Ligar multiplos microfones

Skyflier

Power Member
Boas, eu vou filmar algo com uma câmara de filmar daqui a uns dias e vou precisar de ligar vários microfones á camara. De que maneira é que isso se pode fazer? Posso adquirir um adaptador para ligar multiplos jacks ou uma receptor para microfones?

Ah e para alem disso são 2 câmaras pelo que ainda me complica mais a tarefa. De que maneira é que posso ligar vários microfones?
 
Quando trabalho assim, eu faço logo captura directa no PC e depois edito o som. Normalmente escolho sempre o som da melhor câmara ou quando tem de ser uma coisa assim um bocadito mais profissional então ligo um mic externo à cam principal e faço aí também captura directa em tempo-real para o PC.

Quando são exteriores é que já se torna mais complicado ou até filmagens em movimento mesmo em décors pequenos. Na minha câmara funciona se ligar um jack multiplo com saida para dois mics. Já pude experimentar o Stereo funciona muito bem.

Se vais filmar com mais de um tipo de câmara provavelmente vais ter problemas no que toca às passagens de uma câmara para a outra (só para não falar na diferença de qualidade) em termos de som. De marca para marca ou até de modelo para modelo a captura e nível de volume de som são feitos de maneira diferente. Se um mic é pior do que o outro pode-se notar nesse um certo ruído ou virce-versa e, logicamente, o producto final fica uma porcaria.

Tenho uma solução simples para esse problema. Se forem cenas curtas podes filmar tudo normalmente e passares tudo depois para o PC. Assim, vamos imaginar, ficas com dois ficheiros da mesma sequência (o famoso 'take') e da mesma cena. O que os difere são os ângulos de filmagem. Escolhes um microfone de uma câmara que aches melhor, pões o som da outra câmara mudo e sobrepões. Fica fixe quando feito com paciência, mas atenção, os ângulos não podem variar muito devido ao stereo, senão o pessoal está a falar da direita e ouve-se, por exemplo, da coluna(s) esquerda(s). Uma solução para isso seria aplicar Mono em todo o som.

Espero ter clarificado e não baralhado ;)
 
Back
Topo