Ligar Routers [ sem sucesso ]

PaNcRoNi

What is folding?
Boa Tarde pessoal,

gostava que alguém que percebe-se de routers me desse umas dicas pois estou com o problema na minha LAN de casa.

Aderi à TV da CLIX, na qual eles usam um router ( Aolynk ) para ligarem as Box's no mesmo, nesse router existem 4 saídas, as 3 primeiras para "TV" e a 4 porta para Internet.
O meu router por onde partilhava a internet antes, para os pc's cá de casa é da LynkSys, o qual liguei à porta 4 do router que eles cá instalaram para poder distribuir o sinal para os PCs.
Aqui surge o meu problema. . quando ligo o cabo de rede directamente ao router Aolynk de um dos pcs, o pc fica com internet e não dá problemas mas o problema é que tenho 3 PCs e só existe uma porta de internet esse router ( Aolynk ).
Sendo assim terei mesmo que usar o meu router para partilhar a internet a verdade é que ando aqui practicamente à pancada com isto e não consigo por a funcionar.
Actualmente tenho configurado o PPPoE com os meus dados da CLIX mas não funciona, já tive também configurado como DHTC mas também não deu.

Agradeço desde já o vosso tempo,
os melhores cumprimentos,
Nelson Ferreira
 
qd ligas o pc poes com pppoe ou dhcp? se poes dhcp e ligas através da porta de rede normal entao mete a wan interface do router em dhcp... em principio já deverá dar.

ps: mete o linksys tb com dhcp activo.
 
Boa Tarde pessoal,

gostava que alguém que percebe-se de routers me desse umas dicas pois estou com o problema na minha LAN de casa.

Aderi à TV da CLIX, na qual eles usam um router ( Aolynk ) para ligarem as Box's no mesmo, nesse router existem 4 saídas, as 3 primeiras para "TV" e a 4 porta para Internet.
O meu router por onde partilhava a internet antes, para os pc's cá de casa é da LynkSys, o qual liguei à porta 4 do router que eles cá instalaram para poder distribuir o sinal para os PCs.
Aqui surge o meu problema. . quando ligo o cabo de rede directamente ao router Aolynk de um dos pcs, o pc fica com internet e não dá problemas mas o problema é que tenho 3 PCs e só existe uma porta de internet esse router ( Aolynk ).
Sendo assim terei mesmo que usar o meu router para partilhar a internet a verdade é que ando aqui practicamente à pancada com isto e não consigo por a funcionar.
Actualmente tenho configurado o PPPoE com os meus dados da CLIX mas não funciona, já tive também configurado como DHTC mas também não deu.

Agradeço desde já o vosso tempo,
os melhores cumprimentos,
Nelson Ferreira


Se o teu router tem modem incorporado, o melhor deve ser trocá-lo por um com uma porta "WAN" (sem modem).
 
Obrigado pela ajuda

Boas novamente,

eu tenho configurado como DHCP mas mesmo assim não consigo ter internet nos computadores apartir do meu router. Quanto a ter modem incorporado, eu nunca tive problemas quando usei o router/modem da clix em que fornecia a ligação à internet ao meu router por isso é que acho isto tudo muito estranho. Deve estar a fazer alguma coisa mal, aqui ficam uns print screen pode ser que ajudem. :S

lynksys.GIF


Página inicial do router.

lynksys2.GIF


Antes de fazer o DHCP Release ou Renew.

lynksys3.GIF


Depois de fazer o DHCP Release ou Renew.

lynksys4.GIF


Devo estar a configurar alguma coisa mal ou então tenho que aceder ao router Aolynk para configurar.

Actualmente só estou a alterar no LynkSys pois quando ligo directamente ao outro tenho internet e não há problemas. Não vos consigo dizer a configuração com que o router da Aolynk está pois não estou a aceder a esse router.

