Lightscribe Tecnologia + Software.

Desculpem o post acima mas o link ficou marado e não conseguia editar!8o
Se acham que é publicidade podem remover. Podem mandar vir os DVDs de Espanha sem pagarem IVA e pagando apenas quando a encomenda for entrege pelos correios, leva dois dias mais ou menos e o site é de confiança, já lá comprei muito material:

http://www.dvdbarato.net/b2c/
 
Se o DVD não suporta ightscribe então de certeza que não funciona! Mas se tens dúvidas mete lá um DVD qualquer para ver se consegues gravar nele um cover.
Eu comprei numa loja perto da minha casa uns 5 DVDs que suportam isso e experimentei e ficou mesmo muito fixe.

O meu BenQ levou 15 minutos a gravar com a qualidade maxima:D Nice!

eu queria saber o que acontecia msmo...

se estou a perguntar é porque não tenho nenhum gravador com essa tecnologia (apesar de estar a pensar em adquirir um)

gostava de saber qual era o impedimento... se físico (o laser não riscava, se não acontecia nada no dvd, whatever) ou se a nível de software (qualquer coisa impedia de se gravar)
 
Por partes. A esse preço comprei na ***** um pack de 100, era produto do dia e com desconto. Acho q foi no 1 de maio.

Podes comprar 5 a 7 euros na ***** + portes ou no site que ja referiram
http://www.dvdbarato.net/b2c/index.php?page=pp_productos.php&tipo=4&md=1

Aconselho a ler este artigo, a tecnologia labelflash em comparação com a lightscribe:
http://www.tomshardware.com/2006/02/14/labelflash_vs_lightscribe_dvd/

Ao meteres o cd ou dvd de patas pro ar, ele detecta se é lighscribe ou não, se não for ejecta-o. O dvd tem no circulo interior um codigo de barras ou algo do tipo.
Sabes que acontece se o DVD gravasse na superficie não sendo lightscribe? queimava a superficie do dvd e danificava a superficie onde são gravados os dados e ficavas com um dvd lindinho mas com dados inutilizados.

Lightscribe tens gravadores da BENQ e LITEON, outros
Labeflash tens os NEC

Como referência DVD+R lighrscrive custa 1,00 Euros
DVD+R labelflash custa 2,00 Euros
 
Lightscribe
medium-lightscribe0small.jpg

Labelflash
medium-labelflash0small.jpg




Tas a ver o que me refiro com o codigo de barras:
medium-lightscribebarcode1s.jpg
 
Uma dúvida: Serão todos os gravadores da mesma qualidade quando à gravação? É que se fosse uma impressoara nem todas imprimem bem....E no caso dos gravadores?
 
Nem sei mas o meu benq deixa a desejar na primeira passagem. E pelos vistos é no meu pq nos lite on ao fim da 1.a ja fica bem.
 
Nem sei mas o meu benq deixa a desejar na primeira passagem. E pelos vistos é no meu pq nos lite on ao fim da 1.a ja fica bem.
Qual é o modelo do teu BenQ?
E já agora: Qual será o melhor software para label em DVDs usando essa tecnologia? Pelo que tenho visto nem todos dão bons resultados quando á qualidade da impressão.
 
Nero cover design embora o resultado dos outros softs seja o mesmo pois todos eles recorrem a um "driver" especifico. Portanto o resultado depende do dito "driver" e do gravador e não do software em questão.
O meu benq é dos primeiros. Foi o 1º gravador lightscribe disponivel em portugal, a partir dai saiu o lite on e o lg. =)
 
Lightscribe vs Labelflash:
Dourado/Azulado
Mais barato/Mais caro
Mais fácil de encontrar/Mais difícil
Muitas marcas e fabricantes disponibilizam/Apenas a NEC disponibiliza
Um pouco menos contraste na imagem/Um pouco mais contraste

Uma dúvida: Serão todos os gravadores da mesma qualidade quando à gravação?

Não. :|
 
Última edição:
No lightscribe o contraste acentua-se com mais uma passagem =)
Ai está o problema! Porque se o software só permite no maximo duas passagens então que programa permite mais do que duas? por causa disso o resultado final pode não ser tão bom como desejado.

Quais são neste momento os melhores gravadores quando á qualidade da impressão? Ou o melhor de todos?
 
O software não permite passagens. O software ten 3 niveis de qualidade, Draft, Normal, Optimal.
Consoante o melhior nivel de qualidade tens o melhor contraste. No meu caso, com qualidade optima as "impressões" na superficie do cd ficam com fraco contraste mesmo em qualidade óptima que demora 30 min. O que faço é fazer duas ou três impressões no dvd, assim aumento o nivel de contraste. Claro que duas demora 1 hora, 3 demora hora e meia... :(

O DVD tem um ponto de inicio da gravação na superficie, como tal podes imprimir quantas vezes quiser sobre ele, e quando quiseres desde que o ficheiro de origem se mantenha.

