1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Limite de aplicações abertas

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por christof, 12 de Abril de 2007. (Respostas: 3; Visualizações: 674)

1. Boas.

Será que alguém sabe o porquê de o windows ter um limite de aplicações abertas ao mesmo tempo.
    Explicando melhor o meu caso eu estou a usar um programa que consome muitos recursos, e tenho que abrir várias programas iguais no mesmo comp. O que acontece é quando abro um dado numero de programas em simultaneo chego a um ponto que o windows não deixa abrir mais nada (inclusive o explorador do windows ou o terminal de consola). Isso acontece mesmo que a RAM da máquina esteja muito pouco ocupada. Por exemplo tenho 2Gigas de RAM e vou abrindo programas até não conseguir abrir mais nada, e quando vou ver a memória ocupada é somente de 250Megas.

Thanks pela ajuda.

2. ShadeX

ShadeX Power Member

Funny... Pensava que tinha respondido ontem, mas aparentemente não...

É assim, tu tens RAM que chegue, mas não tens recursos infinitos. Do tipo file handles, process handles, etc.

Muito facilmente uma unica app mal programada te consome o sys todo.

Tens um exemplo porreiro de uma app da Via para monitorização do RAID que nunca libertava o handle do ficheiro que usava. E continuava a abri-lo ciclicamente. O server crashava de 3 em 3 dias à conta disso. Felizmente o que crashava o sys não era a app client e sim o serviço de monitorização, logo foi uma questão de parar/reiniciar o serviço todas as 24h à meia-noite :)

Se achas que tens esse problema, usa o process explorer ou outra app que te mostre os consumos de recursos da aplicação e vai vendo o que ela faz. Se ela consumir mais e mais recursos sem os libertar tens um leak. Ou pode pura e simplesmente ser uma app imbecil que consome muito mais recursos do que os que necessita (been there, seen that...).

3. Viva.

Obrigado pela ajuda, mas já consegui encontrar um "workaround". Tive foi que usar o google de maneira persistente e durante algum tempo.
    Acontece exactamente esse limite dos handles e afins, mas o que descobri é que esse limite não acontece nos winNT antigos, onde se conseguia abrir um número descomunal de processos em simultaneo. A maneira que consegui aumentar o limite disso foi aumentar o "heap size" no registo do windows. A microsoft não recomenda muito isso devido a poder levar a crashes da máquina, mas se não se abusar no tamanho do "heap size" a máquina fica na estável na mesma. Numa tentativa aumentei o heap size para o dobro e consegui abrir o dobro dos programas em simultaneo.

4. ShadeX

ShadeX Power Member

Pois, mas olha que sinceramente, a menos que exista uma realmente boa razão para a app fazer isso é 1/2 caminho andado para a desgraça. Acho que nem apps mesmo para testar multi-threading e multi-io se fazem aos recurso desse modo, quanto mais uma app "normal".

Partilhar esta Página