1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Limitar tensão da corrente

Discussão em 'Electrónica' iniciada por Master_piece, 18 de Setembro de 2008. (Respostas: 30; Visualizações: 6242)

1. Master_piece

Master_piece Power Member

Pessoal tendo uma fonte de energia, cuja tensão e intensidade pode variar em muito, è possivel fazer com que a tensão não exceda uns certos valores???

A ideia é colocar um motor a produzir energia com a força do vento (energia eolica). O meu problema é mesmo que a energia produzida exceda os 15 V pois para armazenar energia numa bateria ou alguma coisa do genero, não convem que os exceda.

Se for possivel gostaria que me explicacem como.

Cumps.
    Master

2. Genesys

Genesys Power Member

Eu acho que há uns componentes tipo 7805 ou 7812 de 3 patas que so deixam passar 5 ou 12 Volts respectivamente. Normalmente existem em fontes de alimentação para definir as tensoes de saida e estao agarrados a uns dicipadores.

Deve ser isso que procuras penso eu....

3. Master_piece

Pois agradeço as respostas, mas esses componentes não funcionam de uma determinada tensão para outra, ou seja não temos de saber a tensão de entrada???

É que o que eu digo a tensão pode variar do 0V até aos 50V ou mais...

Cumps.
    Master

4. Master_piece

É assim.
    Eu sei que um motor electrico, tambem pode produzir energia electrica se o pusermos a funcionar ao contrario (polo a rodar), por iso quero tentar aplicar um motor de uma batedeira electrica, Se isto for possivel claro.

Eu sei que ele produz energia, pk ja fiz o teste pondo-o a rodar com a mão ligado a um multimetro, mas a voltagem dependendo da velocidade aumenta e com a mão consegui levalo ate cerca de 30 V.

O meu problema é que queria tentar polo a alimentar uma bateria de 12V, mas a tensão pode variar por isso um transformador não serve.

Cumps.
    Master

5. ups

ups Power Member

Precisas de um regulador de tensão.
    Tens é de procurar um *bom* regulador de tensão que ter permita ter uma grande amplitude de tensões de entradas.

E não te esqueças do diodo...

6. Master_piece

Desculpem la mas aqui começa o meu lado noob a vir ao de cima.

O que eu perciso é isto?????

Foi aqui que encontrei isso será que é isso? Esse serve? Haverá melhores para o que eu perciso?
    Não sei é quais são as tensões se entrada que ele permite.

7. kanguru

kanguru [email protected] Member

Deve ser AC, uma batedeira costuma tar ligada à corrente AC, por isso deve produzir a mesma coisa...

8. Sumerset

Sumerset Power Member

Deixa-me já dizer algumas coisas que não deves ter ponderado.

A corrente que um sistema desses produz. Se colocares ligado a uma bateria que não aguente a corrente é adeus a ela.
    Noção que um sistema eolico não gira sempre à mesma velocidade, pois o vento não tem velocidade constante a todas os segundos do ano.
    Noção que para ter os ditos 15B isso teria que rodar acima da velocidade nominal do motor. Tens que ter um motor com engrenagens (rodas dentadas, mudanças) para fazer a desmultiplicação da força existente.

Resumo, arranja um sistema já feito e deixa de estar e inventar, pois claramente não vais chegar lá sem ter conhecimentos bastante aprofundados sobre motores e geradores bem como algo que não referi acima, que é conversão de energia, armazenamento da mesma, controlo do sistema, sistemas de emergencia para desligar tudo (caso um gerador eolico tenha mais vento do que o estritamente necessário, furacões, tempestades, vento mais forte, pode rebentar e aviso já que ter peças a voar a velocidades de 40km/h e acima causam grandes danos).

9. Master_piece

Pois...
    O sistema de rodas dentadas ja ta aplicado no motor.
    Isso de corrente a mais na bateria ja eu sabia (por isso é que aqui está este topico).
    E a minha ideia não é ter isso em funcionamento permanente. A minha ideia é apenas criar isso como projecto para a disciplina de Área de Projecto do 12º ano, visto que as energias renovaveis são um tema que anda muito na "moda".

