1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ligar PC's num só interruptor

Discussão em 'Electrónica' iniciada por peleleka, 8 de Setembro de 2008. (Respostas: 21; Visualizações: 1990)

1. peleleka

peleleka Power Member

Pessoal é assim basica mente eu em breve vou montar o meu pc novo e depois vou adquirir um kit de WC que vai estar numa caixa em separado. Eu para não estar a passar os fios das fans e assim estou a pensar colocar uma fonte na caixa do kit de WC.

Agora imaginem a minha situação tenho duas caixas ligo o PC mas esqueço.me de ligar a outra do WC eu com overcloking não estando o WC ligado o pc é capaz de explodir :x2: o que não tem piada.

O que eu quero é que me digam uma solução para poder ligar a caixa do WC ao mesmo tempo que a do PC ou seja uma coisa que faça com que eu clicando no botão para ligar o PC o kit de WC também se ligue :p

2. Zero_Cool_PT

Zero_Cool_PT What is folding?

penso que a ***** tinha um cabo para o efeito

3. peleleka

peleleka Power Member

em que secção é que encontro isso no site?

4. g_card

g_card Power Member

podes usar um rele qualquer ou podes sacar o fio verde e um preto da fonte secundária e ligar ao verde da tua e o preto ligas a um preto... lol
    eu aconselhava um rele.
    agora decide...

PS: normalmente o fio é verde mas a cor pode mudar de fonte para fonte... procura o PS on....

Cumps

5. peleleka

peleleka Power Member

o que é um rele eu não sou muito perito em electrónica sorry :x2:

Última edição: 11 de Setembro de 2008
  6. peleleka

peleleka Power Member

bem eu não posso deixar este tópico morrer enquanto não tiver resposta para o que quero..

ninguém me pode dar uma ajudinha?

o que é um rele e como faço isso?
    pareçe que percebi a parte dos fios mas se me aconselham rele expliquem-se :lol:

7. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Preciso de saber como tens isso... Como é que é a fonte do WC? é AT ou ATX ou outra cena?

Precisas de um relé de 12V. É um interruptor electromecânico que é controlado por uma tensão.
    Tipo aquilo tem uns contactos metálicos, uma mola e um electro-iman. quando ligas o electro-iman ele atraí um contacto metalico (vence a força da mola) e toca no outro, e o circuito é fechado. quando o electroiman é desligado o contacto abre-se porque a mola faz força em sentido contrário.

Cumps

8. peleleka

peleleka Power Member

um estou a ver isso é fixe e depois ligo à fonte é?
    é assim eu ainda não comprei as cenas isto é um projecto que ainda estou a planear mas é mesmo para ir para a frente e vou colocar o kit de WC fora da caixa numa outra com uma fonte que aqui tenho que penso ser ATX

9. Jorge Candeias

Ligas o electro-iman do relé aos 12V do teu PC, o amarelo e o preto (polaridade irrelevante).

Na tal outra caixa com a fonte ATX e o material de Wcooling ligas o fio verde a um contacto e o fio preto a outro. Quando estes se tocam, a fonte ATX começa a trabalhar.

Cumps

10. g_card

g_card Power Member

o esquema foi mudado a pressa de um existente...
    o rele pode ser outro, desde que seja de 12V...
    o led é facultativo...

11. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

se é só para ligar a bomba não podes fazer uma extensão de um molex até à outra caixa? é muito mais simples.

12. Jorge Candeias

Isso é se a outra fonte aguentar com a tralha do PC, mais a bomba, mais fan do radiador, mais eventuais coisas que ele queira ligar...

Cumps

13. peleleka

peleleka Power Member

não eu quero mesmo ter uma fonte naquela caixa não te esqueças das fans e se calhar tb vou colocar um neon quem sabe

14. peleleka

peleleka Power Member

o fio verde e o preto da fonte secudária saiem donde?

15. Jorge Candeias

No conector de 20? pinos que supostamente liga numa motherboard.

