Fibra Óptica LIGA-T

Boa tarde

Penso que foi aqui indicado que era possível ter um servidor de VPN com a Ligat Quem tem pode confirmar se sim e se foi com o router ou se foi com o ONT?
Tenho um colega que instalou a Ligat e que diz que o acesso que tem ao router é muito básico que não permite fazer redirecionamento dos portos Alguém pode partilhar mais informação? Este em 7m ponto de go ou não go para mim

Obrigado
Só experimentei vpn como cliente, não servidor, mas sim confirmo que o router é básico e não permite Port forwarding, mas mesmo com ONT e o teu próprio router do que vejo no router não tens um IP externo no teu router mais um interno dentro da LigaT.
 
Só experimentei vpn como cliente, não servidor, mas sim confirmo que o router é básico e não permite Port forwarding, mas mesmo com ONT e o teu próprio router do que vejo no router não tens um IP externo no teu router mais um interno dentro da LigaT.
Boa noite. Obrigado

Estarão a usar algo como CGNAT?
Ou será somente o router que é fraco?
 
Não faço ideia, mas quando mudar de casa e ter uma nova instalação vou optar por ter um ONT e usar o meu router, com este não posso por exemplo escolher outro DNS (LigaT usa os da Google).
Seja qual for o operador podes sempre ter outro DNS, instalas um Pihole em tua casa e aí quem mandas es tu. Podes ainda adicionar o DNSCrypt caso queiras os pedidos cifrados

Para o PiHole usas um RaspberryPi, máquina virtuall. Potencialmente se tiveres um router que suporte Openwrt podes alterar o mesmo e usá-lo como DNS Server
 
Seja qual for o operador podes sempre ter outro DNS, instalas um Pihole em tua casa e aí quem mandas es tu. Podes ainda adicionar o DNSCrypt caso queiras os pedidos cifrados

Para o PiHole usas um RaspberryPi, máquina virtuall. Potencialmente se tiveres um router que suporte Openwrt podes alterar o mesmo e usá-lo como DNS Server
o da Ligat é compativel com Openwrt ?
 
Ja tive um Pihole em casa mas prefiro um dns que faça esse trabalho, e também tenho a possibilidade de mudar o dns no equipamento mas não é tão prático.
Enfim, nada de diferente na Nos onde também não se podia mudar no router deles.
 
Ja tive um Pihole em casa mas prefiro um dns que faça esse trabalho, e também tenho a possibilidade de mudar o dns no equipamento mas não é tão prático.
Enfim, nada de diferente na Nos onde também não se podia mudar no router deles.
Off-Topic para restantes
O PiHole permite uma gestão mais fina do que queres bloquear, podendo ter regras por device e podes ainda fazer o pedido final aos sites de DNS com filtragem
 
Bom dia.
Estou em processo de aderir à Ligat e do que conversei com eles a Ligat está a usar CGNAT Ou seja, o vosso IP Público é para todos os efeitos um IP privado na rede deles e como tal ter um servidor VPN não é possível de momento ou qualquer aplicação na vossa rede que implique um IP público real e que depois usem o Port Forward. No entanto estão a avaliar a situação.
Caso esta situação seja relevante, provavelmente só será para 10% dos utilizadores será aguardar por eles ou usar um VPS, servidor virtual na nuvem para montar um túnel Casa VPS Internet
 
Bom dia.
Estou em processo de aderir à Ligat e do que conversei com eles a Ligat está a usar CGNAT Ou seja, o vosso IP Público é para todos os efeitos um IP privado na rede deles e como tal ter um servidor VPN não é possível de momento ou qualquer aplicação na vossa rede que implique um IP público real e que depois usem o Port Forward. No entanto estão a avaliar a situação.
Caso esta situação seja relevante, provavelmente só será para 10% dos utilizadores será aguardar por eles ou usar um VPS, servidor virtual na nuvem para montar um túnel Casa VPS Internet
OK isto é preocupante e honestamente parece inviabilizar completamente o uso que tinha previsto!
 
OK isto é preocupante e honestamente parece inviabilizar completamente o uso que tinha previsto!
Sugiro falar com eles. Aparentemente estão flexíveis em analisar este tema, pois penso que começam a perceber que para alguns clientes é relevante e para outros de nada serve, depende muito do perfil
A mim indicaram que estão a analisar a situação e que pretendem ter solução
 
Sugiro falar com eles. Aparentemente estão flexíveis em analisar este tema, pois penso que começam a perceber que para alguns clientes é relevante e para outros de nada serve, depende muito do perfil
A mim indicaram que estão a analisar a situação e que pretendem ter solução
Sim quando me contactarem vou falar com eles. Trabalho na area e nas caldas, não só para mim em casa mas como vários clientes teriam interesse. No entanto, no meu caso, há *sempre* a necessidade de reencaminhar portas, nem que seja só a 80 ou 443...
 
Mas não devem ter 7 dias como os outros Questionei sobre isso e o o comércial estava na dúvida mas achava que não
Preço, sem garantia mas deu-me a entender qualquer coisa como mais 5 euros
 
Back
Topo