Limite de RAM em portáteis

nickie

Power Member
Viva pessoal,

Tenho reparado que a maior parte dos portáteis que são vendidos têm como limite máximo de RAM 2gb. As únicas excepções são alguns modelos da Toshiba e alguns portáteis da linha empresarial da HP. Julgo que nem mesmo os Asus permite expandir para mais de 2gb. A minha questão é a seguinte: essa limitação fica a dever-se a questões de hardware ou questões de BIOS. Ou seja, se houver um update de BIOS pode um computador de 2gb passar a suportar 4gb?
 
Há poucas situações onde necessitas de mais de 2GB de ram, mesmo em desktops, só, por exemplo, em software de cálculo numérico é que vais utilizar toda essa memória. Para uma utilização comum. o rendimento do pc não fica melhor se tiveres 4GB ao invés de 2GB. Há um limite a partir do qual o aumento da quantidade de ram já não faz sentido em termo de desempenho.
O principal motivo do limite de 2GB de ram nos portáteis é o €€€€€. Os módulo de 2GB são muito mais caros do que os de 1GB, logo só mesmo em modelos muito específicos encontras esse valor de ram.
 
A pensar no futuro, é claro que daqui a 2 ou mesmo um ano apenas 2GB seja o mínimo indispensável para software comum + sistema operativo...

Eu penso que a limitação não está directamente relacionada com a BIOS (chipset, na verdade), mas sim com o facto da não existência de módulos....

Digo isto porque, se reparares, muitos portáteis que suportam 4GB de origem têm exactamente o mesmo chipset que outros que reclamam suportar apenas 2GB......

Penso que é uma limitação física.

As versões de 32bit do XP e Vista não aproveitam mais de 3GB de RAM (é uma limitação também do MacOSX), logo, ter 4GB é inútil.
Inclusivé, o XP só pode usar apenas 2GB para aplicações, os outros 2GB ficam sempre reservados para o sistema -a não ser que usem a versão x64, claro-.
Mesmo 2GB é overkill num portátil actual, embora não completamente descabido, numa lógica de durabilidade/capacidade futura do Windows Vista, especialmente na versão 64bit.
 
Foi umas das principais razões porque comprei o meu Toshiba (máximo 4GB de ram), hoje pode não ser necessário mas daqui a 2/3 anos vai ser mesmo necessário e eu vou estar preparado.
 
e o Vista??? existe quem tenha versões ... err da "net" e eu acho que esse SO usa e abusa da RAM logo a limitação de 2Gb a meu ver é um handycap...

eu sei eu sei os portateis dizer Vista Capable e não Designed for Windows Vista
 
e o Vista??? existe quem tenha versões ... err da "net" e eu acho que esse SO usa e abusa da RAM logo a limitação de 2Gb a meu ver é um handycap...

eu sei eu sei os portateis dizer Vista Capable e não Designed for Windows Vista

Pois... A minha questão é mesmo essa. De momento tenho um hp com 1.5gb com o XPpro, mas ando à procura de outro portátil para substituir este. Uma das caracteristicas que eu queria era a possibilidade de expansão para 4gb, por várias razões:
- uso programas pesados que muitas vezes necessitam de mais de 1gb de memória reservada só para o programa (basicamente, ligo o programa e lá se foi 1gb de memória).
- a questão de memória nem sem coloca muito com o XP, porque os programas residentes ocupam relativamente pouco, mas com o Vista parace que é um exagero. Pelo que já li, numa instalação limpa do Vista, lá se vão 450/500mb de memória só para programas residentes.
- Se o futuro será adoptar o Vista (infelizmente), então os sistemas que têm limitação de 2gb poderão a vir ter problemas. Daí a razão da minha questão. Para o meu tipo de utilização, se comprar um laptop agora com 2gb Ram de limite, no futuro (3/4 anos vida útil do portátil) não posso fazer grande expansão ou instalar o Vista (que resolve alguns problemas de gestão de memória).
- De facto ainda não vi a vender em nenhum lado módulos de 2gb para portáteis. Alguém já viu?
Estou apenas a ouvr opiniões. De momento, o meu hp dá para os gastos (e sobra!) por isso vou esperar que saia o Penryn da Intel lá para meados/fim do ano :) que pode ser que nessa altura já o mercado tenha incorporado os requisitos do Vista.
 
Back
Topo