[Home Cinema] Ligar sistema de som a TV.

Al Capone

Power Member
Bom dia, tenho uma dúvida algo especifica.

Tenho um sistema Sony HCD-RXD10AV e gostaria de liga-lo (de preferência só as colunas, não tendo de passar pela aparelhagem) a uma tv HISENSE 43A7500F. Como posso faze-lo, estou muito confuso em relação as ligações e se vou ter capacidade de 5.0/5.1 ou apenas stereo. obrigado desde já!

Parecem-me ter os dois optical. Seria a opção mais facil para ter 5.1? um cabo optical male-optical male?

Deixo aqui os manuais de ambos para poderem facilmente ver as ligações!

https://imgur.com/a/Vw0SXWO

https://www.manualslib.com/manual/1060142/Sony-Hcd-Rxd10av.html?page=3#manual

https://www.hisense.pt/televisores/uhd/uhd-tv-h43a7500f/
 
Última edição:
Boas, sem amplificação não vai dar... As colunas são passivas portanto vais mesmo ter de ligar um amplificador ou arranjar umas colunas activas. Relativamente aos 5 canais, pela saída dos headphones só saem 2 canais, pela óptica só experimentando.
Mesmo assim o teu sistema da Sony não tem entrada óptica, vais ter de inventar um pouco e sem garantias que vais ter os 5 canais a funcionar.
Solução relativamente barata é comprar um AV usado mesmo das gamas mais baixas já dá para ter 5 canais a funcionar e já se arranjam a preços simpáticos... O natal está aí à porta.
As colunas podem ser as da Sony, são de 8 ohm e, não sendo nada de bombástico, é menos dinheiro que se gasta e dão para desenrascar.
Voltando aos 5 canais, tens de confirmar que o ARC da TV passa mesmo todos os canais. Há marcas que sim, outras nem pensar...
Boa sorte e diverte-te que isto já vai longo
 
Tens de entender que o optical é One way... Ou entra ou sai. Não é bidirecional. Ou seja, se quiseres ouvir o som da TV nas colunas é uma coisa e tens de ligar o OUT da TV a um IN no amplificador. Não dá para ligar dois IN e dois OUT juntos. Se o amplificador só tem OUT, esquece... essas duas opções deverão funcionar, mas tens de confirmar se o optical ou o HDMI ARC passam mesmo os 5 canais. Outra coisa, por estúpida que pareça é ouvir o som do amplificador na TV... não se riam que já ouvi pior que isso...
Mas lá está... Com essas cenas que se compram na Amazon e afins para desenrascar podemos abrir uma caixa de Pandora. Por óptico não dá asneira... Por HDMI já te arriscas a queimar a board e depois é televisão nova
 
Última edição:
Pois.. não tinha pensado nessa questão de queimar a televisão.. haha, estou com menos vontade de inventar. Vou exprimentar ligar ao PC com 3 RCA's que aí nao há de haver problema nenhum certo? a ver se dá 5.1 ou se fica só uma espécie de 2 canais.
 
Back
Topo