Agradeço a vossa ajuda,
Cumprimentos,
Nelson Ferreira
 
Repara bem no manual. Se não me engano tens de trocar 192.168.1.1 por 192.168.2.1. Eu tenho um asus wl600g a fazer de modem o depois tenho um routeur wrt54gl a fazer de routeur e configurei assim.
 
está td a funcionar correctamente... mostra-me um printscreen das configuracoes de dns nesse router

Boas xupetas,

Quanto às configurações de DNS eu não mexi em nada ou seja encontra-se com a configuração por defeito.

Estive agora ao telefone com um rapaz da CLIX e ele falou-me em actualizar o Firmware, já tenho aqui o ficheiro. Será isso uma solução?

Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos,
Nelson Ferreira
 
Boas xupetas,

Quanto às configurações de DNS eu não mexi em nada ou seja encontra-se com a configuração por defeito.

Estive agora ao telefone com um rapaz da CLIX e ele falou-me em actualizar o Firmware, já tenho aqui o ficheiro. Será isso uma solução?

Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos,
Nelson Ferreira

amigo.

diz-me os valores que la apresenta? é akele 192.168.1.1?

experimenta do teu pc fazer dentro de uma janela cmd: ping 192.168.1.1
se der então faz 81.92.219.234

faz paste dos resultados.

se der ok posso -te dizer q tens net... o teu problema é ao nivel de dns e para isso terás de colocar os dns do teu isp (neste caso clix). Em todo o caso faz paste dos testes q te disse.

1 abraço.
 
Boas,

nem com essa actualização fui bem sucedido, continuo a não conseguir ter internet.

Quanto às configurações do DNS aqui fica o Print Screen.

lynksys5.gif


Estou sem ideias, não consigo perceber de onde virá o problema :wow:

Obrigado pela vossa ajuda e paciencia.

Cumprimentos,
Nelson Ferreira
 
Boas,

nem com essa actualização fui bem sucedido, continuo a não conseguir ter internet.

Quanto às configurações do DNS aqui fica o Print Screen.

lynksys5.gif


Estou sem ideias, não consigo perceber de onde virá o problema :wow:

Obrigado pela vossa ajuda e paciencia.

Cumprimentos,
Nelson Ferreira

Atenção que o DNS está no tab do basic setup julgo.. tu mostraste o DDNSNão é isso que pertendo. já fizeste os testes de ping?
 
Deixa ver se percebi: tens 1 ROUTER Aolynk ao qual tens ligadas as box de TV do Clix e no qual tens uma porta LAN livre onde pretendes ligar um OUTRO ROUTER, o Linksys, pra distribuires a tua ligação á net pelos PC's aí de casa!!... é isto?!

Se é isso tenho boas e más noticias pra ti !!

Primeiro as más: ... normalmente NÃO PODES ligar 2 routers (ou seja um router ao outro). Isso tem a ver com a forma como esses equipamentos(os routers) fazem o reencaminhamento dos pacotes de dados.

Depois as boas: ... a solução passa por adquiries um SWITCH (por 15 ou 20 € ou menos compras um) o qual irás ligar a essa porta LAN livre do router Aolynk e depois os teus PC's irão ligar ao switch... ou em alternativa, caso o teu router Linksys o permita (alguns routers permitem) coloca-o em modo SWITCH (procura pelos menus de configuração, ou vê no manual, pra saberes se permite) ficando nesse caso, obviamente, sem as caracteristicas de router ficando apenas a funcionar o switch interno.
Dessa forma já irás conseguir o que pretendes. O teu ROUTER será então o Aolynk, onde irás configurar a tua ligação á net Clix e configurar toda a tua rede, e o SWITCH (ou o 2º router em modo switch) servirá para expandir a tua rede.

Espero ter ajudado!!
 
Deixa ver se percebi: tens 1 ROUTER Aolynk ao qual tens ligadas as box de TV do Clix e no qual tens uma porta LAN livre onde pretendes ligar um OUTRO ROUTER, o Linksys, pra distribuires a tua ligação á net pelos PC's aí de casa!!... é isto?!

Se é isso tenho boas e más noticias pra ti !!

