limitar acesso wireless em bar

pl4za

Power Member
boas

qual a melhor maneira de limitar o acesso a internet a apenas clientes num cafe ?
ja me ocorreram varias soluçoes que vou implementer (router da meo)

diminuir a força do sinal (no meu router da sapo da, nao sei se no da meo da)

limitar a largura de banda consoantes o numero de ligaçoes

agora falta uma solucao para impedir que as pessoas nas casas em volta tenham internet =P
ja que a primeira nao chegara de certeza, algo do genero uma password diaria aleatoria dada ao cliente ao consumir por exemplo

agradecia ideias pois nao estou muito dentro do assunto

obrigado,
cumprimentos
 
boas

qual a melhor maneira de limitar o acesso a internet a apenas clientes num cafe ?
ja me ocorreram varias soluçoes que vou implementer (router da meo)

diminuir a força do sinal (no meu router da sapo da, nao sei se no da meo da)

limitar a largura de banda consoantes o numero de ligaçoes

agora falta uma solucao para impedir que as pessoas nas casas em volta tenham internet =P
ja que a primeira nao chegara de certeza, algo do genero uma password diaria aleatoria dada ao cliente ao consumir por exemplo

agradecia ideias pois nao estou muito dentro do assunto

obrigado,
cumprimentos

boas, no teu caso, a tua unica solução, é mesmo usar uma password diaria, de modo a não ficar prejudicado, limitar o sinal numca vais conseguir, o nº de ligações tambem não é uma boa solução se for muita gente...

isto é assim podes optar pelo password diaria aleatoria diaria, estás no teu direito, mas a maioria do ppl que tem este tipo de sistemas, não mete protecções nem limita nada, visto que não possui limites de trafego, logo não pode ser prejudicada, mesmo com intrusos alheios, aqui não só mensiono bares como é o teu caso, mas hoteis, residenciais, algumas discotecas, outras situações semelhantes...

mas pronto soluções, só mesmo password, tornar a rede invisiel , mas depois os utilizadores teem de detectar para aceder é um bocado problematico, ou arranjas um swich com x porta e passas cabo rj e crias pontos de acesso , no bar em que os utilizadores ai só necessitam de conectar o cabo, mas esta já é um bocado limitativa e fora de estetica...

mas tal como eu disse , nos dias de hoje em casos como o teu torna-se um problema tomar medidas derivado a clientela logo tens de ter o sistema o mais acessivel, dá para proteger melhor quando se trata de sistema pessoal, dai a o ppl limitar as ligações e pronto deixar andar, por não haver limites de trafego, não há risco de haver contas estravagantes por uso abusivo como havia a alguns anos atrás...

agora fica oa teu critério, não tens muito por onde te virar neste assunto...
 
Tu dás a palavra passe ao cliente para ele aceder não é?

Podes fazer assim: Tens uma palavra passe, e bloqueias o acesso a uma lista de MAC's. Quando o cliente te vai pedir a pass, tu dás-lhe a pass e pedes-lhe o endereço MAC da placa wireless. Enquanto ele liga o pc, vais ao router e adicionas o MAC e lista que pode aceder a net. Quando ele for embora ou no fim do dia como preferires, é só ir ao router e remover aquela lista.
 
boas, no teu caso, a tua unica solução, é mesmo usar uma password diaria, de modo a não ficar prejudicado, limitar o sinal numca vais conseguir, o nº de ligações tambem não é uma boa solução se for muita gente...

isto é assim podes optar pelo password diaria aleatoria diaria, estás no teu direito, mas a maioria do ppl que tem este tipo de sistemas, não mete protecções nem limita nada, visto que não possui limites de trafego, logo não pode ser prejudicada, mesmo com intrusos alheios, aqui não só mensiono bares como é o teu caso, mas hoteis, residenciais, algumas discotecas, outras situações semelhantes...

mas pronto soluções, só mesmo password, tornar a rede invisiel , mas depois os utilizadores teem de detectar para aceder é um bocado problematico, ou arranjas um swich com x porta e passas cabo rj e crias pontos de acesso , no bar em que os utilizadores ai só necessitam de conectar o cabo, mas esta já é um bocado limitativa e fora de estetica...

mas tal como eu disse , nos dias de hoje em casos como o teu torna-se um problema tomar medidas derivado a clientela logo tens de ter o sistema o mais acessivel, dá para proteger melhor quando se trata de sistema pessoal, dai a o ppl limitar as ligações e pronto deixar andar, por não haver limites de trafego, não há risco de haver contas estravagantes por uso abusivo como havia a alguns anos atrás...

agora fica oa teu critério, não tens muito por onde te virar neste assunto...
No hotel onde eu fico no verao existe um sistema em que eu peço no balcao internet e eles dao-me um papel onde apenas tenho x horas de comunicaçoes com aquela pass e depois tinha de pedir outra.

É um optimo sistema =)
 
Tu dás a palavra passe ao cliente para ele aceder não é?

