Limite de partições(unidades mapeadas) ?

madafakapc

Power Member
Como posso usar mais unidades logicas (a,b,c,...z) do que as do alfabeto ??? É que neste momento julgo tar a atingir o limite pois tenho bué unidades de rede mapeadas e partições em excesso.....
 
mas se assim é como se contorna este probelma quando temos mais de 23 ou nao sei quantas letras do alfabeto....e as grandes redes com nao sei quantas partições de discos.....estou lixado entao....
 
Não te esqueças que no 2000, xp, vista, 2003, linux, podes mapear (no caso do linux és obrigado :P) as partições em directórios. deste modo sempre livras algumas letras para as unidades de rede.
possivelmente ate da para montar unidades de rede em directórios, mas nunca fiz tal coisa.
 
True oscar. Alem de que ter 20 e tal mapped drives é sintoma que algo esta mal. Mal de raiz e a caminho de totalmente FUBAR. Não me lembro de muitas situações em que tantos mappings fosse mentalmente são.

A solução é mapear uma drive fisica ou uma pasta e fazer o OS montar as outras drives todas em directorias dessa drive (ou subdirectorias da directoria.).
 
Em vez de atribuires uma letra a um disco/volume, podes montá-lo numa pasta de outro disco.. e assim não usas essas letra

Utiliza o disk management (executar-> diskmgmt.msc)

Tens que remover a letra da unidade e depois montá-la numa pasta

Cumps
 
O 2K/XP/Vista permitem que ao invés de montares uma drive/partição como unidade com letra a montes num path já existente.

A grosso modo, se criares na unidade x uma directoria y em seguida podes dizer ao OS para montar nessa directoria y a unidade z.

Quando as aplicações acedem à unidade x directoria y vêm os ficheiros/pastas da unidade z. Para eles todo o processo é transparente, o OS faz o trabalhinho por trás.

Como foi dito atrás, em *nix isso é um processo implicito, visto que apenas tens / (root)e em seguida montas o resto das coisas em vários pontos de / (root). Podes por exemplo ter um disco apenas com pastas de utilizadores e montares o dito disco em /home. Dá um certo jeito, pq assim mesmo que formates o sistema por alguma razão, depois só tens de montar de novo o disco que contem as pastas dos utilizadores em /home e está tudo como seria de esperar. Ou podes ter coisas mais estranhas, tipo um /home que vai dar a um hd extra com todos os utilizadores e um /home/utilizadorgrande que vai dar a um outro disco só com os files de um user que já não cabe no hd extra. Flexibilidade.
 
Back
Topo