1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Lilo

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por Neojag, 19 de Maio de 2004. (Respostas: 9; Visualizações: 848)

1. Neojag

Neojag Power Member

Tenho andado a ler a respeito de instalação de linux já que me queria introduzir no sistema e fiquei com um par de dúvidas...

Pelo que percebi, quando instalo o SO (neste caso, o Mandrake10), é automaticamente instalado o bootloader LILO, e definidos os sistemas operativos instalados. Sempre pensei que o LILO era instalado no MBR do disco primary master (ou hda, segundo percebi da nomenclatura de discos em linux).

No entanto, vi depois noutro sítio em que, para definir as opções do LILO, era necessário editar um ficheiro de configuração que ficava algures numa pasta do linux. Onde fica o lilo instalado afinal?

Outra coisa é, se por acaso isto der para o torto e ficar sem acesso à partição do windoze2k por causa do bootloader, posso usar a recovery console do 2k com o fixboot e fixmbr para voltar a ter o bootloader original do windows e ter acesso ao SO?

Danke xD

2. alph

alph Power Member

podes instalar o lilo na MBR ou n1 disco *****. max penso k o modo de acederes aos seus files é por /boot

acerca do "fixmbr"... é mesmo isso k deves fazer s n konseguires configurar akilo a primeira, e voltas ao win n1 flash :)

3. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

eu prefiro o GRUB penso que é mais fácil e dá menos probs..

Última edição: 19 de Maio de 2004
  4. Neojag

Neojag Power Member

Hmm... se eu instalar o lilo num disco qualquer (exemplo, na partição do linux) como é que a máquina o vai buscar ao iniciar?

5. gnu

gnu Power Member

nunca usei o mandrake mas aqui vai a minha experiencia com o slackware que é a distribuição que eu uso e provavelmente em nada se diferencia na questão do lilo embora n possa afirmar com toda a certeza

o fixeiro executavel do lilo está em /sbin ou /bin

o fixeiro de configuração está em /etc/lilo.conf

se o editares tens alguma coisa tipo:

boot = /dev/hda # o sitio onde o lilo é instalado
    # ex: /dev/hda mbr do primary master
    # /dev/hdd mbr do seconary slave
    # /dev/hda1 inicio da 1ª partição do primary master
    delay = 40 # tempo que tas a espera para boot em decimos de segundo
    other = /dev/hda1 # arrancar de uma partição de windows
    label = windows
    table = /dev/hda

image = /boot/zImage-2.0.33 # arrancar de uma partição de linux com o kernel especificado
    root = /dev/hda2
    label = linux

espero que esteja claro ... quando acabares de configurar é só corer o lilo

já me eskecia, se te safas bem em ingles podes sempre recorrer ao comando "man"
    ex : man lilo

6. Neojag

Neojag Power Member

A minha dúvida era mais se o lilo substitui o código do MBR ou do boot sector de cada disco :)

Pelo que sei, o MBR tem a tabela de partições e um pedaço de código que lê qual é a partição activa (e depois passa a execução para o que quer que esteja no boot sector da partição activa). Então portanto o lilo substitui este código (que tinha sido criado quando criei as partições) por o dele, que em vez de ir logo para a activa permite escolher de qual partição se quer iniciar. Estou correcto?

(e o lilo que reside no mbr vai buscar a configuração ao ficheiro na partição onde estiver instalado?)

7. gnu

gnu Power Member

não leste o meu post com atenção:

boot = /dev/hda # o sitio onde o lilo é instalado
    # ex: /dev/hda mbr do primary master
    # /dev/hdd mbr do seconary slave
    # /dev/hda1 inicio da 1ª partição do primary master

isto quer dizer
    o lilo instalas onde quiseres, depende apenas do que está escrito no lilo.conf

as partições de onde podes arrancar também estão lá defenidas... le o post com atenção

8. Neojag

Neojag Power Member

OK, mas a instalação tem que modificar o código do MBR de qualquer maneira certo? Se se mantiver o que lá está, a máquina não vai seguir direita para a partição do windows? (perdoem-me se estiver a mandar uma bacorada monumental :P)

9. gnu

gnu Power Member

quanto ao modo como a distribuição que usas instala o lilo não faço a minima ideia

mas se te der podes até por o lilo numa diskete /dev/fd0 ... se n tou em erro

10. Neojag

Neojag Power Member

OK, acho que já apanhei isto ;)
    Thanks mate :D

Partilhar esta Página