1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ligar usb a carro para Iphone ou qq PDA

Discussão em 'Electrónica' iniciada por edgarguedes, 25 de Setembro de 2008. (Respostas: 13; Visualizações: 3547)

1. edgarguedes

edgarguedes Power Member

Ola a todos.

Tenho uma duvida.
    Gostava de poder ligar, neste caso o meu iphone ( mas penso ser valido para qq pda), atraves de cabo usb directamente ao circuito electrico do carro.

Nao queria as soluçoes de carregador de isqueiro directo mas sim passar um fio pelo painel do carro directamente ao suporte de pda que tenho da Brodit no ventilador.

Sera possivel faze-lo sem adaptadores tipo: carregador femea de isqueiro atrs do painel e ligar um carregador de isqueiro com usb? sera possivel ligar o cabo usb directamente a algum lado do circuito electrico do carro para aliementar o iphone ou qq PDA?

Isto sempre tendo em conta protecção contra picos de correntes.

Mais informo a todos que de electronica nada percebo apenas gostava de saber a melhor hipotese/solução para transmitir a um electricista amigo que o fará.

Desde ja agradeço

Abraços

Edgar GUedes

2. Genesys

Genesys Power Member

O que tens de ter em maior atenção é que as portas USB funcionam com tensao de 5v e nos carros normalmente estao 12v.

Só precisas de um pequeno transformador que passe de 12v para 5v.

Podes ir buscar os 12v ao isqueiro mas sem ligares à vista. Depois deixas o transformador escondido dentro dos plasticos da sofagem, por exemplo, e fazes com que só o cabo mini-USB esteja visivel.

Abraços

3. edgarguedes

edgarguedes Power Member

ok

Obrigado pelo conselho

4. edgarguedes

edgarguedes Power Member

e ja agora alguma ideia onde posso arranjar esse transformador? ou um electrecista faz?

Obrigado

5. x-bkr

x-bkr Power Member

talvez te seja mais viavel um regulador de tensão (7805) do que um transformador. É um componente facil de ligar porque so tem 3 pinos e aguenta 1A de corrente sem qualquer dissipador

6. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Aguenta com 1A sem qualquer dissipador!? LOOOL, só podes estar a gozar! O 7805 a "dar" 1A vai dissipar 7W nestas condições...
    Não vai haver churrasco de 7805's :004:, porque um PDA não vai tirar 1A, nem perto disso, por isso o regulador é capaz de se aguentar.

Cumps

Última edição: 26 de Setembro de 2008
  7. x-bkr

x-bkr Power Member

não sou nenhum expert, mas acho k é isso k vem no datasheet. de qualquer forma o que interessa é que é uma opção funcional.

8. edgarguedes

edgarguedes Power Member

entao qual vai ser a melhor opção o transformador ou regulador de tensao?
    O preço nao interessa apenas quero que fique seguro e evite picos de tenção no pda.

Obrigado e abrços

9. Jorge Candeias

Tens aí... Mas mesmo assim acho melhor colocar um dissipador, até porque sem nada ele fica muito quente apenas a dissipar 1 Watt...

Cumps

Última edição: 27 de Setembro de 2008
  10. x-bkr

x-bkr Power Member

Fiz confusão então. Obrigado ;)

Também concordo com o uso de um dissipador, porque para além da sua temperatura de funcionamento, o 7805 vai estar sujeito à temperatura do interior da consola.

11. edgarguedes

edgarguedes Power Member

ok. Obrigado pela ajuda de todos.

12. darkbullet

darkbullet Power Member

Um transformador em DC havia de ser giro xD

A melhor opção é usares 7805, mas nao apenas um. 1º vê a corrente que o dispositivo que vais usar consome e depois pões 7805 em paralelo.

Por exemplo, o que queres carregar consome 2,5A pões pelo menos três 7805 em paralelo, eu recomendo 4 para aquecer ainda menos, pois vão ter que dissipar 7V e mesmo sem carga devem aquecer um pouco mas não muito, e até são componentes baratos.

13. Jorge Candeias

Os transformadores não funcionam com correntes continuas, mas existem os DC-DC que fazem conversão de potências, só que são mais complicados de montar que os reguladores shunt.

Ele não precisa de 2.5A, porque o USB não dá mais do que 0.5A.

Cumps

Última edição: 28 de Setembro de 2008
  14. edgarguedes

edgarguedes Power Member

Ja estou confuso ..... isto de ser nabo na electronica e o que dá. :)

Entao o que terei eu de dizer ao electrecista que vai tratar disso no carro?

Podem por as coisas em termos tecnicos que apesar de eu não perceber, imprimo e mostro a quem de direito, que tem o mesmo portugues aqui do forum.

DC ou 4 7805 em paralelo ou outra coisa???

Abraços e obrigado

p.s. - A solução que derem como definitiva vai ser aplicada em muitos carros de amigos que querem a mesma solução. Alias penso ser uma alteração que se as pessoas soubessem instalariam no carro visto telemoveis e pdas carregam cada vez mais por usb.

Partilhar esta Página