Primeiro as más: ... normalmente NÃO PODES ligar 2 routers (ou seja um router ao outro). Isso tem a ver com a forma como esses equipamentos(os routers) fazem o reencaminhamento dos pacotes de dados.

Depois as boas: ... a solução passa por adquiries um SWITCH (por 15 ou 20 € ou menos compras um) o qual irás ligar a essa porta LAN livre do router Aolynk e depois os teus PC's irão ligar ao switch... ou em alternativa, caso o teu router Linksys o permita (alguns routers permitem) coloca-o em modo SWITCH (procura pelos menus de configuração, ou vê no manual, pra saberes se permite) ficando nesse caso, obviamente, sem as caracteristicas de router ficando apenas a funcionar o switch interno.
Dessa forma já irás conseguir o que pretendes. O teu ROUTER será então o Aolynk, onde irás configurar a tua ligação á net Clix e configurar toda a tua rede, e o SWITCH (ou o 2º router em modo switch) servirá para expandir a tua rede.

Espero ter ajudado!!

Diz kem? Em casa tenho 3 em cascade sem problemas :) e a funcionarem,,,,
 
Possivelmente o linksys esta a fornecer o ip dns e a gateway dele proprio, quando deveria ser do aolynk. Mais valia configurares a rede manualmente. Confirma quais os valores que aparecem na ligação de rede nos campos do dns e a default gateway.
 
penso eu

no separador mac adress clone..no tab SETUP, insere o mac adress do outrto router...pelo k percebi resolve...so se entendi mal.
fka bem
 
Olá,

Julgo que o motivo pelo qual não tens net é teres o IP dos 2 routers iguais. Para não mexer no router do clix, vamos nos concentar no router Linksys. Nas configurações IP deste router (local ip address), em vez de teres 192.168.1.1, colocas 192.168.2.1, o resto deixas estar como está.

Saudações
 
Diz kem? Em casa tenho 3 em cascade sem problemas :) e a funcionarem,,,,

Yup. Fora raros e honrosos embrulhos os routers NAT em cascade costumam dar-se bem. A outra solução no entanto tambem é valida (comprar um switch e ligar com um crossover ao router (caso não tenha uma porta MDI/MDI-X, provavelmente não tem...))

Julgo que o motivo pelo qual não tens net é teres o IP dos 2 routers iguais. Para não mexer no router do clix, vamos nos concentar no router Linksys. Nas configurações IP deste router (local ip address), em vez de teres 192.168.1.1, colocas 192.168.2.1, o resto deixas estar como está.

Tambem tenho essa sensação pelos printscreens. PaNcRoNi, se o Aolynk está realmente a atribuir 192.168.1.2 ao router da Linksys, o LS não pode usar essa subnet para a LAN dele próprio. Mete o LS a usar por exemplo a 192.168.2.x.
 
O que tu queres fazer é bastante simples.. Coloca o LS em Bridge..

1º Se for um router Adsl2+ Desliga o PPPoE (O Aolink é o que se autentica)
2º Desliga o DHCP Server (quem vai atribuir IP's Às máquinas será o Aolink)
3º Muda o IP do Linksys para 192.168.1.2

E ficará a funcionar.. simples

PS: também podes solicitar telefónicamente que te coloquem as restantes não utilizadas pelas STB's para a Internet.

Atenção que o Range do DHCP por defeito do Aolink se não estou em erro é até 192.168.1.69
 
Última edição:
Deixa ver se percebi: tens 1 ROUTER Aolynk ao qual tens ligadas as box de TV do Clix e no qual tens uma porta LAN livre onde pretendes ligar um OUTRO ROUTER, o Linksys, pra distribuires a tua ligação á net pelos PC's aí de casa!!... é isto?!

Se é isso tenho boas e más noticias pra ti !!

Primeiro as más: ... normalmente NÃO PODES ligar 2 routers (ou seja um router ao outro). Isso tem a ver com a forma como esses equipamentos(os routers) fazem o reencaminhamento dos pacotes de dados.


Então o protocolo RIP por exemplo serve para que ? :P
 
Back
Topo