Cumps

16. peleleka

peleleka Power Member

obrigado mas continuo sem perceber o conector de 20 inos tem um fio preto e verde?

além disso a energia está a circular no sentido fonte secundária board se me faço entender ou não?

bem até amanhã

17. Master_piece

Master_piece Power Member

A tua fonte secundária tem um conector de 20 pinos, que normalmente liga a board. Mas como não vais ter boar esse conector fica livre. se olhares para ele e para os fios ves que dois dos fios dele são 1 verde e 1 preto ( e tem mais 18 mas são esses que te interessam).

e a função desses dois fios é ao estarem ligados entre si (encostados) fazer a fonte trabalhar. O que o rele faz é que ao ligares o pc ele recebe energia, e fas acionar esses fios tal como acontece normalmente no pc, começando a fonte a trabalhar.

Última edição: 12 de Setembro de 2008
  18. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

acho que é fonte secundária->réle->molex

19. peleleka

peleleka Power Member

ahahah assim já está percebido é mesmo essa a função dos fios ok pois é em princípio cada pare de fios que está no conector de 20 pinos tem uma função depois de ligada à board não é?

20. peleleka

peleleka Power Member

:009: oix pessoal trago notícias bombásticas pareçe que o meu projecto se está a compor sozinho...

As condições estão todas a apareçer! :009:

Como alguns sabem eu estou com obras em casa e só vou poder compras as peças para o peça só a partir de Outubro mas as ideias estão já maior parte delas definidas pois tem de se projectar (um projecto lol) com antecedencia.

Hoje eu e o meu pai fomos arrumar a garagem dele e a da minha mãe para arranjar espaaço para algumas tralhas e melhorar muitas coisas.
    O meu pai na garagem de tem uma mini oficina com as ferramentas todas para uns bons trabalhos uma grande bancada em L e Etc. mas com o passar do tempo foi se despejando para aquele canto uma enormidão de caixas e tralhas e PC super antigos IBM's e assim...

ainda não arrumamos tudo mas estou muito contente com o que vi hoje porque aquela oficina tem todas as condições perfeitas para poder fazer os meus futuros projectos de moding e iremos colocar lá uns monitores que estão em casa para na oficina termos um canto para ligar um pc depois de arranjado ou modificado para fazer.mos testes mas não é só isto...

estivemos a arrumar as coisas e houveram umas descobertas, descobri que o meu pai tem lá umas placas de vidro e madeira talvez possa fazer com elas um projecto mais tarde... na garagem da minha mãe onde estavam uma data de impressoras monitores e pc's antigos arrumamos as cenas e fui retirar fans e coolers que vêm de origem com as máquinas deitamos para ai uns 5 monitores fora e umas 4 impresoras e ainda veio um colega do meu pai buscar um monitor que ainda funcionava :x2:.

Qual foi o meu espanto que no meio da tralha encontrei mesmo por acaso um relé mesmo dos que preciso para ligar o pc e a caixa do kit de WC in the same time! EXELENTE O DIA NÃO ME PODIA TER CORRIDO MELHOR!

Agora tenho material para os futuros projectos (as placas de madeira e de vidro, fans e dissipadores, uns parafuso bem bacanos e tumbscrews e o relé que me caiu do céu!), espaço para os mesmos e ainda melhor condições e utensílios! :009:

Pessoal o que acham disto? Por momentos duvidei que iria fazer um projecto mas derepente apareçe.me isto à frente!!!

Fiquem bem porque eu estou na maior, obrigado por tudo pessoal pelas dicas e tagarelas...

Depois do início de Outubro vou comprar alguns componentes e vou com calma depois preparar a caixa do kit WC com as fans e isso basicamente fazer o moding e depois do natal e da passagem de Ano comprar o kit de WC porque o dinheiro não dá para tudo e porque em Janeiro faço ANOS xD! primeiro vem o PC e ainda antes o LCD de 32 que os meus avós me vão oferecer.

Mais uma vez thankx! O ROSA ESTRAGOU TUDO NÃO? :p

Última edição: 13 de Setembro de 2008

Partilhar esta Página