1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Limite no Overclock do CPU

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por strapuff, 22 de Julho de 2007. (Respostas: 8; Visualizações: 1166)

1. strapuff

strapuff Power Member

Boas, eu tenho um CPU P4 640 e de momento estou a tentar overclocka-lo. O problema está em que quando tento passar dos 960 de FSB (800 de origem) nem que seja por 1MHZ a mobo deixa de funcionar nem sequer ligando a imagem de abertura.

Já vi tudo o que tinha, a RAM n ta linkada e ta a funcionar a standard com os valores em auto, as voltagens da mobo estavam em auto mas eu fui aumentando até ao máximo e nicles, e a voltagem do CPU a FSB 960 correu bem no orthos durante 1h. Aliás, pk pensava k o prob era dai, subi até mais dois incrementos de voltagem só para passar a barreira dos 961 MHZ, sem sucesso.
    Parece que a mobo n "quer" passar desse valor.

Por sorte liguei uma utilidade que vinha no cd (Motherboard Information) em que aparecem vários dados sobre bios, ram etc, e na do CPU aparece lá o seguinte:

CPU
    Socket Designation
    Socket 775
    Manufacturer
    Intel
    Version Intel(R) Pentium(R) 4 CPU 3.20GHz
    Supported Voltage 1.4 v
    External Clock 239 MHZ
    Max Speed
    3800 MHz
    Current Speed
    3840 MHz

Será isto? Será que n posso mesmo passar dos 3800? Nunca tinha ouvido falar em tal coisa...
    É uma ASUS P5N-E SLI com chipset nforce 950i SLI.
    Por favor, elucidem-me!
    Obrigado

Última edição: 22 de Julho de 2007
  2. DMH

DMH 1st Folding then Sex

950Sli???Vais avançado tu:205: se diz ali current 3840 e diz que o máximo é 3800 tu já o passaste;) dá volts ao NB

3. strapuff

strapuff Power Member

É pa qd tiver dinheiro comprar um quad core ou coisa do genero! Mas por enquanto vou m amanhado... Já puz a NB no maximo, 1.748 V e niclez! Será pc? Se for, ha pai algum programa pa dar a volta à voltagem máxima da NB, cm ha po CPU?

E qt ao máximo que aparece na utilidade, podia ser algum tipo d margem k existe, pk axo coincidência calhar próximo do valor máximo e dps breakar do nada...

Só kria k alguem me confirmasse a suspeita d k ha algum tipo de limite quer da CPU (k axo impossivel) quer da mobo (k sinceramente tb axo pc provavel, dado k dentro do low-end é bastante ninja), pa eu c*gar e conformar-me com isto.

Thnks

Última edição: 22 de Julho de 2007
  4. VoGon

VoGon Power Member

Boas,

Primeiro, dar máximos de voltagem da board num processador ou NB é muito má ideia a não ser que queiras sentir o cheiro a queimado...

Tive um Prescott 640 que dava 4ghz na boa com vcore default. Acho que pode ser o chamado FSB hole ou seja, na minha p5n-e sli tenho "buracos" de FSB, por ex. se escolher 1400 de FSB a maquina não arranca, mas se escolher 1450 por ex já arranca na boa.

Já experimentaste colocar 1000? É estranho no minimo. A minha está neste momento com 1450 na boa. Outra coisa, diz ai o que memorias estás a usar.

Behave!

5. strapuff

strapuff Power Member

Já ultrapassei os 960, parece-me que o prob era das latencias da ram...Funcionou depois de alterar as que vinham default.

Isso dos "buracos" parece-me que é um fenómeno qq que me aconteceu a certas frequências, em que a board pareceu n arrancar pk n aparecia nada na imagem até o Windows ligar, e qd digo ligar era só mesmo qd já dava a musiquinha, pk até então o monitor dava como desligado do pc.

