1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ligar sistema de colunas 5.1 às TV's actuais

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por abmik, 12 de Janeiro de 2017. (Respostas: 21; Visualizações: 2453)

1. Boas,

Provavelmente, algures no forum já existe um tópico sobre isto, mas não encontro nada igual ao meu caso. Qualquer coisa desculpem pois também não percebo muito do assunto e vivo na ilha da Madeira (onde a malta das lojas da especialidade percebe menos que eu).

Eu tinha uma TV LCD (comprada há uns aninhos atrás) ligada a um sistema de som 5.1 (5 colunas e 1 Subwoofer). A ligação era feita diretamente entre o Subwoofer e a TV, através de um cabo com uma extremidade mini jack que entrava no subwoofer e a outra ponta divida em duas cabeças, 1branca e 1vermelha (RCA salvo erro), que ligava atrás da TV na saída "AUDIO OUT". Funcionava perfeitamente.

Acontece que a TV avariou e agora quero comprar uma TV nova, mas as TV's atuais não têm essa saída "AUDIO OUT" onde eu ligava o RCA (1branco e 1vermelho) do subwoofer.
    As TV's que tenho visto só têm "COMPONENT IN / AUDIO IN" ou ficha para cabo óptico ou a ficha para os auscultadores. Ora, "COMPONENT IN / AUDIO IN" não dá. Se eu ligar na saída para auscultadores, as colunas também não funcionam (já experimentei noutra TV). Sobra a saída para o cabo óptico na TV, que não sei se existe adaptadores/transformadores...
    Como posso ligar o meu sistema Subwoofer+5colunas a uma TV?

Não entendo muito da matéria e gostava de conseguir ligar o sistema 5.1 em vez de comprar um novo, pois o orçamento é curto.

Desculpem alguma ignorância, se alguém puder ajudar, agradeço!

Última edição: 12 de Janeiro de 2017
  2. shiseido

shiseido Suspenso

3. Pois. E a TV que eu comprar tem que ter uma saída para cabo óptico, caso contrário, nada feito, certo?

Já agora, com esse adaptador, a qualidade do som diminui?

4. Illusion4u

Illusion4u Power Member

Qual o LCD e qual o sistema de som?

Assim é mais facil.

E se possivel fotos

5. shiseido

shiseido Suspenso

Qq tv recente usa pelo menos hdmi e saida digital optica ou coaxial e sobre a perda de qualidade nao sei pois nunca usei nada disse nem tive contacto com o mesmo mas.
    Illusion4u, o membro pelo que referiu ainda nao comprou nenhum lcd, so tem o kit 5.1 mas sim, saber qual ou ter uma imagem do kit ajudava.

6. Pois, pelos vistos só com uma traquitana do tipo que o membro shiseido sugeríu. Mas só comprando pela net... Será que o aparelho é fiável?
    Há quem diga que posso ligar o sist. 5.1 através do jack pela saída de som da TV para auscultadores. Mas no meu LCD antigo não dava nada... E as TVs UHD 4K da samsung que ando a pensar comprar nao têm essa saída jack... Tou lixado caraças! :)

PS: Ja tentei pôr fotos mas n sei como faze-lo aquu no forum...

7. ruiestevess

ruiestevess Power Member

Indica qual é o modelo desse sistema 5.1 é um homecinem penso eu certo?

Eu tambem tenho um sistema desses antigos homecinema 5.1 da LG e tenho a ligação feita via a saida dos auscultadores.

Ou seja com um cabo do tipo Jack 3.5 2xRCA (branco+vermelho) e funciona na perfeição.

A minha TV é de 2016 da Sony.

Tambem poderás tentar ver se consegues fazer sair o som para o sistema 5.1 atraves do Scart da TV se o modelo da TV o permitir , isto é se atraves do Scart da TV tb tiver o audio out,

Abraço

8. killerkid77

killerkid77 Power Member

Mas se for através do Scart da TV penso que só suporta stereo e não 5.1.

9. Kanne

Kanne Power Member

Tenho essa caixa ligada a minha samsung e funciona perfeitamente (TV-Cabo Optico-Caixa-Cabo RCA-Conversor RCA para 3,5-Colunas), as colunas são umas 2.1 Creative de PC, mas no teu caso as 5.1 funcionam mas apenas em modo stereo, ou por emulação de 5.1 (caso o amplificador das colunas faça isso).

Compra a caixa no ebay fica bem mais em conta.

