1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Liguagem de Feed RSS

Discussão em 'Web Development' iniciada por ruipedrola, 1 de Novembro de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 869)

1. Caros amigos
    Não sei se isto terá a ver com a linguagem de um feed de rss mas cá vai.

Estou a instalar no meu um script de rss que me coloca nas minhas páginas os links para as noticias de feeds externos ao meu site.
    O meu problema é que a data aparece-me um inglês quando no feed, supunha eu, aparece em Português.

Quando não éo meu espanto que vou ver o código do feed externo e no xml está em inglês e no html em português.
    Para servir de exemplo fica http://infordesporto.sapo.pt/rss/NoticiasFUTEBOL.rss e como podem ver o formato da hora aparece em português mas agora se virem o código-fonte irão ver que a data está em inglês.

Aproveitando a onda também estou com problemas nas acentuações. Tudo o que sejam palavras com acentos aparece no meu site adulteradas e não sei também com oresolver isso.

um abraço a todos e espero conseguir aqui ajuda da vossa parte que estou a precisar.

2. slack_guy

slack_guy Power Member

É o cliente - a aplicação que usas para ver os feeds - que faz a conversão.

Verifica o encoding.

3. Olá slack_guy e obrigado pela resposta tão rápida.
    Confesso-te que provavelmente devido aos meus parcos conhecimentos fiquei pouco esclarecido e se me puderes esclarecer um pouco mais detalhadamente eu agradeço-te imenso.

Em relação ao cliente apenas uso o internet explorer. Mas nesse caso oproblema não deve vir daí dado que eu vejo o XML e está em inglês, vejo o html desse site e aparece em português. Depois vejo este mesmo XML no meu html e aparece em inglês...se fosse do cliente então no meu site deveria aparecer tb em português não?

Em relação ao encoding...podes ser mais especifico? onde encontro isso?
    Obrigado

4. slack_guy

slack_guy Power Member

No site que referiste, é logo na 1ª linha ;-)
    Código:
    <?xml version='1.0' encoding='[b]Windows-1252[/b]'?>
    Vê que encoding estás a usar.

hum... não percebi nada do que disseste. O documento que referiste é XML, não é HTML. O que é que queres dizer com ver XML no HTML?!?!

5. hum... não percebi nada do que disseste. O documento que referiste é XML, não é HTML. O que é que queres dizer com ver XML no HTML?!?!

ok vou colocar-te a situação de outra forma... tudo oque é exemplo é mais fácil e foi assim que aprendi tudo :)

compara estes urls
    http://www.abola.pt/rss/index.aspx
    http://noticias.planetaportugal.com/desporto.php

Como estás a ver o formato horário aparece em linguas diferentes...no entanto as duas páginas vão buscar o mesmo feed

6. slack_guy

slack_guy Power Member

eu não vejo o que tu vês, porque eu não uso o Internet Exporer (Firefox aqui). Vejo apenas uma lista com títulos e links. O que tu vês é o que o IE te mostra. Isto é, formata a data dos feeds para as definições do idioma do teu browser.

7. Eu uso os dois. Estou neste momento a experimentar o mesmo URL com o Firefox e continuo a ver o que te digo:

por exemplo:
    [FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]Barcelona empata em Valladolid [/FONT][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]Thu, 01 Nov 2007 23:26:18 GMT é como aparece no meu site[/FONT]

e no original aparece
    Barcelona empata em Valladolid

quinta-feira, 1 de Novembro de 2007, 23:26:18[​IMG]

isto seja visto com firefox ou Ie que eu acabei de experimentar. Ora se o feed é o mesmo porque é que para um aparece a data em inglês e para outro em português?

8. Ok um problema já solucionei. Era a questão dos caracteres. Bastou incluir no html a linha <META HTTP-EQUIV="Content-Type" CONTENT="text/html; charset=UTF-8">

Agora o meu problema está só na questão da linguagem das horas. achas que me consegues ajudar?

9. slack_guy

slack_guy Power Member

Isto é como vejo essa página no Firefox (Linux):

10. Ok eu vejo algo muito diferente :) talvez seja uma questão de cache.
    em relação á questão ods caracteres o feed ficou bom mas o resto dos caracteres do meu html já ficou mal no que toca a acentuações.

11. spastikman

spastikman Banido

converte isso para utf-8 ou iso-8859-15

12. Ok problema resolvido. Como estava a usar mais que um feed e entre eles tinham encodings diferentes tive de usar um script que os converte todos no mesmo encoding para serem apresentado de igual modo na mesma página.

quanto á questão das horas e os problemas que estava com o fuso horário, tb já resolvi através do php5... bastou consultar o manual e deitar-me ás 7 da manhã mas lá resolvi os problemas sózinho eheh.

Fico uma vez mais muito agradecido pela vossa ajuda e disponibilidade que creiam , por experiência própria, cada vez vai sendo mais raro.

um muito obrigado

Partilhar esta Página