O lightscribe o que faz é queimar a superficie, quantas mais vezes a queimar mais queimada ela fica e portanto com mais contraste.
 
fonte :http://www.it-enquirer.com/main/ite/more/lightscribe_12/



LightScribe 1.2

In an interview with one of the product managers at LightScribe.com, we discussed version 1.2, the benefits of LightScribe, the media, and the market. LightScribe 1.2 is the new standard of this direct-on-CD or DVD print technology. Most graphic designers and desktop publishing professionals create labels for CDs and DVDs. Not so for LightScribe labels. One wonders why no desktop publisher has come up with templates yet.
With LightScribe 1.2 promising faster print times, better quality results --especially higher contrast-- and better-looking media, this could change. Most of the promises prove to be fulfilled.
LightScribe is the technology that allows you to burn a CD or DVD, feed it upside down to the DVD-writer and print the label by laser engraving in the label layer. The LightScribe technology requires a specially designed LightScribe DVD-writer with a laser that is capable of both burning DVDs and engraving at lower power.
LightScribe also requires special media. Version 1 media shows rather dull surfaces with engravings being rather dull-looking as well. I tested LightScribe with Verbatim, HP, and Imation branded media. The HP and Verbatim media came out as having the highest contrast back then. Imation did a bit worse with lower contrast. All media lacked shine and luster, not because they were so badly made, but because that was LightScribe 1.1.x media.
Now we have LightScribe 1.2, which is a huge improvement over previous versions. To enjoy the new version of LightScribe, users need new media. I received LightScribe 1.2 test media from Verbatim --it should be reaching stores about now. You do not need a new DVD-writer. My “old” LaCie LightScribe DVD-writer still does fine. All that is needed to enjoy the LightScribe 1.2 improvements, is an update to the device’s firmware, and a new LightScribe 1.2 driver.


LightScribe 1.2 performance

In our interview with the LightScribe PM, he claimed LightScribe 1.2 was going to be a third faster than previous versions. A third is very fast. LightScribe takes about 30 minutes to fill an entire DVD label with content. The speed upgrade would mean that I would be able to complete the engraving process in 20 minutes.
In practice, LightScribe 1.2 did even better, with 19 minutes for a full label. That is still quite some time, but it’s fast enough to switch to LightScribe altogether and enjoy the other benefits of this technology as well.
LightScribe 1.2 really needs the new firmware and driver, though. My first test failed because of a bad driver installation. The LaCie LightScribe DVD-writer complained the media I had inserted was “dirty”. I checked whether the drive itself was still in working order, by engraving a version 1.1.x LightScribe disc. It worked without a glitch. Then I reinstalled the LightScribe 1.2 driver.
That did the trick, No more “dirty” media, but a disc engraved to perfection.
verbatim_lightscribe.jpg

The New LightScribe Looks

Perfection is perhaps a bit exaggerated. But the version 1.2 disc did look much better than the previous version. The Verbatim LightScribe 1.2 media is allowed to be more shiny, giving a finished disc more lustre. Contrast has improved as well, although only by a margin.
The LightScribe product manager said coloured media would arrive to the market sometime in September. The new, coloured media will allow users to categorise their discs more easily.
With older LightScribe engraved discs I had noticed the appearance of a white powder on the surface after a few months. I asked the product manager whether this could ultimately harm the disc’s surface and data layer. If that were the case, the archival argument for the coloured discs would have been nothing more than a marketing plug.
However, according to LightScribe’s PM, the LightScribe layer is secured from the data layer. The LightScribe layer holds a chemical product. The engraving process literally cuts into the chemicals, which produces a residue powder effect after a few days. Wiping that off with a soft cloth solves the problem.
The added benefit of the LightScribe engraved labelling is that discs can be kept longer in good condition (in theory at least) because there is no risk of glue solvents --of paper labels-- reacting with the data layer of the disc and eating away the data layer after some years.
According to LightScribe’s PM, LightScribe is growing fast. In the US, it takes away of the printable labels market, with currently a 60% market share.
 
Tinha que haver uma razão para eu demorar tanto a fazer a impressão e não ficar grande coisa, e está explicado no excerto de texto.

O lightscribe 1.2 é mais rápido e com melhor qualidade que o lighscribe inicial.

Os meus discos são lightscribe e não lightscribe 1.2. Pelo que demoro 30 minutos para obter resultados não tão bons comparativamente com os lightscribe 1.2.
Coisas da vida.
 
Atenção que nem todos os sites Online de compra de DVDs LightScribe dizem se é versão 1 ou 1.2!!!! Acabei de comprar 40 DVds que vieram de Espanha e que levam 30 minutos para imprimir num >( O pior foi que eu comprei 5 DVDs em portugal numa loja de Lisboa e o caso é que na caixa dos DVDs também não tem lá 1 ou 1.2! 8o O caso é que imprimir um destes DVDs levou só 15 minutos portanto são versão 1.2.....Mas que confusão no reino LightScribe! :wow:

Confirmo que imprimir umas 2-3 vezeso mesmo DVD com o mesmo Cover faz com que ele fique mais contrastado e portanto com imagens de qualidade melhor! Só uma vez parece uma fotograffia envelhecida pelo tempo.....
 
O problema é que se calhar nem olhando para eles se conseguem distinguir os 1.2 dos normais.
Sopustamente devia ter esta informação escrita na caixa onde os DVDs estão. O resultado disso é que "levamos" com mais 15 minutos extra para imprimir os DVDs.....E o pior é mesmo se quiseres fazer duas passagens: Lightscribe 1.2---30 minutos; LightScribe 1---1 hora.
 
Back
Topo