Em relação às voltagens, apersar da NB tar no max nc subiu mt a temp. O k eu axo estranho é conseguires dar 1000 com o vcore default!!! Pa conseguir isso tenho k ter o CPU a 1.5V e a NB nos 1.748 (máximo) snao n corre o Orthos! As temps nc passam dos 50 mas tou mm a ver k o prob é das memórias, que são marca esquálida e provável origem do problema original.

A minha ideia até agr era usar as rams OEM que tenho em mínimo pa testar a velocidade máxima que podia dar com o CPU e comprar depois umas já com esse patamar em conta. N percebo em que medida é que umas memórias más podem influenciar voltagens e velocidades do CPU, dado que estiveram sp a correr ABAIXO do valor d stock (linkadas em sync, ou seja, no máximo 250 MHz qd o CPU tava a 1000MHz, numas PC4300).
    Dentro do meu (pequeno) conhecimento disto, o mais que pensava que elas faziam era bottleneck ao PC em geral, mas nao influenciavam o CPU directamente...

Que memórias tinhas e o que é que axas k isso influencia a relação voltagem/velocidade do CPU?

Cumps

Última edição: 24 de Julho de 2007
  6. Blaster

Blaster Power Member

Vcs fazem uma confusão com as frequencias, usa os valores de FSB, em que o teu processador em stock tem 200, que o ppl aqui percebe mais facilmente.

Que eu saiba só a striker permite aumentar o CPU mantendo as mems na mesma frequencia. O que te estava a bloquear o overclock do cpu eram as memorias.

Uns screenshots do cpu-z ajudavam...

7. strapuff

strapuff Power Member

A board permite deslinkar as frequências entre o CPU e as mems, s era isso k t tavas a referir.

Eu tava a misturar FSB com frequencias, mas o raciocinio tava correcto. O que eu kria dizer é que as memórias com o FSB do CPU a 1000MHz, tavam com um FSB de 1000MHz também (1000/4=250MHz < 266MHz - default nas PC4300; rácio 1:1). Para além disso aumentei as latências o que significa que as mems tavam a funcionar muito abaixo do default, qt mais xegarem a um limite de malfunctioning quando ainda nao conseguia passar dos 960MHz (linkadas tb), coisa que já consegui.

8. DMH

DMH 1st Folding then Sex

Todas as motherboards com chipset 650Sli e 680i permitem usar o modo unlinked;)

9. VoGon

VoGon Power Member

No meu caso nem faz post. Está sempre a reiniciar, e uma das vezes teve mesmo que ser o retirar da pilha e tal... LOL

Atenção que na P5N-E SLI a temp que vês do Chipset é lida no Southbridge, segundo muita gente diz (embora o suporte do Everest diga que não...). Já experimentaste tocar no NB? Cuidado, aquilo aquece bem mais do que os trinta e tal graus que diz que é... LOL

O meu E6420 precisa de 1.48 vcore para estar a 3.1 Ghz e também de muita voltagem no NB (tenho em auto porque li por ai para o fazer assim, antes disso não conseguia ter aquilo estavel nem por nada), o que dava 4Ghz com vcore default era o meu P4 641, mas é mesmo uma questão de sorte, já vi E6420 a darem 3.4 com vcore default.

Tenho umas Corsair TwinX XMS2 PC5400 C4, na altura que as comprei custaram-me os 200 papeis, mas valeram a pena, ainda estão aqui a dar e vender. Fazem de origem 4-4-4-12 com 1.9v

Andei por aqui a atrofiar com isto até tar estável, e foi o Steelballz que deu a dica que nesta board mesmo que queiras ter as mems e processador linked, consegues melhores resultados de estabilidade com unlink e metendo as mems a 250 e fsb a 250 manualmente.

Vê esta thread (se é que já não viste...) não é para o teu CPU mas ajuda em relação à board.

edit: Ah! e faz update para a ultima bios...

Behave!

Última edição: 25 de Julho de 2007

Partilhar esta Página