Ligar portátil em rede

underworld

Power Member
Queria ligar o meu portátil em rede aqui no trabalho. No meu gabinete tenho uma entrada de rede onde está ligado o meu desktop

Contudo queria tamém ligar o meu portátil. O meu desktop tem 2 saídas RJ45: uma da placa de rede e outra on-board da mobo

uma vez que tenho o desktop ligado à parede pela placa de rede, seria possível ligar o portátil por RJ45 à saída de rede on-board do portátil? Já tentei mas acho que não dá

Ou seja, é possivel ligar o portátil à rede havendo apenas uma entrada de rede na sala e tendo eu 2 computadores sem recorrer a um hub?
 
2. se for preciso mesmo um hub, basta eu ligar o hub à saída de rede da parede e o desktop ao hub e não preciso de fazer qualquer configuração (apenas no portátil) ou tenho de reconfigurar as definições de rede do desktop?

É que se tiver de mexer na rede do desktop é complicado porque isto tem 1 servidor Novel e tal e ainda desconfiguro isto tudo
 
Podes comprar numa grande superficie estes cabos, o meu na altura foi na *****, por 25€ , é este: USB Cable

Sinceramente para net ainda não o experimentei, mas para ficheiros é 5*'s. Existem mais baratos que já vi, por exemplo no carrefour. É uma questão de procurares.

Cumprimentos.
 
corrijam-me se errado estiver... :) haverá a hipótese de imbutir + 1 plaka d rede 10/100 no desktop e ligá-la ao portátil usando um cross-over de maneira ao desktop servir de server, partilhando assim a ligação da net? se sim, usando k programas?

learning... :D
 
Originally posted by Alph
corrijam-me se errado estiver... :) haverá a hipótese de imbutir + 1 plaka d rede 10/100 no desktop e ligá-la ao portátil usando um cross-over de maneira ao desktop servir de server, partilhando assim a ligação da net? se sim, usando k programas?

learning... :D

dá, não é dificil e nao precisas de programa adicional nenhum porque o windows (o xp convinha estar instalado num deles apenas para maior facilidade de ligaçao) através do ICS (Internet Connection Sharing) faz isso, basta que primeiro ligues os 2 computadores em rede através de cabo crossover (obrigatoriamente crossover se não houver nenhum dispositivo de alargamento de redes no meio) depois basta ir as propriedades da ligaçao de net que queremos partilhar e nas avançadas dizer que quermos permitir que outros comps acedam a net a partir do nosso isto no server (desktop) et voila!:)

p.s. isto foi um bocado resumido mas se tiveres xp ele faz td automaticamente :001:
 
Exacto, o que eu queria saber era se podia fazer uso das 2 placas de rede do desktop para aceder à rede geral do escritório e para ligar o portátil em rede sem ser preciso um hub.

Assim, liguei um cabo de rede RJ45 cruzado do portátil à rede on-board do desktop e corri o assistente de configuração de rede do XP no portátil dando o mesmo nome do workgroup.

Contudo, depois disso, não consigo entrar na rede.

Depois retirei nas propriedades do TCP/IP do portátil a opção de obter IP automaticamente e pus o IP aqui do escritório, mudando apenas os últimos 3 números de forma a tentar encontrar 1 IP livre. Introduzi ainda gateway padrão do desktop e os servidores de DNS dos desktop

Mesmo assim não consigo. Se calhar não estou a encontrar nenhum IP livre. Como vejo se há IPs livres na rede? O meu é xxx.xxx.x.249. Tentei 250, 251, 100, 1 e não deram...

Ah, neste caso não consigo no desktop seleccionar a opção de permitir que outros computadores se liguem à net através dele pois eu não tenho uma conexão de net, eu acedo à net pelo servidor do escritório
 
Resolvido!

Não estava a dar porque a porta Lan on-board não estava activada na BIOS.

Activei, criei uma ligação local no desktop, permiti que o portátil acedesse à net através dele

No portátil foi só colocar o IP do desktop no gateway reiniciar ambos os computadores e tá andar de mota!
 
Back
Topo