Tenho andado a ver se é possivel ir com este projecto pa frente, mas se vir que não é arranjo outro. Mas este é um projecto que me interessa bastante.

Agora para o [email protected]:

Ao medir com o multimetro tinha o multimetro para ler em DC.

Só custumo utilizar o multimetro em AC para ler directamente das tomadas ou aparelhos que la estejam ligados.

Cumps.
    Master

10. darkbullet

darkbullet Power Member

Então foi uma medição errada, põem em AC e provavelmente o multímetro tem um botão que é "pitch hold" que mostra o valor mais alto...

mas estão a esquecer-se de alguma coisa... é preciso um estabilizador, e 1º passar de AC para DC

para experimentar e fazer umas experiências uma ponte de gretz e um bom zenner já devem dar conta do recado a ver se é viavel o projecto...

11. kazuza

kazuza Power Member

E não esquecer um bom electrolitico de grande capacidade depois da ponte ....

12. Ok DC, mas diz-me uma coisa, as medições foram feitas directamente nos 'bornes' de saída do motor ou em alguma placa electronica pelo meio?
    Se isso for mesmo motor DC deverás ter uma saída de 300 a 900 mA, o que é bom para minimamente gerar alguma energia 'palpavél' e reutilizavel.

Parece um projecto simples no entanto algo inovador (não concordo com isso das modas), ultimamente o meu indice de curiosidade sobre este tema tem vindo a crescer.
    Podes contar com a minha ajuda e contribuição para te ajudar, desde que assim o entendas.

Força nisso

Boa sorte

13. Master_piece

Pois então amanhã vou tentar medir em AC mas o meu multimetro não tem esse botão "pitch hold.

A medição foi feita directamente nos "bornes" de saida do motor. Ainda la tem soldado o fio e a placa com o interruptor mas eu ligo o multimetro directamente aos "bornes".

Este tambem é um tema que me desperta um grande interesse, e ja tinha ideia em faser isto a mais tempo, mas so agora é que dessidi ir mesmo para a frente com isto, pois acho que é um bom tema para desenvolver na disciplina (eu e os outros elementos do grupo, pois é um trabalho de grupo).

Eu tenho alguns conhecimentos de electronica mas são minimos e pelos vistos no decorrer deste trabalho vou ter muitas perguntas e duvidas (sou o unico do grupo que entende alguma coisa de electronica) e aqui começam as perguntas algumas se calhar até muito noobs.

Estabilizador?? Isso vai servir para que ao certo???

ponte de gretz e zenner o que é isso???

[email protected] ajudas são sempre bem vindas. Obrigado pela tua disponibilidade.

Cumps.
    Master

14. darkbullet

darkbullet Power Member

Então tens conhecimentos de electrónica mesmo muito limitados se vais mesmo continuar com isto podes contar com o meu apoio no que poder ajudar mas aconselho-te a leres uns livrinhos de electrónica, ou visitar uns sites, pois ha coisas difíceis de explicar, só mesmo com material didatico.

Uma ponte de gretz é um componente electrónico que serve para transformar AC em algo muito parecido com DC. Também pode ser subtituida por 4 diodos, mais um componente electrónico.

Um zener ( mais correctamente um diodo de zener) é outro componente electrónico, um caso particular dos diodos.

Um estabilizador, tal como o nome indica, serve para estabilizar a tensão/corrente, pois esse motor ao ser acionado mecanicamente produz (em principio) um sinal AC inconstante, e as baterias são carregas com uma tensão DC constante, logo vais ter que transformar o que o motor produz em algo constante e relativamente estavél.

Tira umas fotos ao motor e à tal placa, pois pode ser que se aproveite alguma coisa do que lá tem ;)

Assim podemos te ajudar melhor, cumps ;)

15. Master_piece

Pessoal venho aqui postar algumas fotos do dito cujo motor. A qualidade não é muito boa mas foi o que se arranjou.

[​IMG][​IMG] [​IMG] [​IMG]

[​IMG][​IMG] [​IMG]

Cumps.
    Master

16. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Parece-me ser um motor de escovas, vê se o estator é bobinado ou se são imans...

Cumps

Partilhar esta Página