Ligar Neon Directamente a Electricidade

RPortela

Power Member
Boas,

Tenho uma caixa (não é de PC), feita em acrílico, em que apenas passa luz por um simbolo, e quero iluminar a caixa para dar esse efeito de luz nesse simbolo.

Inicialmente estava a pensar fazer isso com leds, mas devido ao facto de serem necessários vários (muitos) leds, e à complexidade de ligação de leds, pensei em utilizar neons de computador (15cm/20cm), visto não serem assim tão caros.

Alguem me sabe indicar como fazer a ligação/conversão, de uma tomada "normal" para conseguir por o neon a funcionar?

Por outro lado, será melhor fazer isso com néons ou os leds serão mesmo o melhor?

Obg
 
pelo que percebi acho que o neon é melhor...

para ligares, arranjas um transformador de 12V ou daqueles universais que dao para regular, regulas para 12, depois é só cortar os fios e unires aos do neon:D
 
Boas,

Tenho uma caixa (não é de PC), feita em acrílico, em que apenas passa luz por um simbolo, e quero iluminar a caixa para dar esse efeito de luz nesse simbolo.

Inicialmente estava a pensar fazer isso com leds, mas devido ao facto de serem necessários vários (muitos) leds, e à complexidade de ligação de leds, pensei em utilizar neons de computador (15cm/20cm), visto não serem assim tão caros.

Alguem me sabe indicar como fazer a ligação/conversão, de uma tomada "normal" para conseguir por o neon a funcionar?

Por outro lado, será melhor fazer isso com néons ou os leds serão mesmo o melhor?

Obg

o que é que tem de complicado?

tudo bem que o neon é mais facil, mas dizer que ligar leds é complexo, é esticar um bocado :P


para isso ficar bem feito, vais a uma casa de material electronico e compras um jack femea para o transformador. assim podes ligar e desligar o transformador dessa caixa ;)
 
Boas,

Desde já obrigado pelas respostas.

Em relação aos néon´s, a voltagem é de 12V, se ligar 2 néons, terei que ter 24v?

No que toca aos leds, essa era a ideia inicial e penso que dá 1 efeito + fixe, não digo que seja muito complexo ligar leds, apenas nunca fiz nada do género com leds, apenas substitui alguns nalgumas caixas de PC em que a ligação e mais fácil.

Se me conseguirem convençer que leds não é assim tão complexo e disserem como se faz a ligação ( se me conseguirem arranjar algum esquema ou assim que ajude a perceber como funciona, agradeço) ainda faço com leds :D

Sabem-me dizer qual o material para fazer a ligação com leds, e os preços aproximados dos mesmos?

Obrigado
 
nao necessariamente, depende do tipo de ligaçao que usares, se usares em serie realmente os 24v davam jeito, mas se ja for em paralelo e o transformador tiver a potencia necessaria(nao devera ser muita k os neons n puxam) ja os 12 chegam bem
 
já não me lembro em que site vi, julgo ter sido num site brasileiro... eles ligaram 2 catodos frios a uma tomada utilizando o circuito que está dentro de uma lampada economizadora... o principio de funcionamento é o mesmo. se abrires a caixa de um controlador de um neon vais encontrar basicamente o mesmo circuito, tendo em conta que um tem que "tirar" os +/- 900vdc de 12vdc e o outro de 220vac.
 
quantos neons dão para ligar num só tranformador?
queria ligar 40 neons, para iluminar uma estante, que intensidade precisa o transformador para isso?

os neons são da acryan.
 
40 neon?!!! acho que esse neons todos num só transformador nao devem dar luz nenhuma. divide por vários tranformadores
 
Eu acho que 40 neons, não iluminavam, faziam um belo aquecedor, se não estourar o transformador claro, tenta com uma fonte de computador, ainda ligas uns 20 numa fonte rasca.
 
Ligas-te como? Os neons tem que levar um transformador, e uma fonte de pc nao liga assim do nada, tens que fazer um shunt entre o fio verde e um preto
 
Back
Topo