Artigo/Análise Limitar Largura de Banda

out_sider

Power Member
Este tutorial aplica-se a redes com ligação à inteneret distribuída por router (Server-Free Deployment) sem capacidades de restringir o tráfego.

Nota: O controlo de largura de banda implica instalar software tanto no PC que define os limites (administrador) - Software com GUI (Graphical User Interface), como os que têm o tráfego limitado (clientes) - Serviço de arranque do windows que corre em background.
Isto implica apenas que tenham acesso, pelo menos uma vez,aos PCs que querem restringir a largura de banda, visto que sempre que estes forem iniciados o serviço corre.

1º- Software necessário:
SoftPerfect Bandwidth Manager versão 2.5 (XP e Vista Compatíveis)

2º- Instalar software nas máquinas clientes (computadores com tráfego limitado):
2.1 Nota: É necessário abrir a porta 8701 TCP.

Firewall do Windows: Painel de Controlo, Windows Firewall, Add Port -(Nome: SoftPerfect Bandwidth Manager | Port number: 8701 | Protcol:TCP)

Kaspersky Internet Security (versão anteriores à 8): O ideal é colocarem a firewall em trainig mode e depois autorizar em cada pop up.

2.2 Extrair o rar file e correr o setup.
installersetupch6.png


3º- Reiniciar Pc e verificar se o serviço está activo.

Se n souberem como: "Executar", "services.msc" (sem as aspas) e verificar se o serviço SoftPerfectBandwidthManage está activo, ou então, rightmousebutton no meu computador, "gerir", "serviços e aplicações", verificar se o serviço SoftPerfectBandwidthManage está activo.

4º - Instalar o software no PC administrador e aplicar a patch:
Tenham o mesmo cuidado para a porta atrás mencionada estar aberta.
14k8rw0.png

Terminem o Setup de instalação e antes de correrem o programa pela primeira vez apliquem a patch: copy paste na pasta onde instalaram o programa e corram a patch.

5º-Limitar a largura de banda aplicando de uma "rule"(regra):
208bdkg.png


292mdxz.png


2lna5n7.png


20gl3c7.png


b838k1.png


É só clicar em OK e têm de volta toda a largura de banda para jogar online ou simplesmente para não arrastar a navegação pela internet.

Atenção: Uma escolha mais generalizada das opções provocará provavelmente dificuldade na transferência de dados com o PC Cliente o que poderá impossibilitar o correcto funcionamento de alguma aplicações de rede, por exemplo remote desktop.

Alguma dúvida....força!

Créditos: A patch do software é da responsabilidade da dev team.
 
Última edição pelo moderador:
Tenho uma questão.

O que este programa faz é por ex. Contratei um velocidade de 20MB e tenho 2 pc's em casa e uma ligação por router o que isto faz é permitir que por ex num pc usufrua de 15MB e noutro so de 5 MB por exemplo não é?
 
Tenho uma questão.

O que este programa faz é por ex. Contratei um velocidade de 20MB e tenho 2 pc's em casa e uma ligação por router o que isto faz é permitir que por ex num pc usufrua de 15MB e noutro so de 5 MB por exemplo não é?


Exacto! Esse programa serve para isso mesmo?

Temos 4Mg de velocidade e queremos meter 2Mg para um PC e os outros 2Mg para o outro PC! É para isso que serve, ou para controlo de tráfego?
 
Teria sido infinitamente mais interessante isto quando tinha 512kb, querer jogar e o meu irmão a navegar.
Agora com 18Mb pouca diferença faz.
 
Back
Topo