1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ligar Ventoinha e led por botão

Discussão em 'Electrónica' iniciada por LordK, 11 de Setembro de 2008. (Respostas: 7; Visualizações: 4134)

1. Olá a todos e desculpem lá a minha ignorância mas penso que o meu problema deve ser postado aqui visto que isto deve tera ver com a electrónica :p

Eu tenho um botão de on/off (um daqueles de metal) acho que se chama "On/Off Switch" e é parecido com este:

e o meu objectivo é ligar/desligar as ventoinhas e ligar/ desligar um led que assinale que a ventoinha está, ou não, ligada.

Ou seja ao ligar a ventoinha ligar ao mesmo tempo um led. quando desligar a ventoinha desligar tambem o led.

Criar um painel de controlo de ventoinhas mt HomeMade :D

Eu experimentei fazer isto mas para ligar/ desligar o pc.

e consegui :D aqui estão algumas pics

isto é o botão e o led ali a funcionar (antes de euh ter tentado ligar o led ao botão claro :rolleyes:)

Isto é a MoBo antiga que usei para fazer o teste e o meu pc que tá em fase de Modding :p

Isto foi os cabozinhos que liguei. (já lá estão tambem o outro fio vermelho e o ranco que são do led... mas o led não funcionou :()

Só que a minha ideia é utilizar este sistema para as ventoinhas para aplicar ali no outro pc (aquele com o coller e assim que na 2ªimagem :-D)

Mais o menos deste género, só que com leds incluidos para me assinalar quando as ventoinhas estão ou não ligadas. (esta foto é do Projecto Murd3r_Duck do utilizador Murd3r_Duck)
    :offtopic:á que lhe dar os créditos, afinal aquele projecto é dele :D

Voltando ao topico:

Alguem me pode ajudar?

Obrigado e desculpem lá mas é que eu não percebo nada de electrónica :(

Última edição: 11 de Setembro de 2008
  2. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

tambem criei um tópico para fazer o mesmo que tu. podias ter reparado se havia um topico sobre isso antes de criar um novo.

mas não interessa. no meu tópico o user g_card pos lá um esquema que acho que é o que tu precisas (ele usou um interruptor de posições em que tens a posição on 12v/off/on 5v):

Cumps

3. Pois desculpa lá não reparei que tinhas metido outro post para o mesmo :wvsore:

Obrigado pela ajuda mas já agora sabes onde é que eu posso arranjar uns interruptores desses aqui em lisboa?

Desculpa lá a maçada mas queria mesmo fazer uma cena destas no pc mas não percebo nada de electrónica.

Tipo percebi mais o menos o esquema só que tenhu de entrelaçar o cabo da ventoinha ao led?? para os ligar no mesmo sitio é?? só não percebi muito bem essa parte do led :lol:

Cumps e obrigado pelo esquema :p

Última edição: 11 de Setembro de 2008
  4. filipe3x

filipe3x Power Member

Desculpem estar aqui a intrometer-me... mas sou um completo noob na matéria...
    Tenho as seguintes questões, acerca da figura, por responder:

1.O que é o MOLEX?

2.Para que serve a resistência? (é para limitar a voltagem naquela linha?)

5. Olá filipe3x

1. um MOLEX é um conector de alimentação das ventoinhas. Há 2 tipos de conectores de ventoinhas. O Molex é o conector do lado esquerdo da imagem e do lado direito é um conector de 3 pin's

2. Uma resistência serve para limitares a voltagem que o led recebe. Sem ela provavelmente o led queima.

Espero que tenha esclarecido.

Cumps :p

6. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

em lisboa, não sei. mas... a dimofel não é em lisboa? pesquisa no google por essa loja. penso que lá devem ter.

acho o led e todos os cabos têm de ser soldados no interruptor.

Cumps

7. BigPT

BigPT Power Member

A resistência serve para limitar a corrente e não a voltagem que passa no led sem ela o led queima.

8. pois é :p obrigado pela correção BigPT

Última edição: 12 de Setembro de 2008

Partilhar esta Página