1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

LILO foi-se. HELP

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por hellaxe, 13 de Junho de 2004. (Respostas: 32; Visualizações: 1534)

1. hellaxe

hellaxe Power Member

:die: :die: ****!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Desculpem a linguagem caros moderadores mas não há paciencia.

Já tinha o sistema a funcionar decentemente e agora não boota de MDK10.
    Tenho como boot loader o WIN (por algumas comudidades) e qdo quero aceder ao linux dá sempre aquele erro L 99 99 99 99 99 99 ............

já fiz o rescue para reinstalar o lilo mas n resultou. tentei tb fazer isoo c o live cd da MDK e népia.
    help. não quero instalar tudo de novo :005: :005: :005:

thanx

2. gnu

gnu Power Member

isso foi ao ar assim a toa ?
    não mudaste nenhum disco de sitio nos canais ide nem criaste novas partições ?

3. alph

alph Power Member

max se o LILO foi-se como é que tás a conseguir bootar o linux? com uma diskete? epa se é esse o caso, o erro não tá no bootloader max sim na isntalação do linux... knd m aparecem tretas dessas, para não ter mais xatisses vai logo format (com os backups feitos) =/

4. hellaxe

hellaxe Power Member

Não gnu. Fiz o reboot para Win pq precisava de usar a net e ontem queria continuar a conf o adsl e já deu o erro que repostei. é aquele q dá qdo se deintala o linux à toa e dá o tal erro L 99 99 99 ...
    não sei o que se passou mas c o live cd verifiquei o lilo.conf e tá tudo certo (penso eu)

5. alph

alph Power Member

já correste lilo para ele aplicar as definições? tenta isso

6. hellaxe

hellaxe Power Member

fiz isso no live cd; não deixou.
    depois corri o cd1 do install e fiz rescue para reinstalar o lilo e também não resultou

7. gnu

gnu Power Member

faz assim
    monta a partição com o teu cd de linux live
    depois faz
    ./sitio.onde.a.partixao.ta.montada/sbin/lilo -C /sitio.onde.a.partixao.ta.montada/etc/lilo.conf
    re-inicia e deve tar fixed

de qualquer não deixa de ser muito estranho isso acontecer
    das duas uma
    - o teu disco não tá bom
    - problema do mandrake (tal como o suse e redhat pela minha experiencia ... so problemas)

começa a pensar em arranjares um tempinho pra aprenderes o basico do linux e passares para uma distribuição melhorzita tipo debian ou slackware

8. alph

alph Power Member

... ou gentoo :D

9. hellaxe

hellaxe Power Member

A intenção de ter instalador o Mdk é precisamente para aprender e partir depois para outros voôs :D .

vou tentar isso. depois digo aqui uma vez q tenho de reboot e tenho o outro pc na net. a rede caseira é assim :p .

PS: A propósito: quando fiz a partilha de net no mdk deixei de oder pingar o outro pc e reciprocamente. eu não configurei a firewall. o que será????

10. CrazyBomber

CrazyBomber Power Member

Não sei se se trata mais ou menos do mesmo erro que eu tive, ha algum tempo atrás.
    O que me aconteceu foi tentar instalar o LILO por cima do GRUB e ficar com akilo tudo lixado (no boot, seker).
    A solução foi arranjar uma diskete de arranke do WIN98 (era a q tinha, mas outras tb devem dar, tipo a do 95 ou do ME... a do XP nunca experimentei) e correr o comando: fdisk /mbr
    Isso vai re-escrever a Master Boot Table (que assumo que é onde tb tens o boot loader...). Vai meter em boot logo a primeira partição que tiveres (cmg o q tinha era o XP).
    Depois é só instalar o LILO de novo, e deve funcionar. Se o linux nao tiver na primeira partição, usa a diskete de arranke, ou um cd de instalação, ou qq coisa...
    Já agora, suponho que nao eh a instalação do linux q foi cos porcos, pois nao? era xato tares a fazer isto tudo para dps descobrir q era o linux... :rolleyes:

11. gnu

gnu Power Member

não faço a minima ideia ... nem sei o que o mandrake faz para partilhar a net

em qualquer distribuição que tenho o kernel 2.4 com o modulos para a partilha compilados basta fazer
    #modprobe iptable_nat
    #iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE
    #echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

isto partindo do principio que queres partilhar o interface ppp0 senão é só substituir

12. gnu

gnu Power Member

13. hellaxe

hellaxe Power Member

a install deve estar boa pq não fiz nada. só fiz reboot.

o boot estava na partição de root pq aqui preciso de ter o win sempre disponivel(pelo menos por agora)

14. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

Tens de ter cuidado com o sítio onde pões o Linux... eu tb não percebo muito disto, tb me aconteceu isso algumas vezes, enfim.. fiquei farto, mudei para o GRUB... com o grub, mesmo que lixes o linux, consegues sempre bootar para o windows...

15. alph

alph Power Member

gracias pelo site :)

16. gnu

gnu Power Member

já agora digam aí que filesystem estão a usar quando tem estes problemas de corrupção da instalação

17. gnu

gnu Power Member

18. Tafinho

Tafinho Power Member

A pior documentação de qualquer software open-source.
    Até o kernel tem melhor documentação.

Para aprenderes alguma coisa sobre networking de linux vai ao Linux Documentation Project

http://www.tldp.org

19. hellaxe

hellaxe Power Member

Obrigado GNU mas não resultou. Deu este erro: [[email protected] sbin]# ./lilo -C /mnt/hdb5/etc/lilo.conf
    ./lilo: error while loading shared libraries: libdevmapper.so.1.00: cannot open shared object file: No such file or directory.

Por outro lado ao lêr a man do LILO descobri q o erro L 99 tem a ver c o facto d ficheiro "map" em /boot estar marado ou q n se pode ler. :confused:

Agora: como é que posso reparar este ficheiro????

thanx ppl

Ficheiros Anexados:

20. hellaxe

hellaxe Power Member

Ext3 para / e ext2 para /home. é assim o default do MDK

Partilhar esta Página