar impressora a rede sem fios

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por kipyssasso, 7 de Julho de 2007. (Respostas: 10; Visualizações: 7389)

1. kipyssasso

kipyssasso Power Member

Boas,

Vou comprar uma impressora com placa ethernet e sei que é possível ligá-la directamente (por cabo ethernet) a uma porta RJ45 do meu router wireless de modo a partilhar a impressora com diferentes postos da rede.
    Gostava de saber, se esta ligação router --- impressora, por cabo ethernet, pode ser substituida por uma ligação sem fios ligando a impressora a um AP sem fios em modo bridge (acho que é assim que se chama) que comunicará com o router wireless por wireless.

Isto é possível?

2. claudiomfa

claudiomfa Power Member

sim, é possivel

3. kipyssasso

kipyssasso Power Member

Já tenho a impressora e está tudo a funcionar sem fios, liguei o asus wl-330g em modo ethernet adapter à porta ethernet da impressora, e funciona impecável.

4. Flyer

Flyer Power Member

liga directo no router....n deveria haver um print server pelo meio? Ou estou a fazer confusão?

5. kipyssasso

kipyssasso Power Member

Como já indiquei atrás o problema já está resolvido.
    Se ligasse directo no router deixava de ser uma ligação sem fios, não é verdade? O objectivo era mesmo ter uma ligação sem fios entre a impressora e o computador porque queria colocar a impressora numa despensa estando o computador no escritório não havendo possibilidade de colocar um cabo entre essas duas divisões.
    Assim foi só ligar um AP wireless (asus wl-330g) em modo ethernet, à ficha Rj-45 (rede) da impressora ficando este conjunto na despensa. Desta maneira a impressora ficou com capacidade de enviar e receber dados por wireless.
    No escritório tenho o router ao qual está ligado o cable modem e o desktop. O AP asus que está na impressora apanha o sinal enviado pelo router e imprime o trabalho que faço no desktop.
    Se ligar mais um portátil a esta rede sem fios, também posso assim imprimir documentos a partir do portátil sem levantar o cu do sofá para ligar qualquer cabo entre a impressora e o portátil.

6. Flyer

Flyer Power Member

Esse Asus tem função print server?

Claro que o prob já estava resolvido, li isso, mas era só p clarificar este ponto.

7. kipyssasso

kipyssasso Power Member

Não, o AP asus wl-330g não tem função print server mas nem era preciso neste caso porque a própria impressora tem placa de rede ethernet e o que o wl-330g faz é substituir o cabo de rede que supostamente se ligaria entre a impressora e o router, por uma ligação wireless. É exactamente a mesma função que pode fazer numa set-top box por exemplo e em todo os aparelhos onde se queira substituir a ligação por cabo rj-45 por uma sem fios.

Neste caso a impressora não está ligada nem por USB nem por porta paralela, está ligada por rede, é uma impressora de rede. Tem um ip próprio que utilizo para aceder às configuraç\oes da impressora colocando-o na barra de endereços de um browser.

8. Flyer

Flyer Power Member

OK...forget it

Print server é para quando é uma printer USB por exemplo.

Obrigado anyway.

9. kipyssasso

kipyssasso Power Member

Eu sei o que é um print server, andei a ver preços disso para ligar a uma pequena epson multifunções (USB) que aqui tinha para ter a mesma configuração que tenho agora mas os que encontrei eram caros e por pouco mais comprei uma laser samsung a cores com placa de rede e foi só ligar o AP que já cá tinha.

10. Estou a pensar fazer o mesmo, em substituicao da impressora USB actual q implica ligar sempre aquele pc qdo quero imprimir de qq outro.
    Achas q a solucao q adoptaste ainda eh a melhor na relacao preco/funcionalidade?
    Em caso afirmativo, agradecia q dissesses que modelos compraste e a q preço.

Obrigado.

11. Ligar uma fotocopiadora em rede sem fio

Adquiri uma fotocopiadora Ricoh 1224c com placa ethernet incorporada...
    Mas pretendo ligar essa fotocopiadora em rede sem fio para poder imprimir os trabalhos a partir do portátil que se encontra ligada a uma rede contituida por um modem/router da D-Link DSL-2740B wireless.
    Ao ligar o ASUS WL-330gE (Portable wireless) a porta RJ45 da fotocopiadora, será possivel imprimir?

Partilhar esta Página