10. shiseido

shiseido Suspenso

Nao interessa se o "amplificador" descodificar 5.1, fica resolvido.
    Eu se ligar o meu leitor de cds (obviamente esta ligado a um integrado) que emite 2 canais analogicos, ao meu receiver, se quiser posso ter 5.1 e aqui é igual.
    Kanne, o modelo e site é meramente exemplificativo do que usar, convem o membro ver preços de outros modelos e sites de venda.

11. dreamerboy

dreamerboy Power Member

Tudo leva a crer que na televisão antiga nunca teve som surround. Apenas stereo duplicado à frente e atrás.

12. Já resolvi o assunto. Comprei uma SmarTV LG UHD de 43" e fiz a ligação via saída dos auscultadores directamente ao Subwoofer através do Jack. As restantes 5colunas do sistema 5.1 estão ligadas ao subwoofer, obviamente. Ficou porreiro!

Obrigado a todos que me tentaram ajudar.

13. Bom dia pessoal.
    Ora como este tipo de assunto ja foi falado ha já algum tempo, peço que me ajudem numa situação que tenho em casa.
    É seguinte, possuo um homecinema de marca LG e modelo LH-D6240D, e avariou. Agora nao consigo utilizar as colunas para ouvir um bom filme em 5.1. Ora como este aparelho so tem a possibilidade de ligar as colunas directamente só com fio (desculpem mas nao sei como se chama esse tipo de ligação), ou seja, existe uns conectores vermelhos e pretos com uma mola, carregando nesses conectores, a abertura fica aberta e coloca-se a ponta do fio das colunas. Em suma, todas as colunas incluindo o subwoofer, tem esse tipo de ligação. E além disso o subwoofer nao tem qualquer tipo de entrada, so o fio de ligação ao homecinema.
    Como tal, pergunto se existe alguma alternativa para ligar a tv (LCD Samsung Modelo:LE32B65). Na tv existe varias possibilidades de ligar outros aparelhos, tem saida de earphones, saida audio digital, hdmi, rca, entre outros.
    Ao pesquisar na net a ver se conseguia me desenrascar, vi que aqui no forum existem pessoas (sem ferir susceptibilidades), percebem deste tipo de assunto, peço então a toda ajuda possível para solucionar este problema, como também a outros membros que me queiram ajudar.
    Muito obrigado.

14. shiseido

shiseido Suspenso

Nao, nao podes pois se o amplificador/leitor dvd avariou nao podes usar as colunas.
    Para isso so comprando um amplificador novo (ou um igual usado) e atençao, que o subwoofer é passivo, ou seja, nao tem potencia portanto seem te confundir muito, compras um amp/dvd igual ao teu e usas as tuas colunas ou deitas tudo ao lixo e quando puderes compras um kit semelhante mas novo.

15. Muito obrigado shiseido.
    Sinceramente nao esperava essa resposta, mas enfim.
    So me resta entao ver outra solução.
    Já agora, tambem tenho umas colunas creative, acho que é 4.1, ou seja ligava-as à placa de som do computador. Será que estas darão para ligar à tv que mencionei?
    Muito obrigado.

16. shiseido

shiseido Suspenso

A partida sim.

17. Pode me dizer como?
    Desculpe mas sou um pouco leigo neste tipo de assuntos.
    Obrigado

18. shiseido

shiseido Suspenso

Para te dizer como convem no minimo saber quais as entradas que esse kit de colunas para computador, tem.
    Ah e tb as saidas de som existentes na tv.
    Queres ligar a tv, a box tv ou outra traquitana qq ao kit?

Última edição: 16 de Junho de 2018
  19. Na tv existe varias possibilidades de ligar outros aparelhos.
    Vejas as fotos:

O kit de colunas para computador são da marca Creative Sound Blaster modelo FPS1600.
    Mas se quiser mais informação aceda a este link: http://www.icehw.net/review.php?id=98
    Obrigado.

20. miguelbarroso

miguelbarroso Power Member

Eu diria que não vale a pena pensares em ligar essas colunas. Porquê? Passo a explicar:

Se ligares no audio-out, vais apenas ter som stereo - tendo em conta a qualidade das colunas da Creative, o som será pouco melhor do que o da TV.

Para ligares via digital audio, tens de comprar um aparelho que converta o sinal digital óptico, em sinal analógico - mas vais ter um problema: esses aparelhos raramente dão para configurar a saída, na melhor das hipóteses tens a opção 5.1 e stereo. Na opção 5.1, não vais ter maneira de redirecionar o sinal do canal central para as outras colunas, e como as Creative apenas têm 4 canais, vais perder grande parte da informação que está no canal central do DD ou do DTS.

Partilhar esta Página