Podes fazer assim: Tens uma palavra passe, e bloqueias o acesso a uma lista de MAC's. Quando o cliente te vai pedir a pass, tu dás-lhe a pass e pedes-lhe o endereço MAC da placa wireless. Enquanto ele liga o pc, vais ao router e adicionas o MAC e lista que pode aceder a net. Quando ele for embora ou no fim do dia como preferires, é só ir ao router e remover aquela lista.

isso n é uma boa solução, num bar em dias movimentados, estar sem ninguém ao balcão para ir fazer esse processo que referes.. :P, e o pessoal n sabe os MAC's das placas de cabeça
 
boas

qual a melhor maneira de limitar o acesso a internet a apenas clientes num cafe ?
ja me ocorreram varias soluçoes que vou implementer (router da meo)

Podes fazer assim: ha uns programas que é uma especia de temporizador. Definias 30 minutos para cada pc, e quando chega-se aos 30 min, a sessao fechava.


diminuir a força do sinal (no meu router da sapo da, nao sei se no da meo da)

mesmo que limites a largura de banda, continuam a ter internet. Nao acho viável.


limitar a largura de banda consoantes o numero de ligaçoes

o proprio router deve permitir fazer isso. senao, tens isto


agora falta uma solucao para impedir que as pessoas nas casas em volta tenham internet =P
ja que a primeira nao chegara de certeza, algo do genero uma password diaria aleatoria dada ao cliente ao consumir por exemplo

Chave WPA2.Personal TIKP... é mais que suficiente.


agradecia ideias pois nao estou muito dentro do assunto

obrigado,
cumprimentos

respondido no quote.
 
boas, no teu caso, a tua unica solução, é mesmo usar uma password diaria, de modo a não ficar prejudicado, limitar o sinal numca vais conseguir, o nº de ligações tambem não é uma boa solução se for muita gente...

isto é assim podes optar pelo password diaria aleatoria diaria, estás no teu direito, mas a maioria do ppl que tem este tipo de sistemas, não mete protecções nem limita nada, visto que não possui limites de trafego, logo não pode ser prejudicada, mesmo com intrusos alheios, aqui não só mensiono bares como é o teu caso, mas hoteis, residenciais, algumas discotecas, outras situações semelhantes...

mas pronto soluções, só mesmo password, tornar a rede invisiel , mas depois os utilizadores teem de detectar para aceder é um bocado problematico, ou arranjas um swich com x porta e passas cabo rj e crias pontos de acesso , no bar em que os utilizadores ai só necessitam de conectar o cabo, mas esta já é um bocado limitativa e fora de estetica...

mas tal como eu disse , nos dias de hoje em casos como o teu torna-se um problema tomar medidas derivado a clientela logo tens de ter o sistema o mais acessivel, dá para proteger melhor quando se trata de sistema pessoal, dai a o ppl limitar as ligações e pronto deixar andar, por não haver limites de trafego, não há risco de haver contas estravagantes por uso abusivo como havia a alguns anos atrás...

agora fica oa teu critério, não tens muito por onde te virar neste assunto...

obrigado pelo post :)
sim, de facto torna-se um pouco complicado qualquer uma das soluções, e não havendo limite de tráfego nada me afecta dar acesso livre, apenas nao queria ter por exemplo uma pessoa de fora do bar (por ex) a congestionar a rede seja a sacar etc,
nao da para dividir a largura de banda consoante os utilizadores ?


Tu dás a palavra passe ao cliente para ele aceder não é?

Podes fazer assim: Tens uma palavra passe, e bloqueias o acesso a uma lista de MAC's. Quando o cliente te vai pedir a pass, tu dás-lhe a pass e pedes-lhe o endereço MAC da placa wireless. Enquanto ele liga o pc, vais ao router e adicionas o MAC e lista que pode aceder a net. Quando ele for embora ou no fim do dia como preferires, é só ir ao router e remover aquela lista.

esta solução tambem pensei nela, mas e sem duvida muito complicada e requer muito tempo, mas obrigado :)

No hotel onde eu fico no verao existe um sistema em que eu peço no balcao internet e eles dao-me um papel onde apenas tenho x horas de comunicaçoes com aquela pass e depois tinha de pedir outra.

É um optimo sistema =)

este parece interessante, mas como meto o router para mudar de password passado X horas e apresenta-la ? da para fazer tipo um script ?

cumprimentos e obrigado pelas respostas !
 
Podes fazer assim: ha uns programas que é uma especia de temporizador. Definias 30 minutos para cada pc, e quando chega-se aos 30 min, a sessao fechava.


diminuir a força do sinal (no meu router da sapo da, nao sei se no da meo da)

mesmo que limites a largura de banda, continuam a ter internet. Nao acho viável.


limitar a largura de banda consoantes o numero de ligaçoes

o proprio router deve permitir fazer isso. senao, tens isto


agora falta uma solucao para impedir que as pessoas nas casas em volta tenham internet =P
ja que a primeira nao chegara de certeza, algo do genero uma password diaria aleatoria dada ao cliente ao consumir por exemplo

Chave WPA2.Personal TIKP... é mais que suficiente.


agradecia ideias pois nao estou muito dentro do assunto

1 - isso e preciso instalar nos pcs nao e ? é que o objectivo era mesmo os clientes usarem os portateis, pois a maioria das pessoas ja os têm e nao tenho pcs fixos no bar.

3 - ok, na altura irei tentar fazelo :)

4 - que tipo de chave e essa ?

obrigado ! :D
 
Eu não sei o que queres gastar, mas eu tenho algo parecido e uso uma routerboard com mikrotik, podes bloquear as ligações p2p, as ligações de net, configurar um hotspot, etc.
 
Para além da questão de mudares a password todos os dias, podes sempre definir o QoS dando prioridade ao tráfego http. Não conheço o firmware do router do meo, mas com o dd-wrt podes fazer isso facilmente e podendo também limitar protocolos p2p etc (claro que ligações encriptadas escapam do controlo), etc. A versão especial do dd-wrt dá para limitar a largura de banda por utilizador. Com o dd-wrt pode também controlar a potencia do sinal. Se fores ao forum do dd-wrt podes colocar a tua questão (ou procurar) que eles podem ajudar. bastará depois comprar um router compatível com o dd-wrt, que não deve custar mais de €50.

Edit: Já agora, cá vai o link para as diversas versões do dd-wrt.
 
Última edição:
Back
Topo