Limitar tensão da corrente

Não consigo encontrar nada com isso :( ...

Queres isso a fazer de gerador eólico, certo?

Precisas de saber que potência ele fornece com vento +/- e mais importante: precisas de fazer um supervisor de tensão (para cortar quando a tensão de entrada sobe excessivamente), e depois um conversor de potencia (ou n) e um regulador de tensão. Se quiseres por uma bateria, tens que fazer um carregador para ela.


Cumps
 
O supervisor de tensão é para limitar a corrente, ou para cortar a corrente caso esta exceda +- os 17-18 ???

É que para isto ja se falou mais a cima em limitadores de tensão.
 
Pessoal tenho andado a ver uns circuitos e encontrei um que me parece ser util para este projeto.

my.php
my.php


Gostava que me dissessem se este circuito alem de controlar a carga tambem limita a tensão ou se necessito de mais alguma coisa.

E gostava tambem que me dissessem que componentes são os que assinalei no esquema com uma seta. Tenho visto os componentes e o seu preço na leiritronica.

Tirei o circuito deste site.
 
esse circuito tem tudo para correr mal :lol:

se o circuito for alimentado pela carga das baterias que está a controlar, não tem rapidez suficiente para proteger em caso de sobrecarga repentina.

Esse comparador é muito rude, com elevada tolerância, e para finalizar assenta em tecnologia CMOS (4001), que só por si já é esquisito com estática, quanto mais com diferenças de tensão ... (nem vou falar de threestate ... )

Não usar acopladores ópticos é um erro.

Relés, mesmo que excitados com mosfet, t~em que ter sempre um diodo inversamente polarizado em paralelo com a bobine do mesmo, por causa das correntes de Foucault ...
 
Vais estar a fazer uma coisa, que nem o teu professor sabe como se faz...
Tenta ver na net um projecto semelhante, porque senão não te safas. A começar do zero mete muita coisa ao barulho.
Eu para começar tentava arranjar um alternador de carro numa sucata, pois normalmente produz uma tensão dc fixa na saída (já tem regulador).
 
Motores salvados, que geram tensões e correntes fora do normal, só com circuitos feitos à medida é que consegues tirar bom proveito deles, esse circuito simplesemente liga o gerador à bateria directamente, mesmo que o gerador esteja nos 50V e as baterias a 13V vais estar a desperdiçar potência: o gerador fica-se nos 13V quando poderia estar nos 50 e até tinhas mais corrente disponivel para a bateria com um conversor CC-CC.

Fazer comutação de bobines sem um diodo supressor é caminho certo para o MOSFET (o tal IFR510) queimar, tanto mais se ele for de comutação rápida.


Se fosse eu fazia um conversor CC-CC buck+boost: aproveitas a energia do gerador mesmo que seja mais baixa ou mais alta que a tensão das baterias.


Cumps
 
Back
Topo