1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Limite maximo de velocidade no Cabo

Discussão em 'ISPs' iniciada por zzz, 29 de Agosto de 2007. (Respostas: 8; Visualizações: 1926)

1. zzz

zzz Power Member

Uma questão tecnológica:
    qual é o limite máximo de velocidade de Internet do cabo (da tvcabo) ?

Apenas para ter uma comparação com o cobre (adsl, VDSL2 .....)

Uma simples procura...
    http://compnetworking.about.com/od/dslvscablemodem/a/speedcompare.htm

Última edição: 29 de Agosto de 2007
  2. zzz

zzz Power Member

Agora pergunto o tal anunciado 100Mbs da TVcabo, será sobre que tecnologia ?

3. JuSt_Me_AnD_yOu

JuSt_Me_AnD_yOu What is folding?

Fibra Optica se não me engano. Mas pesquisa cá no forum que há um topico sobre o lançamento da Tvcabo e esta la explicado

4. UNDEATH

UNDEATH Power Member

5. Kill Me

Kill Me Power Member

esses dos 100mbps para tvcabo e PT anunciados que iriam começar a ser comercializados no inicio do 2º semestre de 2007, tambem nao sei onde é que andam...

6. amjpereira

amjpereira Folding Member

Segundo informação que me deram quando ainda lá trabalhava, e que deve ser conhecimento de alguns users deste forum, a Tvcabo está a investir no melhoramento da Rede, quando hoje em dia eles têm

Servidor---->PD01 ou 00(ponto de distribuição principal)-->Fibra óptica

PD01--> restantes PD's e casa do cliente-->coaxial.

pretendem.

Servidor---->PD01 ou 00(ponto de distribuição principal)-->Fibra óptica
    PD01--> restantes PD's-->fibra óptica
    PDXX(correspondente a zona do cliente)-->casa do cliente-->Cabo coaxial.

Neste momento já houve a migração do DOCSIS 1.0 para 1.1 senão estou em erro, e a implementação do CCOR, que requeria no minimo o DOCSIS 1.1, agora basta esperar pela "migração" da rede e o melhoramento da mesma a nivel de estabilidade.

mais info sobre o CCOR aqui

http://techzonept.com/showthread.php?t=180406

7. VuDu

VuDu Power Member

8. xupetas

xupetas Banido

para clientes empresariais de alto debito com ligações em loadbalancing podendo no total ir bem alem dos 100mb. só depende da bolsa do comprador

http://www.tvcabo.pt/Internet/PfBalanceamento.aspx

9. Odin

Odin Power Member

Boas,

As redes de Cabo são HFC ou seja Hybrid Fiber Coax network. As duas grandes redes de cabo em Portugal são as da TV-Cabo e da Cabovisão. A principal diferença é que a fibra pertence á PT no caso da TV-Cabo e toda a rede de fibra da CBV pertence à mesma. Em ambas as redes a Fibra é quase FTC ou fiber to the corner com fibra mono mode que é virtualmente "ilimitada" em termos de capacidade de transporte ( na ordem dos Tbps, depende apenas do equipamento de transmissão).

A partir da fibra usam-se equipamentos de edge como os Cisco UBR (comuns a ambos os operadores), são estes equipamentos que gerem o DOCSYS e só a partir daqui até ao cliente é que existe. O cabo coaxial permite ( a partir de agora vou generalizar para não ser maçudo) cerca de 1Ghz de ~0 a 1000Mhz, ou seja um gigabit. Em Portugal não pode passar dos 850Mhz, por causa dos 900Mhz da rede móvel, existem outras frequencias no meio que estão reservadas tambem. Ou seja, hoje um troço de cabo coaxial pode ter cerca de 850Mbps de débito, este débito é total, ou seja para a televisão analógica, digital, upload, download, telefone e outros serviços.

O Docsys rege toda a rede de equipamentos como os cable-modems, MTA's etc. Define tambem o upstream e downstream em IP. Hoje creio que o Docsys 3.0 ainda não foi aprovado como standard mundial, mas os testes que já se fizeram permitem cerca de 100 Mbps de downstream e um uPstream elevado, descullpem não ser mais preciso, mas estou a escrever de cor.

[[]]'s

Partilhar esta Página